O IMPACTO DOS MEIOS ELETRÔNICOS EM CRIANÇAS, ADOLESCENTES E ADULTOS, NO LAR, NA ESCOLA E NO TRABALHO. O QUE FAZER?

Uma palestra de
Valdemar W. Setzer
www.ime.usp.br/~vwsetzer
(Versão de 26/8/19)

Resumo

Três argumentos definitivos contra o uso da Internet por crianças e adolescentes: o altíssimo risco de criação de dependência, o perigo de predadores e o excesso de liberdade. Outros problemas causados pelos meios, com ênfase em dessensibiliação social, excesso de peso e obesidade, indução ao consumismo, diminuição do rendimento escolar, prejuízo para a criatividade, perda da capacidade de concentração etc. O papel do lar e da escola, e a autoeducação dos adultos. Uma questão fundamental: a verificação de cada aparelho quanto à sua utilidade e forma de utilização educacional, o prejuízo que pode causar e que atitude pais e professores deveriam tomar frente a ele. A necessidade de pausas no uso do computador no trabalho e o que fazer nelas. Enfoque unificado dos três meios, TV, video games e computadores em relação ao pensar, ao sentir e ao querer, permitindo uma comparação original entre suas influências no ser humano, podendo-se verificar que cada um atua primordial e negativamente numa dessas atividades interiores.

Palestra para escolas Waldorf

Quando esta palestra é dada em escolas Waldorf para pais e professores, o título muda para

O impacto dos meios eletrônicos na educação, no lar e na escola, e a pedagogia Waldorf. O que fazer?

ou a mais recente

O impacto dos meios eletrônicos na educação, no lar e na escola, e a pedagogia Waldorf: uma síntese

e o conteúdo é expandido para abordar brevemente cada um dos problemas causados pelos meios, e cada uma das recomendações de como evitá-los. Além disso é acrescentado um item específico mostrando que os meios eletrônicos prejudicam os resultados da Pedagogia Waldorf; de fato, vão contra ela, justificando por que seu uso não é recomendado pelas escola Waldorf.

Duração ideal: 3 horas, com intervalo

Material necessário: micro e datashow; meia página de papel para a avaliação final (pode ser de rascunho, com o verso impresso).

Avaliação

No fim da palestra os participantes respondem brevemente as seguintes questões: 1. O que aprendi de mais importante? 2. Qual a maior dúvida que ficou? 3. Comentários

Ver avaliações desta palestra.

Títulos alternativos

  • O impacto dos meios eletrônicos na educação, no lar e na escola, e a pedagogia Waldorf: uma síntese
  • O impacto dos meios eletrônicos na educação. O que fazer, em casa e na escola?
  • O impacto dos meios eletrônicos em crianças, adolescentes e adultos. O que fazer?
  • A interferência dos meios eletrônicos nos hábitos de crianças, adolescentes e adultos
  • Os meios eletrônicos no lar e na escola: TV, videogame, computador/Internet. O que fazer?
  • Os meios eletrônicos na educação, no lar e na escola: problemas e propostas
  • O problema do uso de meios eletrônicos por crianças e adolescentes e como lidar com ele

Apresentações em Power Point

Apresentação para públicos gerais

Apresentação para públicos gerais – uma sintese de problemas e recomendações

Apresentação para escolas Waldorf

Apresentação para escolas Waldorf – uma síntese de problemas e recomendações

Livro (esgotado, todos os capítulos estão em meu site)

Setzer, V.W. Meios Eletrônicos e Educação: uma visão alternativa. Coleção Ensaios Transversais No. 10. São Paulo: Editora Escrituras, 3a. ed. 2005.

Artigos

Setzer, V.W. Os meios eletrônicos e a educação: televisão, jogo eletrônico e computador , com citação literal de mais de 100 artigos científicos.

Setzer, V.W. Os efeitos negativos dos meios eletrônicos em crianças e adolescentes

Setzer, V.W. Os meios eletrônicos e a pedagogia Waldorf: problemas e soluções.

Setzer, V.W. Os meios eletrônicos e a educação, no lar e na escola: uma síntese de problemas e recomendações

Setzer, V.W. A TV antieducativa