O Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME/USP) foi criado em 15 de Janeiro de 1970 pela Reforma Universitária, tendo como seu antecessor, o então Departamento de Matemática da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras cuja origem remonta a 1934, ano da fundação da Universidade de São Paulo.

O IME/USP reuniu em um só Instituto os docentes de Matemática, Estatística e Ciência da Computação de vários estabelecimentos da USP. A Biblioteca "Prof.Carlos Benjamin de Lyra" foi fundada em 1969, e atualmente possui um do mais completos acervos na área de MATEMÁTICA da América Latina.

Seu Acervo também é especializado em MATEMÁTICA APLICADA, ESTATÍSTICA, CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO e ENSINO DA MATEMÁTICA. O acervo básico da Biblioteca deste Instituto foi formado por obras vindas de várias Bibliotecas da USP, entre as quais pode-se citar o Centro de Computação Eletrônica (CCE/USP), Departamento de Matemática da Faculdade de Econonia e Administração (FEA/USP), Departamento de Estatística e de Matemática da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL/USP), Departamento de Matemática da Escola Politécnica (POLI/USP), do Instituto de Pesquisas Matemáticas (IPM) e por fim, da Sociedade de Matemática de São Paulo. A Biblioteca do IME faz parte do Sistema Integrado de Bibliotecas SIBI-USP .