Download como arquivo ICAL
Estimativa e aproximação em sala de aula: o caso do conceito de área no ensino fundamental
Quinta-feira 21 Março 2019, 14:00
Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Candidato: Renato Martins

Orientadora: Profa. Dra. Cristina Cerri

Resumo: A medição está presente em todos os aspectos sociais da vida humana desde a origem
das civilizações até a atualidade e seu uso é indispensável para realizar todo tipo de atividades
comerciais e cotidianas. O conceito de área de superfícies planas está presente nos currículos
da educação básica e estudos mostram que os alunos têm dificuldades de entendimento desse
conteúdo. Nesta pesquisa temos como objetivo principal avaliar a influência da estimativa
para a compreensão da noção de área. Para tanto, planejamos um experimento de ensino que
evidencie os processos de percepção, comparação, medição e estimação que estão
relacionados com a abordagem do referido tema.
Palavras-chave: área; medida; estimativa; educação básica.

Local no Auditório Jacy Monteiro “B” – IME-USP