Gerenciadores de Referências e Citações

Os gerenciadores de referências são ferramentas que permitem que você crie um banco de dados de referências que você pode usar para manter o controle de sua leitura e para a criar citações e referências durante a redação de seus trabalhos.

Alguns softwares amplamente utilizados para o gerenciamento de referências e organização dos arquivos pesquisados são:

BibTeX

BibTeX é um software de gerenciamento de referências usado em conjunto com o sistema de preparação de documentos LaTeX. Organiza e formata as fontes de informação consultadas para o desenvolvimento de trabalhos acadêmicos. Facilita a citação de fontes.

Tutorial: BibTeX

Overleaf

Overleaf é um editor de escrita e publicação colaborativa de documentos LaTeX. Pode ser usado em conjunto com diferentes sistemas gerenciadores de referências bibliográficas em formato BibTex para inclusão de citações e referências no trabalho.

Tutorial: Overleaf

EndNote

EndNote é um gerenciador de referências disponível junto à base Web of Science, no Portal de Periódicos da Capes. Permite armazenar, organizar, compartilhar e gerar referências recuperadas de diversas bases de dados e pode ser integrado ao Word para geração automática de citações e referências.

Tutorial: EndNote Basic

Mendeley

Mendeley é um gerenciador de referências e de citações gratuito disponibilizado pela Elsevier. Permite armazenar, organizar, compartilhar e gerar referências que podem ser importadas de diversas bases de dados. Nas versões web e desktop, pode ser integrado a editores de texto para geração automática de citações e referências. 

Instruções simplificadas. Tutorial completo: Mendeley . Vídeo-aulas: 1- Instalação e registro / 2- Mendeley web / 3- Mendeley desktop / 4- Citações e referências.

Zotero

O Zotero é um gerenciador de referências e de citações gratuito disponibilizado pela Roy Rosenzweig Center for History and New Media. Permite armazenar, organizar, compartilhar e gerar referências a partir de diversas bases de dados. Nas versões web e desktop também pode ser integrado aos editores de texto para geração automática de citações e referências.

Tutorial: Zotero

MORE

O MORE é um gerador automático de referências e citações no formato ABNT.

É possível armazenar suas referências por coleções e pesquisar e importar uma referência para o seu rol de referências. 

Tutorial: MORE

Não há custo para usar o BibTex, Overleaf, EndNote Web, Mendeley, Zotero ou MORE. São ferramentas gratuitas. Apenas a versão Desktop do EndNote é paga. Mesmo trabalhando sem acesso à Internet, é possível gerenciar as referências armazenadas no Mendeley e no Zotero. A ferramenta EndNote Web necessita de acesso à Internet. Para mais informações, consulte o Tutorial: Introdução ao uso de Gerenciadores de Referências e Citações  

Fonte: AGUIA USP e UNIFESP.