Download como arquivo ICAL
Mestrado: " Método de simulated annealing para solução aproximada de equações diferenciais"
Sexta-feira 08 Dezembro 2017, 14:00 - 18:00

Candidata: Melba Luz Torres Ortiz

Orientador: Prof. Dr. Anatoli Iambartsev

Resumo: Melba Luz Torres Ortiz Método de simulated annealing para solução aproximada de equações diferenciais.. 2017. 19 f. Dissertação (Mestrado) - Instituto de Matemática e Estatística, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.

Propomos um método numérico para resolver as equações diferenciais parciais, em particular, equação de Laplace, equação de calor(Difusão), equação de Black - Scholes e a equação Fisher-KPP. O método usa diferenças nitas para expressar a equação como um problema de otimização que pode ser resolvido via Simulated Annealing. Os resultados numéricos obtidos pelo métod proposto são bastante satisfatórios para uma ampla gama de casos específicos. O método converge para quase todos os casos, além disso, o método é relativamente fácil de implementar e gera aproximações razoavelmente precisas.

Palavras-chave: Simulated Annealing, equações diferenciais parciais, equação de Laplace, equação de calor, métodos numéricos.

Local Sala 136 - Bloco A