Edital de Abertura de Processo Seletivo – 2º semestre de 2017

Comissão Coordenadora do Programa Interunidades em Bioinformática da Universidade de São Paulo

O Presidente da Comissão de Pós-Graduação do Programa Interunidades em Bioinformática da Universidade de São Paulo torna público que estarão abertas as inscrições para a Seleção de candidatos ao Programa de Pós-Graduação em Bioinformática.

As inscrições deverão ser realizadas somente pelo email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. no período de 06 de março à 12 de maio de 2017. Candidatos que desejarem realizar o exame fora da cidade de São Paulo deverão realizar a inscrição até dia 24 de abril de 2017 indicando no formulário de inscrição, pelo menos dois docentes que possam aplicar o exame em sua cidade. A solicitação do exame fora de São Paulo não garante que de fato a prova será realizada em sua cidade.

No ato da inscrição deverão ser enviados os seguintes documentos somente por email:

Formulário de inscrição devidamente preenchido. Os formulários encontram-se no link: https://www.ime.usp.br/bioinfo/pos/ "Formulários"

Cópia do histórico escolar de graduação, e se houver, de pós-graduação;

Curriculum Vitae ou Curriculum Lattes.

Projeto de pesquisa (Somente para Doutorado Direto; ver abaixo)

Não há limitação do número de vagas para o Mestrado (M), Doutorado (D) e Doutorado Direto (DD).

Os candidatos devem realizar prova para aferir o conhecimento das áreas. Existem três possibilidades: 1) Prova escrita organizada pelo programa e aplicada no IME – USP; 2) Realização de um exame GRE específico de área (Bioquímica, Biologia Molecular e Celular; Biologia; Química; Matemática; e Física); e 3) Realização do exame POSCOMP. Serão considerados aprovados os candidatos que obtiverem nota mínima em algum dos exames especificados conforme descrito a seguir.

A nota mínima de admissão para a prova organizada pelo programa é 6,0 (seis) para qualquer curso (D, DD, M). As notas mínimas do exame GRE são: Bioquímica, Biologia Molecular e Celular: 580; Biologia: 740; Química: 780; Matemática, 740; Física, 800. A nota mínima de admissão pelo POSCOMP é 35.

A prova organizada pelo programa será composta por 30 questões, sendo 10 (questões) de cada uma das três áreas, sendo elas (1) matemática/estatística, (2) computação e (3) biologia. O candidato deve escolher dez questões para responder, sendo no mínimo sete questões de uma área.

Para ingressar no Doutorado Direto, além dos documentos 1, 2 e 3 acima, e da prova de admissão, o candidato deverá apresentar um projeto de pesquisa, que será avaliado, em caráter eliminatório, por uma banca a ser escolhida pela Comissão de Pós-graduação.

Para a realização da matrícula é necessária uma carta de aceite de orientador cadastrado no programa. Esta carta de aceite deve ser conforme o modelo disponível no site: https://www.ime.usp.br/bioinfo/pos/ "Formulários"

A prova escrita organizada pelo programa será realizada em português no dia 02/06/2017 (sexta-feira) às 14:00, no IME-USP - Sala B10.

Após a fixação da lista de aprovação, o candidato terá até trinta meses a partir da publicação para efetuar a sua matrícula com toda a documentação exigida pelo Programa Interunidades em Bioinformática.

As notas dos exames organizados pelo Programa são finais não cabendo revisão.

A Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Bioinformática, fica localizada no Instituto de Matemática e Estatística da USP, na Rua do Matão, 1010 – Bloco B – sala 27 – Cidade Universitária, CEP – 05508-090 – São Paulo – SP – Brasil.

 

 

 

Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.