Download como arquivo ICAL
Mestrado: "Livros didáticos de Matemática do Brasil e Canadá:um enfoque em construção geométrica nos anosfinais do ensino fundamental"
Quarta-feira 15 Maio 2019, 10:00 - 13:00

Candidato: Leonardo Cascio de Souza

Orientadora: Profa. Dra. Circe Mary Silva da Silva Dynnikov

Resumo:

SOUZA, L. C. Livros didáticos de Matemática do Brasil e Canadá: um enfoque em construção geométrica nos anos finais do ensino fundamental. 2019. 154 f. Dissertação (Mestrado Profissional no Ensino de Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade de São Paulo, 2019.

A dissertação discute a abordagem de conceitos de construção geométrica nos livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental do Brasil e Canadá. Para isso, pesquisamos o papel da construção geométrica na educação, da utilização dos livros didáticos e a relevância da análise comparativa na área. As fontes utilizadas foram os documentos oficiais: orientações curriculares brasileiras (PCN) canadenses (the Ontario Curriculum); quatro coleções de livros: Projeto Teláris, Matemática na Medida Certa, Nelson Mathematics e Math Makes Sense; guia do livro didático (Brasil e Canadá). Usando a análise documental como modalidade de pesquisa, buscamos responder à pergunta: como os saberes relacionados ao desenho geométrico são representados em cada coleção e quais as principais diferenças e semelhanças entre os livros didáticos brasileiros e canadenses? Concluímos que algumas obras se destacam, como Projeto Teláris e Math Makes Sense, pois se aproximam das orientações de seus respectivos currículos. Encontramos, também, poucas construções comuns a todas as obras, apenas circunferência e triângulo, e que o conteúdo de construçãogeométrica por muitas vezes encontra-se incompleto nas coleções.

Palavras-chave: Análise comparativa, construção geométrica, livros didáticos.:

Local Auditório Antonio Gilioli,