Re: Problema das moedas? Não entendi nada!

Christian Asmussen writes:
 > Concordo com o Daniel.  Se alguem joga uma moeda dez vezes e tira
 > cara as dez vezes, quando ele jogar a decima primeira vez, a probabilidade
 > de ele tirar cara novamente e de 50 % nao e?

Legal que vocês puseram esta discussão no ar.  De fato, não está nem um
pouquinho claro como o prof. Teoria pode ter alguma estratégia que garanta uma
probabilidade maior que 50% de ele ganhar, já que a moeda é honesta.

Entretanto, é concebível que certos padrões sejam mais "prováveis" que outros
(para ser preciso, tenham a tendência, em média, de aparecer antes de outros).
Vai aqui um exemplo.

Suponha que estamos comparando os padrões A = HH e B = TH.  Suponha que quando
lançamos uma moeda até um destes dois aparecer, lançamos a moeda exatamente 3
vezes, isto é, os dois primeiros lances não deram nem A = HH nem B = TH, mas
no terceiro lance obtivemos um dos padrões A ou B acima.  Nesta situação,
quais dos dois padrões A e B é mais provável de ter aparecido?

Bem, os dois primeiros lances devem ter resultado em TT ou HT (pois devem ser
diferentes de A e B).  Mas se o terceiro lance da nossa moeda resultou em A ou
B, então só pode ser B = TH!

Acho que o exemplo acima mostra que, com padrões com mais de uma letra, a
coisa é mais sutil...

Ele se baseia no que ele aprendeu em MAC310, Matemática Concreta!

A gente vai usar um gerador de números aleatórios para fazer uma verificação
experimental do que ele aprendeu...

Sim!

Boa sorte!

Yoshi