Logotipo do CAEM
 
 
      

CURSO DE ATUALIZAÇÃO "Uma abordagem da aritmética para os anos iniciais"


No primeiro semestre de 2018, o CAEM oferecerá, gratuitamente, o curso de atualização "Uma abordagem da aritmética para os anos iniciais".

Ementa: A compreensão dos princípios envolvidos em cada operação aritmética elementar por meio da problematização das mesmas colabora para que os alunos entendam de forma significativa essas operações. A aritmética vai além da aplicação de algoritmos e procedimentos, encontrar a resposta certa e uma série de exercícios. Durante muito tempo, os matemáticos construíram e constroem modelos para explicar descobertas e observações do mundo e para comunicá-las de forma eficiente. Os modelos são feitos de representações de ideias matemáticas. Apresentar diversos modelos, principalmente por meio de materiais concretos, pode ajudar os alunos a construírem significados das operações matemáticas.

Objetivos: Os conteúdos que trataremos no curso estão presentes nos currículos do ensino fundamental e fazem parte, principalmente, do bloco denominado nos PCNs de “Número e operações”. O curso tem como principais objetivos retomar as noções aritméticas tratadas nas séries iniciais do Ensino Fundamental, enfatizar a importância de tais temas para o desenvolvimento cognitivo da criança e discutir estratégias de ensino e aprendizagem desses tópicos para as séries iniciais. Especificamente o curso tratará de:

  • Desenvolver as operações matemáticas em diversas bases de contagem;
  • Apresentar modelos concretos para dar significado às operações;
  • Trabalhar com o cálculo mental e aproximado (estimativa);
  • Aplicar os conceitos num contexto de resolução de problemas;
  • Fazer a relação entre as operações matemáticas de forma consistente;
  • Criar habilidades operacionais por meio de desafios, puzzles e jogos;
  • Desenvolver diferentes estratégias com o objetivo de facilitar o cálculo numérico.

Tópicos que serão trabalhados:

  • Sistema de numeração em diversas bases;
  • Significados das operações de adição e de subtração;
  • Resolução de problemas;
  • Estratégias e modelos concretos para operar a adição e subtração;
  • Significados das operações de multiplicação e de divisão;
  • Resolução de problemas;
  • Estratégias e modelos concretos para operar a multiplicação e divisão;
  • Jogos, puzzles, quebra-cabeças e desafios envolvendo as quatro operações.


Ministrante: Prof. Rogério Osvaldo Chaparin (CAEM - IME - USP)

Taxa: Atividade gratuita

Público-alvo: Professores de Matemática de Ensino Fundamental I e professores de Matemática em geral, de preferência da rede pública de ensino.

Carga horária: 30h.

Número de vagas: 50

Número mínimo para realização do curso: 10

Avaliação: Em cada encontro será proposta uma atividade no valor de 1,0 ponto. Além disso, os participantes, separados por grupo, deverão fazer um trabalho, valendo 2,0 pontos, que constará da elaboração e aplicação de atividades sobre um tópico do curso de preferência para seus alunos. A média final de cada participante será a soma das notas obtidas em todas as atividades entregues.

Critério de aprovação: será aprovado o participante que obtiver nota final (NF) maior ou igual a 7,0 e frequência nas aulas maior ou igual a 85%.

Datas previstas para os encontros: 24/02, 10/03, 24/03, 14/04, 12/05, 26/05, 16/06 e 30/06, no período das 8h30 às 12h15.


Observações importantes

  • O curso de atualização Uma abordagem da aritmética para os anos iniciais terá a duração de 30 horas e é destinado preferencialmente a professores que estejam atuando na escola pública.

  • De acordo com o regimento da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, na inscrição, o candidato deverá apresentar cópia de seu diploma de nível superior..

    O participante aprovado (NF maior ou igual a sete e com frequência mínima de 85%) receberá certificado expedido pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP, com homologação da EFAP.


Procedimento para inscrição no curso de atualização

VAGAS ESGOTADAS

O processo de inscrições no curso de atualização tem quatro etapas:

1- Preencha o formulário para fazer o cadastro no sistema Arquimedes. As pessoas que já têm cadastro no sistema Arquimedes, devem seguir diretamente para o passo 2;

2- Faça o login no sistema Arquimedes, clique em atividades e escolha a atividade que deseja participar, neste caso, o curso de atualização;

3 - Em seguida, no menu inicial do sistema, envie a documentação necessária (para selecionar arquivos, clique em "+ selecionar arquivos para upload"):
Documentos necessários (professor da rede pública ou particular): Cópias do último holerite , diploma de graduação em Matemática ou Pedagogia (frente e verso) e RG (frente e verso);

4- Feito isso, seus documentos serão analisados e você receberá outro e-mail de confirmação caso sua pré-inscrição seja aceita. Fique atento: neste primeiro momento você só estará pré-inscrito nas oficinas solicitadas. Após o término do período de pré-inscrição será feita a seleção dos participantes e, se selecionado, você receberá um novo e-mail de confirmação de matrícula.

Em caso de dificuldades na inscrição, entre em contato conosco: (11)3091-6160 ou caem@ime.usp.br

Lembramos que:
- o envio dos dados não é garantia de matrícula. Seus dados serão analisados e então mandaremos um e-mail de confirmação da matrícula;
- enquanto não forem enviados todos os dados e documentos solicitados, o pedido de inscrição não será reconhecido, ou seja, será inválido;
- será dada preferência a professores atuantes em escola pública e formados em Matemática e/ou Pedagogia;
- não haverá vagas para alunos de outras instituições de ensino;
- apenas professores formados receberão o certificado homologado pela EFAP.

Caso esteja inscrito no curso e não possa comparecer, é necessário avisar o CAEM com 5 dias de antecedência para que sua vaga possa ser disponibilizada a outra pessoa em lista de espera.

Para maiores esclarecimentos, ligue para (11) 3091-6160 ou envie um e-mail para caem@ime.usp.br.





Rua do Matão, 1010 sala 167 - bloco B
05508-090 - São Paulo - SP
Brasil
E-mail: caem@ime.usp.br
Telefone e Fax: (11) 3091-6160