EDITAL DE SELEÇÃO PNPD/CAPES Nº 01/2019

 ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA CANDIDATOS A BOLSA DO

PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO (PNPD)

PROGRAMA INTERUNIDADES DE PÓS-GRADUAÇÃO

EM BIOINFORMÁTICA


  1. OBJETIVO 

Seleção de 1 (um) bolsista no âmbito do Programa Nacional de Pós-Doutorado/CAPES (PNPD/CAPES) para o Programa Interunidades de Pós-Graduação em Bioinformática da USP 

  1. CONDIÇÃO PARA INSCRIÇÃO

I – possuir o título de doutor, quando da implementação da bolsa, obtido em cursos avaliados pela CAPES e reconhecidos pelo CNE/MEC. Em caso de diploma obtido em instituição estrangeira, este deverá ser analisado pelo Programa de Pós-Graduação;

II – disponibilizar currículo atualizado na Plataforma Lattes do CNPq ou, se estrangeiro, currículo com histórico de registro de patentes e/ou publicação de trabalhos científicos e tecnológicos de impacto e/ou prêmios de mérito acadêmico, conforme anexo deste Regulamento;

III – não ser aposentado ou estar em situação equiparada;

IV – O candidato pode se inscrever em uma das seguintes modalidades:

"A" - ser brasileiro ou estrangeiro residente no Brasil portador de visto temporário, sem vínculo empregatício;

"B" - ser estrangeiro, residente no exterior, sem vínculo empregatício;

"C" - ser docente ou pesquisador (brasileiro ou estrangeiro) residente no Brasil com vínculo empregatício em IES ou instituições públicas de pesquisa.

  • 1º O candidato estrangeiro residente no exterior deverá comprovar endereço residencial no exterior no momento da submissão da candidatura. § 2º Professores substitutos poderão ser aprovados na modalidade “a” do inciso V, sem prejuízo de suas atividades de docência, após análise e autorização do Programa de Pós-Graduação.
  • 2º Os candidatos aprovados na modalidade “C” deverão apresentar comprovação de afastamento da instituição de origem, por período compatível com o prazo de vigência da bolsa.
  • 3º Os candidatos aprovados na modalidade “C” não poderão realizar o estágio pós-doutoral na mesma instituição com a qual possuem vínculo empregatício.

2.1 - Requisitos exigidos pela CAPES

Ver artigo 5º e demais artigos em http://www.capes.gov.br/bolsas/bolsas-no-pais/pnpd-capes - Portaria Nº 086, de 03 de julho de 2013. 

  1. PERÍODO DA BOLSA

 Doze meses, renovável por uma vez por igual período, supondo continuação da disponibilidade da bolsa pela CAPES. 

  1. VALOR MENSAL DA BOLSA

 R$ 4.100,00 (quatro mil e cem reais) 

  1. CRITÉRIOS E PROCEDIMENTOS PARA EXAME DAS CANDIDATURAS

 5.1 - Os candidatos deverão apresentar os seguintes documentos: 

  1. a) Cópia impressa do diploma de doutorado; 
  1. b) Cópia ou disponibilização de currículo atualizado na Plataforma Lattes do CNPq ou, se estrangeiro, cópia do currículum vitae atualizado, evidenciando a formação acadêmica, a publicação de trabalhos científicos, a experiência didática e experiência na orientação de estudantes de graduação e pós-graduação; 
  1. c) Projeto de pesquisa em bioinformática. 
  1. d) Carta de apoio do supervisor. 

5.2 - O processo de seleção utilizará os seguintes critérios: a) Análise do Currículo do candidato, com ênfase na produtividade e experiência anterior em pesquisa; b) Análise do Currículo do Supervisor; c) Projeto de Pesquisa com anuência do Supervisor. 

  1. CRONOGRAMA

 Período de inscrição: 25/2/2019 a 18/3/2019. 

Divulgação do resultado: até 28/3/2019, via e-mail. 

Início das atividades: obrigatoriamente a partir de 1/4/2019. 

Local: Secretaria da Pós-Graduação do Instituto de Matemática e Estatística da USP, sito à Rua do Matão, 1010, bloco B, sala 23, São Paulo, SP 

7.1 - O candidato aprovado deve apresentar-se ao supervisor até 1/4/2019. 

7.2 - O não comparecimento injustificado até esta data será considerado como desistência, implicando no cancelamento automático da aprovação. A Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação pode, neste caso, indicar um nome seguindo a ordem das médias definidas em 5.2. 

7.3 – A implementação de bolsa segue as regras estabelecidas pela CAPES. 

  1. DISPOSIÇÕES GERAIS

 8.1 - Os candidatos que tiverem sua inscrição indeferida na análise dos documentos exigidos e os candidatos não selecionados terão um prazo de 30 dias, a contar da divulgação do resultado final, para a retirada dos documentos que foram apresentados por ocasião da inscrição. Após este prazo, a documentação será destruída. 

8.2 - Os casos omissos no presente Edital serão resolvidos pela Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Bioinformática. 

Dúvidas: Serviço de Pós-Graduação - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / fone 11 3091-9980