IME-USP

Estudantes da equipe da USP de São Paulo são premiados na Competição Iberoamericana Interuniversitária de Matemática de 2024

A equipe contou com a participação de três estudantes do Bacharelado em Matemática e Estatística do IME-USP, que foram agraciados com medalha de prata

Três alunos do Bacharelado de Matemática do IME-USP que compunham a equipe da Universidade de São Paulo, foram premiados na Competição Iberoamericana Interuniversitária de Matemática (CIIM), em Antígua, Guatemala, entre os dias 12 e 18 de outubro de 2024.

A equipe composta pelos alunos Iuri Almeida, Pedro Mariano e Eduardo Santos do IME-USP, juntamente com João Pedro Arroyo, da Escola Politécnica (USP), foram premiados com medalhas de prata, conquistando a segunda colocação na competição.

O grupo de estudantes foi orientado pelo professor Lucas Colucci Cavalcante de Souza, do Departamento de Matemática. A participação na competição é aberta a todos os países ibero-americanos, através do envio de equipes por cada universidade ou um representante por país. As equipes são compostas por um líder e até quatro participantes, matriculados em uma universidade como estudantes de graduação, não possuindo título universitário de graduação ou equivalente. 

Focado nos estudos, treinamento e divulgação das Olimpíadas Matemáticas universitárias, em nível nacional e internacional, o Círculo Olímpico de Matemática da USP é coordenado pelo professor Lucas Colucci e o grupo se reúne semanalmente no Instituto de Matemática e Estatística, proporcionando uma plataforma para o estímulo dos talentos não somente para a matemática, como também para a ciência de uma forma geral.

Competição Iberoamericana Interuniversitária de Matemática

A Competição Iberoamericana Interuniversitária de Matemática (CIIM) tem como objetivo estimular o aprendizado da matemática e a busca pela excelência acadêmica nas universidades da Ibero-América. A iniciativa se concentra em aprimorar as habilidades científicas dos alunos, incentivando a motivação e a competição em nível internacional, o que contribui para o avanço acadêmico, social, cultural e econômico das nações envolvidas.

Bacharelado em Matemática

O Bacharelado em Matemática do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo oferece ao estudante uma sólida formação básica em diversas áreas da Matemática, preparando o caminho para aqueles que pretendem ser pesquisadores ou professores do Ensino Superior. No primeiro ano do curso, são oferecidas disciplinas de Física, Estatística, Computação e Matemática Aplicada além das disciplinas de Matemática; do segundo ano em diante, o foco se concentra nas disciplinas de Matemática. O  curso conta com disciplinas optativas que abrem a possibilidade de focar a formação em alguma área específica da Matemática ou da Matemática Aplicada mas permitem certa flexibilidade no percurso acadêmico.

Por Camila Bernardes | Serviço de Apoio Institucional

Compartilhe