AS NOVAS TECNOLOGIAS,
A 'INTELIGÊNCIA' ARTIFICIAL E A INTELIGÊNCIA CÓSMICA

AVALIAÇÕES DE PARTICIPANTES

Valdemar W. Setzer
Sociedade Antroposófica no Brasil
www.ime.usp.br/~vwsetzer – esta versão: 28/9/19

Nesta página encontram-se em ordem cronológica reversa todas as transcrições (as partes ilegíveis são anotadas com [?]) de avaliações de participantes desta palestra, conforme escreveram, literalmente, no fim da mesma, no One-minute paper, onde são colocadas as respostas aos seguintes itens: [1] Coisa mais importante aprendida; [2] Maior dúvida que ficou; [3] Comentários. Os originais estão à disposição para exame. Respostas a algumas dúvidas e meus comentários são marcados com RESP. Atenção: não há um link para a apresentação desta palestra em ppt pois ela se destina apenas a um público com conhecimentos básicos de antroposofia; no entanto, ela está em meu site e posso enviar o seu endereço pessoalmente por e-mail. Ver a lista de palestras dadas e programadas.

1. 28/9/19, no Festival de Mikhael, no Espaço Cultural Rudolf Steiner da Sociedade Antroposófica no Brasil; apenas alguns participantes preencheram as avaliações. Info: Derblai Sebben drderblai_at-arro.ba gmail.com

  1. [1] Ter consciência do funcionamento dos computadores e inteligência artificial. [2] Se o computador ou inteligência artificial é realmente ruim para o desenvolvimento da humanidade, pois se pensamos nos fertilizantes e alopatia, melhorou de uma certa forma para a humanidade. Também hoje com a internet há uma grande informação e atuação sobre o mundo espiritual. RESP.: Não devemos ignorar o lado bom da tecnologia, mas devemos evitar o lado ruim. Exemplos: 1. Os celulares e tablets estão claramente produzindo dependência (vício), o que significa que eles estão dominando muitas pessoas em lugar de serem dominados por elas. 2. Prestar muita atenção a vídeos e mensagens, e não espalhar as que são falsas. 3. A 'inteligência' artificial está restringindo a individualidade e a liberdade. 4. Usar a Internet para divulgar coisas verdadeiramente espirituais é um bom uso dela.
  2. [1] O mais importante que aprendi foram: como Micael atua, os impulsos micaélicos, como funciona a inteligência artificial. [2] Minha maior dúvida é em relação à inteligência artificial, como empregá-la através do impulso de Micael, porque é uma tendência e realidade mundiais. [3] A palestra foi ótima, maravilhosa muito esclarecedora, um verdadeiro convite à reflexão dos dias de hoje e também a um caminho para cada vez mais irmos ao encontro de Micael. RESP.: Por exemplo, usar a IA para controlar máquinas para o bem, e não controlar seres humanos e tomar decisões sociais. Usar a IA para aumentar a liberdade e a consciência do ser humano, e não para restringi-las.
  3. [3] A ansiedade que você apresenta ao falar causa uma inquietude no ouvinte. Muito bom os comentários que provocam o riso. Mais curta a apresentação sobre o computador e dar mais tempo para a finalização. RESP.: Minha ansiedade deveu-se ao problema do tempo. Acho que a parte de tecnologia foi adequada; achei fundamental explicar, por exemplo, como funciona um computador, e tenho certeza de que muito pouca gente sabia isso. Acho até que devia ter me alongado mais nessa parte, pois várias pessoas não entenderam o que apresentei. Sem saber como funciona uma máquina, e seus efeitos sobre os usuários, não se pode colocá-la em seu devido lugar.
  4. [1] Um monte de coisas principalmente como funciona o PC. [2] Um montão pior ainda Int. Cósmica x Mikhael. [3] Adorei. Precisa fazer + palestra para professores. As nossas crianças estão em grande risco com a IA. RESP.: Os maiores riscos para as crianças está no simples uso de meios eletrônicos (TV, smartphone, computador, tablet). Leia meus artigos, por exemplo o último "Os meios eletrônicos e a educação, no lar e na escola: uma síntese de problemas e recomendações". Estou à disposição para dar palestras. Veja minha lista das programadas e já dadas:
    https://www.ime.usp.br/~vwsetzer/pals/pals-cursos.html
  5. [1] Foi bastante profunda, gostei em especial da parte do Micael. [2] Haveria uma forma de reduzir um pouco a primeira parte, sobre computador? [3] Queria muito te pedir para escrever um artigo sobre a parte do "espírito Micaélico dos nossos tempos". Foi muito especial a profundidade e amplitude do que você trouxe. Penso que mais pessoas poderiam se beneficiar de ler um artigo seu sobre isso. Muito obrigada! RESP.: Uma de minhas intenções foi fazer as pessoas compreenderem o que é um computador, a base de todos os meios eletrônicos modernos, e a 'inteligência' artificial de maior sucesso, o 'aprendizado de máquina'. Por isso não dá para reduzir a primeira parte, a não ser que eu desse uma palestra só sobre Mikhael. Sem uma compreensão de como funcionam as máquinas, não se pode usá-las para o bem.
  6. [3] A parte mais importante da palestra – objetivo – foi prejudicada pelo tempo dispendido nos prolegômenos referente ao funcionamento dos computadores – básico! RESP.: Não, verifiquei que preciso de pelo menos 2 horas para essa palestra.
  7. [1] Caminho do meio. [2] Preciso de ações objetivas para atuar com delicadeza. [3] Adorei! RESP.: Eu diria atuar com liberdade e amor altruísta. Delicadeza é uma consequência.
  8. [1] Cabe a cada indivíduo a decisão de incorporar o espírito Mikhaélico no seu dia a dia. [2] Como caminharmos todos juntos cada qual com sua individualidade. [3] Acredito que a iniciativa www.colmeia.eco.br seja um impulso solar. Parabéns pela palestra, muita gratidão. RESP.: O caminho deveria ser uma comunidade de interesses e de trabalho, preservando a individualidade e a liberdade de cada um. Sim, o Colmeia é uma iniciativa muito positiva.
  9. [3] Acredito que muitos itens importantes sendo apresentados como grande rapidez privilegiam a quantidade de saber, não a qualidade. RESP.: Sim, preciso de pelo menos 2 horas para essa palestra.
  10. [1] Aprendi muito mas teria gostado de você iniciar do final e aprofundar muito mais os últimos tópicos que são muito necessários para este momento do desenvolvimento da humanidade. [3] Gostaria de compartilhar com você um dos filmes de Olavo de Carvalho, em que ele trata sobre Dialética Negativa; eu percebo a reencarnação de Árimã nessa Dialética. Gostaria de ter sua opinião. RESP.: Se você examinar a apresentação, verificará que há uma sequência bem definida; não seria possível falar sobre a tecnologia do ponto de vista mikhaélico sem se entender o que é a tecnologia. Mas eu poderia dar uma palestra só sobre MIkhael, mencionando a tecnologia só de passagem. Quanto a essa tal dialética, vou procurar me informar.
  11. [1] Conhecer o funcionamento da tecnologia/computadores. [2] Como abordar esse tema dentro das escolas? Para educadores e pais? [3] Poderia ter resumido a parte do funcionamento do computador e focado mais na parte de Mikhael, por conta do público presente. Em relação à disponibilização dos slides, repensar para levar informação além da SAB. RESP.: Tenho dado muitas palestras sobre meios eletrônicos e educação, veja em
    https://www.ime.usp.br/~vwsetzer/pals/pals-cursos.html
    Sobre a apresentação a parte sobre Mikhael não cabe para pessoas que não são antropósofas.
  12. [1] A visão global de todo o conteúdo apresentado – mesmo de forma rápida – hoje a compreensão é outra. [2] Como trabalhar para que os conteúdos espirituais possam ser vivos e ganharem a devida importância? [3] Parabéns pela sequência de sua apresentação. RESP.: Se você se refere à divulgação, acho que estamos progredindo bastante no Brasil. Seria muito importante organizar palestras fora do âmbito antroposófico, como a Sociedade fez há muitos anos atrás.
  13. [1] Aprendi de forma bem resumida e objetiva o funcionamento de um computador. Computadores pensam a partir de dados, números. Nunca intuem, nós sim! E sentimos. Esta é a grande diferença. [2] Queria saber mais sobre as reflexões de Valdemar sobre Mikhael. [3] Gostaria que a Sociedade Antroposófica convidasse o Valdemar para dar uma semana de palestras. Cinco dias para falar sobre algum tema. Agradeço de coração a oportunidade. RESP.: Atenção! Computadores não pensam, fazem processamento de dados, simulando nossos pensamentos muito particulares – aqueles que podem ser introduzidos em um computador. Quanto a palestras, é só convidar.
  14. [1] A utilidade da ciência da computação. Seus perigos e sua destruição. [2] Como atuar na educação frente às vantagens e aos perigos da TI? Como conseguir a arte do social frente aos perigos da TI? [3] Essa apresentação é fundamental para atuarmos na arte da trimembração social. É preciso replicá-la em todos os âmbitos antroposóficos e não antroposóficos. Com profunda gratidão. RESP.: Leia meus artigos sobre meios eletrônicos e educação, como o citado na avaliação anterior. Convide-me para dar palestras em escolas. Essa palestra não serve para ambientes sem conhecimentos antroposóficos; a parte de MIkhael teria que er excluída. Quanto à arte do social, para entender a sociedade é preciso primeiramente compreender a constituição dos seres humanos, e a sua meta: desenvolvimento da autoconsciência, da liberdade e do amor altruísta.
  15. [1] A analogia entre Mikhael e o mundo tecnológico. As indicações de referência para futura pesquisa. [2] O que foi dito sobre Mikhael a respeito dele ser o responsável por Lúcifer agir sobre os seres humanos. Pesquisarei o GA 194. [3] Parabéns pelo aprofundamento de sua pesquisa e pela clareza da apresentação. RESP.: Essa questão do Lúcifer é bastante complexa. Nos primórdios da humanidade ele atuava de uma certa maneira (fazendo os seres humanos buscarem prazer, o que os ligou fortemente à matéria, e possibilitando o aparecimento do livre arbítrio). Hoje em dia a atuação é outra, justamente a contrária.