Logotipo do CAEM
 
 
      

CURSO DE ATUALIZAÇÃO "Jogos: uma estratégia eficaz para o ensino e a aprendizagem da Matemática nos anos iniciais"



Período de inscrições: de 26/06/2017 a 10/07/2017

Nas férias de julho, o CAEM oferecerá, gratuitamente, o curso de atualização "Jogos: uma estratégia eficaz para o ensino e a aprendizagem da Matemática nos anos iniciais".

Ementa: Diante das dificuldades enfrentadas no ensino de Matemática, os professores buscam, gradativamente, priorizar não a reprodução, mas sim a construção dos conhecimentos, sendo que, para tanto, devem ser trabalhadas atividades que despertem o interesse e a motivação dos alunos, permitindo uma interação entre professor, aluno e saber matemático e possibilitando a busca de significações dos conceitos a serem construídos. Dentre tais atividades, destacam-se os jogos matemáticos, que têm valores educacionais intrínsecos. Assim, acredita-se que a utilização deste recurso em sala de aula é uma excelente alternativa para desenvolver a capacidade dos alunos de atuarem como sujeitos na construção de seus conhecimentos.

Objetivos:

  • Desenvolver atividades investigativas por meio dos jogos matemáticos;
  • Apresentar diversos tipos de jogos: de estratégia, de tabuleiro, de tomadas de decisão;
  • Vivenciar diversas situações lúdicas que colaboram para o ensino e aprendizagem dos conceitos matemáticos;
  • Elaborar jogos matemáticos;
  • Trabalhar jogos numa perspectiva de resolução de problemas;
  • Conhecer os jogos num contexto histórico;
  • Criar uma interface entre os jogos e as novas tecnologias.


Ministrante: Prof. Rogério Osvaldo Chaparin (CAEM - IME - USP)

Taxa: Atividade gratuita

Público-alvo: Professores de Matemática de Ensino Fundamental I e professores de Matemática em geral, de preferência da rede pública de ensino.

Carga horária: 30h.

Número de vagas: 50

Número mínimo para realização do curso: 10

Avaliação: Durante o curso serão propostas quatro tarefas e/ou atividades valendo 2,0 (dois) pontos cada. Estas notas comporão a N1.
Além disso, o participante deverá confeccionar um jogo com suas respectivas regras e com sugestões de possíveis aplicações em sala de aula ou problematizações. Esta atividade valerá 2,0 (dois) pontos e comporá a N2.
A Nota Final (NF) será calculada pela soma N1 + N2.

Critério de aprovação: será aprovado o participante que obtiver nota final (NF) maior ou igual a 7,0 e frequência nas aulas maior ou igual a 85%.

Datas previstas para os encontros: 24/07; 25/07; 26/07; 27/07 e 28/08, das 08h30 às 11h30 e das 13h às 16.


Observações importantes

  • O curso de atualização Jogos: uma estratégia eficaz para o ensino e aprendizagem da Matemática nos anos iniciais terá a duração de 30 horas e é destinado preferencialmente a professores que estejam atuando na escola pública.

  • De acordo com o regimento da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, na inscrição, o candidato deverá apresentar cópia de seu diploma de nível superior..

    O participante aprovado (NF maior ou igual a sete e com frequência mínima de 85%) receberá certificado expedido pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP, com homologação da EFAP.


Procedimento para inscrição no curso de atualização.

O processo de inscrições no curso de atualização tem quatro etapas:

1- Preencha formulário para fazer o cadastro no sistema Arquimedes. As pessoas que já têm cadastro no sistema Arquimedes, devem seguir diretamente para o passo 2;

2- Faça o login no sistema Arquimedes, clique em atividades e escolha a atividade que deseja participar, neste caso, o curso de atualização;

3 - Em seguida, no menu inicial do sistema, envie a documentação necessária (para selecionar arquivos, clique em "+ selecionar arquivos para upload"):
Documentos necessários (professor da rede pública ou particular): Cópias do último holerite , diploma de graduação em Matemática ou Pedagogia (frente e verso) e RG (frente e verso);

4- Feito isso, seus documentos serão analisados e você receberá outro e-mail de confirmação caso sua pré-inscrição seja aceita. Fique atento: neste primeiro momento você só estará pré-inscrito nas oficinas solicitadas. Após o término do período de pré-inscrição será feita a seleção dos participantes e, se selecionado, você receberá um novo e-mail de confirmação de matrícula.

Em caso de dificuldades na inscrição, entre em contato conosco: (11)3091-6160 ou caem@ime.usp.br

Lembramos que:
- o envio dos dados não é garantia de matrícula. Seus dados serão analisados e então mandaremos um e-mail de confirmação da matrícula;
- enquanto não forem enviados todos os dados e documentos solicitados, o pedido de inscrição não será reconhecido, ou seja, será inválido;
- será dada preferência a professores atuantes em escola pública e formados em Matemática e/ou Pedagogia;
- não haverá vagas para alunos de outras instituições de ensino;
- apenas professores formados receberão o certificado homologado pela EFAP.

Caso esteja inscrito no curso e não possa comparecer, é necessário avisar o CAEM com 5 dias de antecedência para que sua vaga possa ser disponibilizada a outra pessoa em lista de espera.

Para maiores esclarecimentos, ligue para (11) 3091-6160 ou envie um e-mail para caem@ime.usp.br.





Rua do Matão, 1010 sala 167 - bloco B
05508-090 - São Paulo - SP
Brasil
E-mail: caem@ime.usp.br
Telefone e Fax: (11) 3091-6160