Edital de Abertura de Processo Seletivo – 1º semestre de 2021

 

Comissão de Pós-Graduação do Programa Interunidades em Bioinformática da Universidade de São Paulo

O Presidente da Comissão de Pós-Graduação do Programa Interunidades em Bioinformática da Universidade de São Paulo torna público que estarão abertas as inscrições para a seleção de candidatos aos cursos de Mestrado, Doutorado e Doutorado Direto junto ao Programa de Pós-Graduação em Bioinformática.

 

As inscrições são gratuitas. Não há limitação do número de vagas para admissão no programa. Serão considerados aprovados para os cursos de Mestrado ou Doutorado, os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a nota mínima indicada em um dos exames especificados abaixo. Para aprovação no curso de Doutorado Direto, além da obtenção de nota igual ou superior a nota mínima em um dos exames, os candidatos terão o respectivo projeto de pesquisa avaliado, em caráter eliminatório, por uma banca indicada pela Comissão de Pós-graduação do Programa.

 

As inscrições deverão ser realizadas até dia 15 de dezembro de 2020 às 23h55, horário de Brasília. A inscrição deve ser feita exclusivamente pelo formulário (https://forms.gle/wpmXBqos25BSVKNr7). Os seguintes documentos devem ser enviados no formulário (em formato PDF):

  1. Cópia do histórico escolar de graduação, e se houver, de pós-graduação.

  2. Curriculum Vitae ou Currículo Lattes.

  3. Projeto de pesquisa, somente para os candidatos ao Doutorado Direto.

 

Não será permitida inscrição fora do prazo. Os candidatos se responsabilizam pela veracidade das informações prestadas no ato da inscrição. A confirmação da inscrição será encaminhada para o e-mail de cada candidato, em até 72 horas a partir do recebimento da documentação pelo formulário eletrônico.

 

Os exames aceitos para seleção dos candidatos e as respectivas notas mínimas estão especificados a seguir:

1) Prova organizada pelo Programa de Pós-Graduação em Bioinformática, nota mínima é 6,0.

2) Exame GRE específico de uma das seguintes áreas: Biologia, nota mínima é 730; Química, nota mínima é 750; Matemática, nota mínima é 740 e Física, nota mínima é 790.

3) Exame POSCOMP, nota mínima é 35.

 

A prova organizada pelo Programa será aplicada remotamente no dia 20 de janeiro de 2021 às 14:00h, horário de Brasília, e terá duração máxima de 2 horas. Essa prova versa sobre conhecimentos gerais de Biologia Molecular, Estatística e Computação (conteúdo disponível em: https://www.ime.usp.br/images/ementaProcessoSeletivoBioinfo2017s2EmDiante.pdf), em nível de graduação. O candidato poderá optar por responder as questões referentes a um ou mais desses tópicos, desde que não exceda o número máximo de questões que será considerado para atribuição da nota final.

 

As informações de acesso a sala virtual para realização da prova serão encaminhadas para o e-mail de cada candidato, em até 24 horas antes do seu início. Os candidatos são responsáveis por providenciar equipamento e condições de acesso à internet adequados para a realização da prova individualmente no dia e horário indicado. Não será permitido consulta a pessoas ou a qualquer tipo de material bibliográfico, mídias e/ou anotações pessoais, sob pena de desclassificação e eliminação do processo seletivo.

 

As notas da prova organizada pelo programa serão divulgadas até 05 de fevereiro de 2021. Após a divulgação do resultado, os candidatos que quiserem solicitar revisão de suas respectivas provas deverão fazer esta solicitação à secretaria do programa pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., num prazo de 7 (sete) dias. A secretaria do programa responderá a cada solicitação designando dia e hora para a revisão, num prazo de 10 (dez) dias úteis após o recebimento do pedido. Na revisão de prova, o candidato terá acesso as notas e as correções de suas questões. Após a revisão, os candidatos que assim o quiserem poderão interpor recurso solicitando alteração da nota, num prazo de 3 (três) dias após a revisão. Tal recurso deve ser explícito quanto a questão ou questões cuja nota deve ser alterada, e conter argumentação pertinente. O candidato receberá resposta de seu recurso por e-mail num prazo 5 (cinco) dias úteis após o recebimento do recurso.

 

Para a realização da matrícula na Pós-Graduação, é necessária uma carta de aceite de orientador credenciado no programa (modelo da carta está disponível em https://www.ime.usp.br/bioinfo/pos/formularios), além da apresentação de toda a documentação exigida pelo Programa Interunidades em Bioinformática. O candidato terá até 30 (trinta) meses corridos, a partir da publicação da lista de aprovados, para efetuar a sua matrícula.

 

A Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Bioinformática, está localizada no Instituto de Matemática e Estatística da USP, na Rua do Matão, 1010 – Bloco B – sala 27 – Cidade Universitária, CEP – 05508-090 – São Paulo – SP – Brasil. e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.