Logotipo do CAEM
 
 
      

CURSO DE ATUALIZAÇÃO "Geometria Plana: pavimenta√ß√Ķes usando espelhos e caleidosc√≥pios"


No primeiro semestre de 2018, o CAEM oferecerá, gratuitamente, o curso de atualização "Geometria Plana: pavimenta√ß√Ķes usando espelhos e caleidosc√≥pios".

Ementa: Neste curso, busca-se trazer poss√≠veis ferramentas ao professor de Matem√°tica para o ensino de Geometria atrav√©s de uma abordagem espec√≠fica das 5 Pr√°ticas para o Orquestramento de Discuss√Ķes Matem√°ticas Produtivas (SMITH e STEIN, 2011). Durante o curso, os professores participantes dever√£o produzir planos de aulas a partir de uma problematiza√ß√£o a respeito de t√≥picos de Geometria Plana, aplicar atividades com seus alunos em suas escolas e, ent√£o, relatar e discutir os resultados da aplica√ß√£o.

Objetivos:

  • Explorar materiais concretos como recurso did√°tico para o ensino e aprendizagem da Geometria na Educa√ß√£o B√°sica;
  • Apresentar um modelo de preparo e aplica√ß√£o de atividades em sala de aula, com o foco nas expectativas de aprendizagem e acompanhamento das discuss√Ķes;
  • Refinar problemas e situa√ß√Ķes de estudo atrav√©s da produ√ß√£o cooperativa entre professores de Matem√°tica;
  • Usar de um processo investigativo para que os alunos dos professores participantes do curso atinjam certos conhecimentos espec√≠ficos de Geometria Plana;
  • Desenhar sequ√™ncias did√°ticas e elaborar projetos interdisciplinares atrav√©s de Mosaicos e o uso de Pol√≠gonos.

Tópicos que serão trabalhados:

  • Hist√≥ria dos caleidosc√≥pios e da Geometria de alguns tipos de mosaicos;
  • Pol√≠gonos regulares: de tri√Ęngulos equil√°teros a dodec√°gonos;
  • Pol√≠gonos irregulares: pol√≠gonos estrelados e outros n√£o convexos;
  • Pontos not√°veis de um tri√Ęngulo;
  • Constru√ß√£o de retas: bissetrizes, mediatrizes, medianas e alturas;
  • Reflex√£o em reta;
  • Reflex√Ķes sucessivas;
  • Pavimenta√ß√Ķes e ladrilhamentos: pol√≠gonos de um ou mais tipos, usando uma ou mais configura√ß√Ķes;
  • Trabalho com materiais concretos: espelhos planos e caleidosc√≥pios;

Estratégias que serão utilizadas durante o curso:

O curso seguir√° um roteiro de atividades que usar√£o materiais como os espelhos planos, caleidosc√≥pios, r√©guas e compassos entre outros. O roteiro ser√° dividido em etapas com diferentes n√≠veis de dificuldade compostas por situa√ß√Ķes que ser√£o experimentadas pelos professores e, em seguida, remodeladas para aplica√ß√£o com alunos. Durante o encontro, o professor criar√°, ent√£o, o seu roteiro que constar√° o desenvolvimento das situa√ß√Ķes atrelado √†s expectativas de aprendizagem. Antes do encontro subsequente o professor aplicar√° a pelo menos uma de suas turmas o seu pr√≥prio roteiro. Ent√£o, trar√° para a discuss√£o com os demais participantes os principais tipos de resolu√ß√Ķes e coment√°rios de seus alunos e ir√° expor como foi feito o desenvolvimento. Resumidamente, a participa√ß√£o dos professores ser√° mobilizada por meio de:

  • Vivenciar situa√ß√Ķes de aprendizado se colocando como aprendiz;
  • Produzir um roteiro de ensino baseado no que experimentou;
  • Aplicar aos seus alunos as situa√ß√Ķes seguindo o seu pr√≥prio roteiro;
  • Confrontar com colegas suas experi√™ncias em sala de aula baseadas nos roteiros.


Ministrantes:
Profa. Ana Paula Jahn (IME - USP)
Prof. Vitor Hugo Matias dos Santos

Taxa: Atividade gratuita

Público-alvo: Professores de Matemática de Ensino Fundamental II e professores de Matemática em geral, de preferência da rede pública de ensino.

Carga horária: 30 horas

Número de vagas: 30

Número mínimo para realização do curso: 10

Avaliação: A avalia√ß√£o dos participantes do curso se dar√° a partir das resolu√ß√Ķes individuais e em pequenos grupos das atividades propostas, produ√ß√£o de roteiros e apresenta√ß√£o/exposi√ß√£o dos resultados da aplica√ß√£o com seus alunos. Os roteiros e dados desses resultados poder√£o ser enviados por e-mail, mediante solicita√ß√£o. A nota final do professor participante ser√° dada pela m√©dia ponderada das notas obtidas nas avalia√ß√Ķes citadas anteriormente.

Critério de aprovação: será aprovado o participante que obtiver nota final (NF) maior ou igual a 7,0 e frequência nas aulas maior ou igual a 85%.

Datas previstas para os encontros: 05/03, 12/03, 19/03, 26/03, 09/04, 16/04, 23/04 e 07/05, das 14h às 17h45.


Observações importantes

  • O curso de atualização Geometria Plana: pavimenta√ß√Ķes usando espelhos e caleidosc√≥pios terá a duração de 30 horas e é destinado preferencialmente a professores que estejam atuando na escola pública.

  • De acordo com o regimento da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, na inscrição, o candidato deverá apresentar cópia de seu diploma de nível superior..

    O participante aprovado (NF maior ou igual a sete e com frequência mínima de 85%) receberá certificado expedido pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP, com homologação da EFAP.


Procedimento para inscrição no curso de atualização (de 15/01 a 03/03, somente pela internet)

O processo de inscrições no curso de atualização tem quatro etapas:

1- Preencha o formulário para fazer o cadastro no sistema Arquimedes. As pessoas que já têm cadastro no sistema Arquimedes, devem seguir diretamente para o passo 2;

2- Faça o login no sistema Arquimedes, clique em atividades e escolha a atividade que deseja participar, neste caso, o curso de atualização;

3 - Em seguida, no menu inicial do sistema, envie a documentação necessária (para selecionar arquivos, clique em "+ selecionar arquivos para upload"):
Documentos necessários (professor da rede pública ou particular): Cópias do último holerite , diploma de graduação em Matemática ou Pedagogia (frente e verso) e RG (frente e verso);

4- Feito isso, seus documentos serão analisados e você receberá outro e-mail de confirmação caso sua pré-inscrição seja aceita. Fique atento: neste primeiro momento você só estará pré-inscrito nas oficinas solicitadas. Após o término do período de pré-inscrição será feita a seleção dos participantes e, se selecionado, você receberá um novo e-mail de confirmação de matrícula.

Em caso de dificuldades na inscrição, entre em contato conosco: (11)3091-6160 ou caem@ime.usp.br

Lembramos que:
- o envio dos dados não é garantia de matrícula. Seus dados serão analisados e então mandaremos um e-mail de confirmação da matrícula;
- enquanto não forem enviados todos os dados e documentos solicitados, o pedido de inscrição não será reconhecido, ou seja, será inválido;
- será dada preferência a professores atuantes em escola pública e formados em Matemática e/ou Pedagogia;
- não haverá vagas para alunos de outras instituições de ensino;
- apenas professores formados receberão o certificado homologado pela EFAP.

Caso esteja inscrito no curso e não possa comparecer, é necessário avisar o CAEM com 5 dias de antecedência para que sua vaga possa ser disponibilizada a outra pessoa em lista de espera.

Para maiores esclarecimentos, ligue para (11) 3091-6160 ou envie um e-mail para caem@ime.usp.br.





Rua do Matão, 1010 sala 167 - bloco B
05508-090 - São Paulo - SP
Brasil
E-mail: caem@ime.usp.br
Telefone e Fax: (11) 3091-6160