As vagas para os cursos de graduação da USP são preenchidas por meio de um exame vestibular coordenado pela FUVEST. A prova divide-se em duas etapas, sendo que a primeira fase é eliminatória (ou seja, a nota não entra para a contagem final, apenas é utilizada para selecionar os alunos que irão para a segunda fase) e a segunda, classificatória. 

Ao se inscrever, o aluno opta por uma carreira (as carreiras estão disponíveis no Manual do Candidato 2018), dentro da qual poderá elencar os cursos de acordo com sua preferência (primeira opção, segunda opção, etc). Baseado nessa opção de carreira, será  calculada a nota de corte (nota mínima para o candidato ser selecionado para a segunda fase) e será determinado o perfil da prova de habilidades específicas. 

A prova da primeira fase é realizada em um único dia e constituída por 90 questões de múltipla escolha. Nessas questões serão cobradas as matérias do núcleo comum do Ensino Médio (Português, Matemática, História, Física, Geografia, Química, Biologia, Inglês), sendo que algumas questões são interdisciplinares.         

Já na segunda fase, são três provas realizadas em três dias seguidos, e as questões são todas dissertativas. Na prova do primeiro dia são 10 questões de interpretação de texto, gramática e literatura, e também a redação. No segundo dia, 20 questões sobre as mesmas disciplinas da primeira fase – todas com peso igual, independente do curso. A prova do terceiro dia é a única que varia de acordo com a carreira escolhida – são 12 questões sobre as habilidades específicas.

 

Saiba mais: