IME-USP

9º Encontro do Mestrado Profissional em Ensino de Matemática

Nos dias 19 e 21 de novembro de 2024, o Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP) sedia o 9º Encontro do Mestrado Profissional em Ensino de Matemática (MPEM). O evento reúne professores, estudantes e profissionais da área para discutir práticas pedagógicas e temas atuais no ensino de Matemática, além de promover reflexões sobre os desafios educacionais contemporâneos.

A programação conta com uma programação diversificada de palestras, mesa-redonda, roda de conversa e apresentações de trabalhos. O encontro também oferece um espaço para homenagens aos colaboradores e promove discussões entre egressos do programa de mestrado profissional, contribuindo para o intercâmbio de ideias e o fortalecimento da rede de profissionais que atuam na educação básica.

Aberto ao público e gratuito, o evento acontece no Auditório Jacy Monteiro, no Bloco B do IME-USP.

Confira a programação:

Terça-feira – 19/novembro

14h00 – 14h20 – Abertura do Evento
14h20 – 15h40 – Mesa Redonda: Experiências no Mestrado Profissional em Ensino de Matemática
Convidados(as): Prof. Dr. Armando Traldi Junior (IFSP) e Profa. Dra. Ana Paula Jahn (Coordenadora do MPEM-IME-USP)
Mediadora: Profa. Dra. Barbara Corominas Valério (Vice-coordenadora do MPEM-IME-USP)
15h40 – 16h00 – Intervalo
16h00 – 17h00 – Apresentação de Trabalhos
Coordenação: Profa. Dra. Daniela Mariz (IME-USP)

1. (16h00 – 16h30) Título: Há espaço para amorosidade em nossas práticas educativas?
Cartas com utopias, reflexões e aproximações entre sindemia de Covid-19 e educação (matemática)
Mestranda: Fernanda Veloso Saraiva, Orientador: Prof. Dr. Júlio César Augusto do Valle
2. (16h30 – 17h00) Título: Pensamento Algébrico: uma análise de como estudantes do 7° ano desempenham em tarefas sobre generalização
Mestranda: Márcia Rodrigues Santos, Orientador: Prof. Dr. Flavio Ulhoa Coelho
17h00 – 17h30 – Homenagens a colaboradores
17h30 – 18h30 – Reunião de Professores e Estudantes do MPEM

Quinta-feira – 21/novembro
14h00 – 15h20 – Palestra: Educação Matemática Inclusiva: por uma matemática para todas, todos e todes!
Convidada: Profa. Dra. Ana Cristina Ferreira (UFOP)
Mediadora: Profa. Dra. Barbara Corominas Valério (IME-USP)
15h20 – 15h45 – Intervalo
15h45 – 17h15 – Apresentação de Trabalhos
Coordenação: Profa. Dra. Daniela Mariz (IME-USP)
1. (15h45 – 16h15) Título: As Transformações Geométricas no Ensino de Geometria: um estudo em tempos do Movimento da Matemática Moderna no contexto brasileiro
Mestrando: Guilherme Rodrigues Magalhães, Orientadora: Profa. Dra. Ana Paula Jahn
2. (16h15 – 16h45) Título: Uma Abordagem de Ensino de Matemática através da Resolução de Problemas de Mecânica
Mestrando: Valter Firmino da Silva Junior, Orientadora: Profa. Dra. Barbara Corominas Valério
3. (16h45 – 17h15) Título: Matemática e território sob uma perspectiva crítica: uma análise das propostas elaboradas por professores
Mestranda: Andressa Rubim, Orientador: Prof. Dr. Júlio César Augusto do Valle
17h15 – 18h30 – Roda de Conversa com Egressos do MPEM: Andressa Rubim, Felipe Garcia dos Santos, Fernando Lima, Isabel Villas Bôas
18h30 – 19h00 – Encerramento com confraternização

O Mestrado Profissional em Ensino de Matemática

Criado em agosto de 2012 e avaliado com nota 4 pela CAPES, o Mestrado Profissional em Ensino de Matemática é um programa de pós-graduação stricto sensu do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da Universidade de São Paulo (USP), destinado à formação continuada de professores de Matemática do Ensino Básico.
O curso tem como objetivo aprimorar a qualificação dos docentes, promovendo uma integração entre os conteúdos matemáticos e a reflexão pedagógica sobre a prática em sala de aula. Suas atividades incluem o estudo de tópicos fundamentais como Estatística, Lógica, Teoria dos Números, Geometria, Álgebra e Análise, visando capacitar o professor para atuar de forma autônoma e crítica. Além de discutir metodologias contemporâneas de ensino, o mestrado incentiva o professor a investigar sua própria prática e a conduzir pesquisas que se desdobram na dissertação de conclusão do curso, promovendo, assim, seu papel como agente de transformação educacional em suas instituições.

Saiba mais na página do MPEM.

Por: Daiane Rodrigues  | Serviço de Apoio Institucional

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