SOBRE O CAPÍTULO "ANTROPOSOFIA" DO LIVRO QUE BOBAGEM!: DESCONHECIMENTO, INVERDADES E CALÚNIAS

Uma palestra de Valdemar W. Setzer
www.ime.usp.br/~vwsetzer – esta versão: 3/10/23
Ver apresentação da palestra em ppt

AVALIAÇÕES DE PARTICIPANTES

Nesta página encontram-se, em ordem cronológica reversa, todas avaliações de participantes desta palestra, conforme preencheram o formulário on-line, respondendo: [1] Grau de satisfação com a palestra (1 - muito insatisfeita/o; 5 - muito satisfeita/o) [2] Coisa mais importante aprendida; [3] Maiores dúvidas que ficaram; [4] Comentários. [5] Aprendeu coisas novas. [6] Estuda a antroposofia. Foi usado cópia/cola. Observações e respostas a algumas dúvidas estão indicadas com RESP.; infelizmente tiveram que ser breves.

1. 23/10/23 palestra remota pelo Zoom organizada pelo Instituto Rudolf Steiner e apoio do ramo Sofia da Sociedade Antroposófica no Brasil, ambos de Curitiba. Info: Kátia Sequeira katiamariatudojuntosequeira arr gmail ponto com

  1. [1] 5. [2] Vi que desde a época de Steiner as pessoas usam a mesma maneira de contestar a Antroposofia. Agem de acordo com seus interesses particulares. Podem ser profissionais ou interesses financeiros. Mas eu tenho a impressão que o motivo está no subconsciente delas. Parece que tem medo do espiritual. Não querem saber que todo erro que o ser humano comete, vai um dia cobrar uma correção. No mundo físico, os erros podem ser ocultos mas no mundo espiritual isto não acontece. Nas próximas décadas acho que isso vai ser acentuado, porisso essa palestra deve ficar gravada, pois vai ser muito útil. [3, 4] {Vazios}. [5] Aprendeu coisas novas. [6] Estuda a antroposofia. RESP.: Na minha resenha, não fiz conjecturas sobre interesses particulares da Natália e do Orsi. Eles parecem ser materialistas, e os materialistas têm, sim, medo de qualquer espiritualidade, pois devido às diversas religiões, temem cair em misticismos irracionais. Não sabem que a espiritualidade pode ser conceitual, dirigida para a compreensão. Mas temos que entender que educação escolar e universitária induz, até mesmo força o materialismo; não é fácil alguém que teve essa educação mudar de mentalidade. Minha técnica é mostrar, com argumentos compreensíveis por qualquer pessoa, que o materialismo não se sustenta. Por exemplo, que a física não sabe o que é uma partícula atômica em seu estado natural e jamais saberá.
  2. [1] 5. [2] A afirmação de Steiner contra toda discriminação - ponto muito importante. [3] A metempsicose é princípio básico da Antroposofia? Ela já estava na Teosofia? A reencarnação ocorre apenas entre seres humanos? [4] Vi a palestra toda, mas não pude ficar para o debate. Estou lendo a Filosofia da Liberdade, aos poucos. Concordo com muita coisa. Não concordo com tudo, nem mesmo em Platão ou Leiniz. [5] Sim, relevantes.[6] Estuda a antroposofia. RESP.: Não, a metempsicose, a reencarnação em animais, não faz sentido do ponto de vista da antroposofia pois quem se reencarna é o Eu, o espírito, o que cada ser humano tem de divino, e os animais não têm Eu. Por isso eles não têm pensamento e autoconsciência; limitam-se às sensações (a memória deles é de sensações), e sentimentos ligados ao corpo. Por exemplo, animais não têm sentimentos estéticos. Sobre A Filosofia da Liberdade, veja o capítulo com o essencial dela do livro de Frederick Amrine Deixando a escada para trás -- as raízes filosóficas da Pedagogia Waldorf, e que está em
    www.ime.usp.br/~vwsetzer/Amrine-essencial-da-FidaLi.pdf
    Talvez você possa usar esse capítulo como guia na leitura.
    Escreva-me com o que você não concorda! Steiner descreve extensamente o Platão. Sobre o Leibniz apenas em 2 palestras.
  3. [1] 5. [2] Aprendi que o livro Que bobagem! é cul[?]turalmente falso e contraditório a respeito da Antroposofia. [3] Apenas a questão sobre o que a Dra Pasternak fala a respeito do Rei Arthur e o Castelo dele, acho que foi citado no livro como inexistente, será que existiu? [4] Excelente palestra! Tanto na forma como no conteúdo. Lembrei de um ensinamento de Steiner no GA 223, II, onde ele cita a palavra alemã Gemut, que pelo que entendi, é a Luz da Antroposofia aliada a inteligência! E isso que vi na palestra de ontem, amor a Antroposofia e inteligência por parte do Sr Waldemar. [5] Aprendeu coisas novas relevantes. [6] Estuda a antroposofia. RESP.: Eu não diria falso. Contém inverdades sobre a antroposofia. Segundo Steiner, o Rei Artur é uma figura lendária que representa uma corrente de impulso para a humanidade. Gemüt é uma palavra intraduzível. Dependendo do contexto, pode ser mente, temperamento, e até alma. Steiner empregou essa palavra também na forma Gemütseele, que foi traduzida em meu entender de maneira infeliz por "alma da índole". Eu prefiro usar "alma dos sentimentos". A "alma racional" começa a desenvolver-se na antiga Grécia (por exemplo, na filosofia e na matemática), e ao mesmo tempo a "alma dos sentimentos" no Oriente, como por exemplo com o budismo. SEgundo ele, são dois aspectos da mesma alma. Steiner chama a atenção de que o Cristo uniu as duas correntes, pois fala por imagens, sentimentos para o povo (que ainda não conseguia conceituar) e em conceitos para os discipulos (cujo intelecto ele já tinha desenvolvido), como na Parábola do Semeador (Mateus 13:1-23, Marcos 4:1-20 e Lucas 8:5-15).

Um comentário recebido por WhatApp em 31/10/23: "Valdemar, sua contribuição tão bem contextualizada, clara e objetiva é valiosa como antídoto à falta de informação e de julgamentos obsoletos apresentados pelos autores de um livro repleto de ignorância (no seu verdadeiro sentido da palavra)."