Download como arquivo ICAL
Top-degree solvability for hypocomplex structures and the cohomology of left-invariant involutive structures on compact Lie groups
Sexta-feira 21 Dezembro 2018, 14:00

Candidato: Max Reinhold Jahnke

Orientador: Prof.Dr. Paulo Domingos Cordaro

Resumo: Jahnke, M. R. Resolubilidade em grau máximo para estruturas hipocomplexas e a cohomologia de estruturas involutivas invariantes à esquerda em grupos de Lie compactos.2018.Dissertaçãodedoutorado-InstitutodeMatemáticaeEstatísticadaUniversidade de São Paulo, São Paulo.

Usamos a teoria da espaços duais de Fréchet-Schwartz para estabelecer uma condição suficiente para resolubilidade em grau máximo para o complexo associado a estrutuas localmente integráveishipocomplexas.Comoaplicação,provamosqueacohomologiadeestruturashipocomplexasinvariantesàesquerdapodemsercalculadasusandoapenasformasinvariantesàesquerda, assim reduzindo o cálculo a um método puramente algébrico. No caso de estruturas invariantes à esquerda, sob certas condições razoáveis, provamos que a cohomologia associada à estrutura pode ser calculada usando apenas formas invariantes à esquerda.
Keywords:Estruturasinvolutivas,hipocomplexidade,resolubilidade,GruposdeLieCohomologia, Cohomologia invariante à esquerda.

Local Auditório Gilioli - "Bloco A" - IME- USP