Trecho extraído do site da Sala de Imprensa - Sinpro-Rio. Veja mais info aqui

Personalidade Educacional 2007: Homenagem aos eleitos - Folha Dirigida- (18/09/07)

Em um país como o Brasil, em que a área educacional não é vista com a prioridade que deveria, é recorrente ouvir que os profissionais do setor precisam ter sua importância estratégica reconhecida. O que não significa só proporcionar remuneração digna, mas também resgatar o reconhecimento social que os educadores tiveram décadas atrás.

Uma das oportunidades que a comunidade educacional tem para colocar em prática este reconhecimento é a eleição das Personalidades Educacionais, que, este ano, chega à nona edição. Realizada pela Associação Brasileira de Educação (ABE), Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e pela Folha Dirigida, a eleição tem como objetivo reconhecer e valorizar publicamente a contribuição daqueles que trabalham pela melhoria da qualidade do ensino no país.

Este ano, foram enviadas cédulas para cerca de 4,5 mil educadores, que formam o colégio eleitoral responsável pela eleição das dez personalidades e três instituições que serão homenageadas. Entre os eleitos, estão sindicalistas que atuam na defesa dos direitos dos professores, gestores de instituições privadas de ensino superior do setor público e privado, autoridades e representantes de outros segmentos, o que mostra um pouco da pluralidade característica da própria área de Educação.

A entrega dos títulos ocorrerá no dia 18 de outubro, em solenidade que ocorrerá no Jockey Club do Brasil, no Centro, com a presença de autoridades e personalidades de destaque no cenário educacional do Estado. A promoção é realizada desde 1999. Com os cinco novos eleitos deste ano, são 65 o número de personalidades e instituições que já tiveram o mérito e o trabalho reconhecidos pela comunidade educacional.

Homenageados:

[Segue uma lista de varios homenageados, dentre os quais destacamos:]

NELSON MACULAN FILHO - Reconhecido por sua trajetória no ensino superior --- foi reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e, até 2006, Secretário de Ensino Superior do Ministério da Educação --- o professor Nelson Maculan Filho encarou um novo desafio em 2007. À frente da rede estadual de ensino, comanda a política educacional do estado e uma rede com 1,7 milhão de estudantes em cerca de 1.500 escolas. Secretário que mais mostrou disposição em negociar com representantes de professores e funcionários nos últimos anos, já atendeu a reivindicações da categoria, como efetivação de concursados. Também deve realizar um novo concurso para o magistério este ano, outro anseio dos profissionais de educação.


Last modified: Tue Oct 16 15:39:01 BRST 2007