Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo

Edital de abertura de inscrição para o Estágio Supervisionado em Docência, do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino, 2º semestre de 2016, desenvolvido em disciplina de Graduação, para os alunos regularmente matriculados em Programas de Pós-Graduação, Mestrado ou Doutorado, da Universidade de São Paulo, que concluíram a Etapa de Preparação Pedagógica do PAE ou estão em fase de conclusão, conforme disposto nos termos da Portaria GR 3588, de 10 de maio de 2005, modificada pelas Portarias GR 4391, 03 de setembro de 2009, GR 4601, 19 de novembro de 2009.

A - Das Inscrições:

As inscrições serão realizadas no período de 09 a 28/05/2016 através do Sistema Janus (https://uspdigital.usp.br/janus).
Para efetuar a inscrição, o aluno deve acessar o endereço https://uspdigital.usp.br/wsusuario, entrar com seu nome de usuário e senha, clicar em “PAE”, “Inscrição”, 2º semestre de 2016”, “Adicionar/Alterar”, preencher o formulário e clicar em “Salvar”.
Destacando que será necessário preencher durante a inscrição o plano de trabalho. Este plano de trabalho deve: descrever o conjunto de atividades a ser desenvolvido durante o estágio, ser elaborado pelo aluno e o supervisor da disciplina de graduação a ser oferecida no 2º semestre de 2016, conter até 6.000 caracteres.

  • Todos os alunos inscritos no Estágio Supervisionado em Docência deverão ter participado da etapa de Preparação Pedagógica (Ciclo de Palestras ou Disciplina)
  • Os alunos devem estar regularmente matriculados em programas de Doutorado ou Mestrado no ato da inscrição e ter prazo para terminar o estágio antes da data do depósito da tese ou dissertação.

 

Carga Didática – 2º semestre de 2016

B- Informações Gerais:

  • Na categoria “Disciplina” da Etapa de Preparação Pedagógica, o aluno só conseguirá apontar disciplinas da Etapa de Preparação Pedagógica que tenha concluído ou esteja cursando; não será necessário entregar o comprovante de conclusão.
  • Nas modalidades “Conjunto de Conferências” o aluno deverá entregar o comprovante de conclusão até 02/06/2016, para confirmar a inscrição.
  • Os orientadores e supervisores deverão acessar o Sistema Janus e deferir ou indeferir as inscrições dos alunos sob sua orientação/supervisão.
  • Os orientadores e supervisores terão até 31/05/2016, para avalizarem as inscrições.
  • O caminho a ser seguido é https://uspdigital.usp.br/janus - PAE > Avaliação de inscrição
  • As inscrições dos alunos serão aceitas, somente com o aval de ambos.
  • Caso a inscrição não seja aprovada pelo orientador e/ou supervisor, a mesma será cancelada.

  

C- Do Estágio

  • 1. O estágio terá duração de 05 (cinco) meses, a partir de 01 de julho de 2016.
  • 2. O Estágio Supervisionado em Docência do PAE, é obrigatório para os alunos bolsistas de Doutorado CAPES.
  • 3. Não poderão receber auxílio os alunos que tenham vínculo empregatício com a Universidade de São Paulo ou que excederam o número de 4 (quatro) estágios. 

 

D – Da Seleção:

Os candidatos serão selecionados e classificados pela Comissão do PAE-IME, obedecendo a critérios na seguinte ordem:

  1. Desempenho acadêmico do candidato;
  2. Análise do Projeto de Atividades do Estágio PAE;
  3. Adequação da formação do candidato ao programa da disciplina de graduação na qual será desenvolvida a Etapa de Estágio;
  4. Número de vezes em que o aluno participou da Etapa de Estágio Supervisionado, bem como o seu desempenho;
  5. Em caso de empate nos demais critérios, os bolsistas da Capes terão prioridade.

 

E - Da Conclusão:

Ao final do estágio o aluno deverá elaborar um relatório (entrega obrigatória) descrevendo o desenvolvimento do projeto, as dificuldades encontradas e sugestões para melhoria do Programa, juntamente com a ficha de avaliação do supervisor.

O certificado de participação, somente será fornecido aos alunos que concluírem o Estágio, finalizando com a entrega do Relatório do Estagiário e da Ficha de Avaliação do Supervisor.

Alunos que não entregarem o Relatório e a Ficha de Avaliação terão o Estágio cancelado, resultando na devolução do montante recebido.

 

F – Da Avaliação

Alunos aprovados para o estágio, após convocação, deverão entregar os documentos solicitados, no prazo máximo que será informado pela comissão do PAE, cuja aprovação poderá ser anulada, caso não cumpra o prazo estabelecido.
O estagiário deverá informar de imediato e por escrito à Comissão do PAE do IME, qualquer fato que interrompa, suspenda ou cancele sua matrícula no curso de Pós-Graduação e alterações diferentes das indicadas na ficha de inscrição, tais como mudança de supervisor ou alteração de disciplina ficando responsável por quaisquer despesas causadas pela ausência dessa Informação.

Para mais informações comparecer a secretaria do PAE-IME, Sala14 – Bloco B do ME, no horário das 8:00h as 16:30h.