OS MEIOS ELETRÔNICOS E A EDUCAÇÃO:
UMA SÍNTESE DE PROBLEMAS E SOLUÇÕES

Uma palestra de
Valdemar W. Setzer
www.ime.usp.br/~vwsetzer
(Versão de 7/6/20)

Resumo

Problemas. Três argumentos inegáveis: indução ao vício, perigos e liberdade exagerada. Prejuízos para a concentração mental, sobrepeso e obesidade, saúde, sono saudável, dessensibilização social, rendimento escolar, aceleração do desenvolvimento, postura, indução ao consumismo, depressão e medo, autoconsciência e autocontrole, irradiações, criatividade, crença na tecnologia. Recomendações. Crianças e adolescentes, adultos, pais e responsáveis, professores.

Palestra para escolas Waldorf

Quando esta palestra é dada em escolas Waldorf para pais e professores, é acrescentado mais um item sobre os meios e a pedagogia Waldorf e o título muda para

O impacto dos meios eletrônicos na educação, no lar e na escola, e a pedagogia Waldorf: uma síntese de problemas e soluções

e o conteúdo é expandido para abordar brevemente cada um dos problemas causados pelos meios, e cada uma das recomendações de como evitá-los. Além disso é acrescentado um item específico mostrando que os meios eletrônicos prejudicam os resultados da Pedagogia Waldorf; de fato, vão contra ela, justificando por que seu uso não é recomendado pelas escola Waldorf.

Duração ideal: 3 horas, com intervalo; em palestra remota, ela é feita em duas vezes de 1,5 h.

Material necessário presencial: micro e datashow; meia página de papel para a avaliação final (pode ser de rascunho, com o verso impresso).

Avaliação

No fim da palestra os participantes respondem brevemente as seguintes questões: 1. O que aprendi de mais importante? 2. Qual a maior dúvida que ficou? 3. Comentários.

Em palestras remotas há um formulário de avalição para cada palestra, cujo endereço será distribuído.

Ver avaliações desta palestra e congêneres

Títulos alternativos

  • O impacto dos meios eletrônicos na educação, no lar e na escola, e a pedagogia Waldorf: uma síntese
  • O impacto dos meios eletrônicos na educação. O que fazer, em casa e na escola?
  • O impacto dos meios eletrônicos em crianças, adolescentes e adultos. O que fazer?
  • A interferência dos meios eletrônicos nos hábitos de crianças, adolescentes e adultos
  • Os meios eletrônicos no lar e na escola: TV, videogame, computador/Internet. O que fazer?
  • Os meios eletrônicos na educação, no lar e na escola: problemas e propostas
  • O problema do uso de meios eletrônicos por crianças e adolescentes e como lidar com ele

Apresentações em Power Point

Apresentação para públicos gerais

Apresentação para públicos gerais – uma sintese de problemas e recomendações

Apresentação para escolas Waldorf

Apresentação para escolas Waldorf – uma síntese de problemas e recomendações

Livro (esgotado, todos os capítulos estão em meu site)

Setzer, V.W. Meios Eletrônicos e Educação: uma visão alternativa. Coleção Ensaios Transversais No. 10. São Paulo: Editora Escrituras, 3a. ed. 2005.

Artigos

Setzer, V.W. Os meios eletrônicos e a educação, no lar e na escola: uma síntese de problemas e recomendações

Setzer, V.W. Os meios eletrônicos e a educação: televisão, jogo eletrônico e computador

Setzer, V.W. Os efeitos negativos dos meios eletrônicos em crianças e adolescentes, com citação literal de mais de 100 artigos científicos.

Setzer, V.W. Os meios eletrônicos e a pedagogia Waldorf: problemas e soluções.

Setzer, V.W. Os meios eletrônicos e a educação, no lar e na escola: uma síntese de problemas e recomendações

Setzer, V.W. A TV antieducativa