Download como arquivo ICAL
Doutorado: " Método ABC para estimação de densidades via polinômios de Bernstein aleatórios"
Quarta-feira 12 Junho 2019, 10:00 - 14:00

Candidato: Leandro Augusto Ferreira

Orientador: Prof. Dr. Victor Fossaluza

Resumo: FERREIRA, L.A. Método ABC para estimação de densidades via polinômios de Bernstein aleatórios. 2018. 80 f. Tese (Doutorado) - Instituto de Matemática e Estatística, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018.

Nos últimos anos, muitos problemas de inferência estatística foram resolvidos usando técnicas de Markov Chain Monte Carlo (MCMC). No entanto, é necessário derivar a forma analítica para a função de verossimilhança. Embora o nível de computação tenha aumentado de forma constante, há uma limitação causada pela dificuldade ou mal entendido de como computar a função de verossimilhança. O método Approximate Bayesian Computation (ABC) dispensa o uso da função de verossimilhança, simulando candidatos de distribuições a posteriori e usando um algoritmo para aceitar ou rejeitar os candidatos propostos. Este trabalho apresenta um método alternativo de estimação não paramétrica para funções de densidade probabilidade multivariada usando polinômios aleatórios de Bernstein por meio do método ABC. São apresentados os métodos de estimação univariada e multivariada.

Palavras-chave: Computação Bayesiana Aproximada, Estimação de densidades, polinômios de Bernstein aleatórios, inferência-não paramétrica.

Local Sala 132, Bloco A