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O ensino de matemática e as linguagens: logaritmos como expoentes
Terça-feira 12 Fevereiro 2019, 14:00
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Candidato: Daniel Takahashi Demetrio de Aquino

Orientador: Ricardo Bianconi

Resumo:  Aquino, DTD. O ensino de Matemática e as linguagens: logaritmos como expoente [tese]. São
Paulo: Instituto de Matemática e Estatística, Universidade de São Paulo; 2018.
Introdução: Os Logaritmos, objeto matemático desenvolvido há quatro séculos atrás como uma
ferramenta facilitadora de cálculos hoje gozam de uma miríade de outros significados, mas manteve
seu signo, sua maneira de representação, estagnado no tempo. A Língua Materna e a Matemática
estão entrelaçadas e impregnam uma à outra. Como a Língua Materna é a principal influência na
formação do raciocínio, esta enraiza-se e permeia as aulas e o ensino de todas as disciplinas,
incluindo as de Matemática. Objetivo: Este trabalho visa propor uma modernização para a notação
matemática e modo de se interpretar os logaritmos para uma forma mais concordante com a
organização de pensamento dos falantes de Língua Portuguesa do Brasil, haja visto que a leitura e
maneira de representar um objeto matemático estão diretamente ligadas com o processo de
aprendizagem de um indivíduo. Método: Delineada como pesquisa explicativa de abordagem
qualitativa, o estudo utilizou de textos e ideias da Linguística, Educação e Matemática para
explicitar os efeitos da notação de representação de um objeto matemático no ensino e
aprendizagem, e propor maneiras de como utilizar estes efeitos de maneira positiva para a
transposição didática do conhecimento. Conclusões: A maneira como a Língua Materna embasa o
raciocínio de seus falantes é um fator importante a se considerar na elaboração de uma notação de
representação em Matemática. Como as diferentes representações de um objeto estão diretamente
ligadas com a aprendizagem, torna-se essencial buscar uma maior concordância entre a
representação, embrenhada tanto de Matemática quanto de Língua Materna, e o representado, o
conhecimento matemático em questão.
PALAVRAS-CHAVE: Logaritmos. Sistemas de representação. Transposição didática. Notação
Matemática.

Local Sala 144 "B"