Download como arquivo ICAL
"O método do adjunto médio em otimização de forma e aplicações."
Terça-feira 08 Outubro 2019, 15:00
Contato: 3091-6485

Candidata: Vanessa Soares Borges da Silva

Orientador: Prof.Dr. Antoine Laurain

Resumo: SILVA, V. S. B. O método do adjunto médio em otimização de forma e aplicações. 2019.SILVA, V. S. B. O método do adjunto médio em otimização de forma e aplicações. 2019. Dissertação (Mestrado) - Instituto de Matemática e Estatística, Universidade de São Paulo, SãoPaulo, 2019.No presente trabalho abordamos conceitos de otimização de forma e os aplicamos utilizandoum código educacional, baseado no método level set, escrito em FEniCS. Para tal, apresentamos aderivada de forma como uma integral no domínio, devido sua facilidade na implementação do pontode vista numérico, e também introduzimos o método do adjunto médio como uma alternativa parao cálculo da derivada de forma.Com a definição destes conceitos, implementamos o código educacional para minimização dacompliance no contexto de linearização da elasticidade em exemplos clássicos de otimização deforma. Com isso alcaçamos o objetivo de demonstrar a e ciência da abordagem estudada. Palavras-chave: Otimização de forma, método level set, elasticidade linear, derivada de forma.

Local Auditório Jacy Monteiro – bloco “B” - do IME-USP