Download como arquivo ICAL
Doutorado: "EyeSwipe: Text Entry Using Gaze Paths"
Terça-feira 30 Janeiro 2018, 09:00 - 14:00

Candidato: Andrew Toshiaki Nakayama Kurauchi

Orientador: Prof. Dr. Carlos Hitoshi Morimoto

Resumo: KURAUCHI, A. T. N. EyeSwipe: Entrada de Texto Usando Gestos do Olhar. 2018. Tese (Doutorado) - Instituto de Matemática e Estatística, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018.

Pessoas com deficiências motoras severas podem se comunicar usando movimentos do olhar com o auxílio de um teclado virtual e um rastreador de olhar. A entrada de texto usando o olhar também beneficia usuários imersos em realidade virtual ou realidade aumentada, quando não possuem acesso a um teclado físico ou tela sensível ao toque. Assim, tanto usuários com e sem deficiência podem se beneficiar da possibilidade de entrar texto usando o olhar. Entretanto, métodos para entrada de texto com o olhar são tipicamente lentos e desconfortáveis. Nesta tese propomos o EyeSwipe como mais um passo em direção à entrada rápida e confortável de texto com o olhar.
O EyeSwipe mapeia gestos do olhar em palavras, de maneira similar a como os movimentos do dedo em uma tela sensível ao toque são utilizados em métodos baseados em gestos (swipe). Um gesto do olhar difere de um gesto com os dedos em que ele não possui posições de início e fim claramente definidas. Para segmentar o gesto do olhar a partir do fluxo contínuo de dados do olhar, o EyeSwipe requere que o usuário indique explicitamente seu início e fim. O usuário pode olhar rapidamente a  vizinhança dos outros caracteres que compõe a palavra. Palavras candidatas são ordenadas baseadas no gesto do olhar e apresentadas ao usuário.
Discutimos duas iterações do EyeSwipe. O EyeSwipe 1 usa um gesto do olhar determinístico chamado Cruzamento Reverso para selecionar tanto a primeira quanto a última letra da palavra. Levando em consideração os aprendizados obtidos durante o desenvolvimento e teste do EyeSwipe 1 nós propusemos o EyeSwipe 2. O usuário emite comandos para a interface ao trocar o foco entre as regiões do teclado. Em um experimento comparando o EyeSwipe 2 com o EyeSwipe 1, os participantes atingiram uma taxa de entrada média de 12.58 palavras por minuto (ppm) usando o EyeSwipe 1 e 14.59 ppm com o EyeSwipe 2 após utilizar cada método por 75 minutos. A taxa de entrada de texto máxima alcançada com o EyeSwipe 1 e EyeSwipe 2 foram, respectivamente, 21.27 ppm e 32.96 ppm. Os participantes  consideraram o EyeSwipe 2 mais confortável e rápido, mas menos preciso do que o EyeSwipe 1. Além disso, com o EyeSwipe 2 nós propusemos o uso dos dados dos gestos do olhar para ajustar a estimação do olhar dinamicamente. Utilizando dados obtidos no experimento mostramos que os gestos do olhar podem ser usados para melhorar a estimação dinamicamente durante a interação.

Palavras-chave: EyeSwipe, entrada de texto, gestos do olhar, rastreamento do olhar, swipe.

Local Auditório Antonio Gilioli