RE: Raiz quadrada e Raiz en-ésima

Ricardo Benedito wrote (on Sunday, 22 Oct 2000, at 18:28:46 -0200):
 > Olá Pessoal.
 >
 > Gostaria de saber como fazer para calcular a raiz quadrada de um número
 > real? Como fazer isso usando a biblioteca math.h?

Existe a funcao sqrt() na biblioteca math.

 > Como fazer isso sem essa biblioteca?

Existem dois metodos simples: um baseado no "Metodo de
Newton" e outro baseado em uma série.  (Na turma 21,
falaremos sobre isto no dia 25/10, quarta-feira.)

 > Como calcular a raiz en-ésima de um número? Eu gostaria de fazer isso na
 > forma z=x^y, por exemplo, z = 25^0.5 = 5.

Em geral, voce pode usar a identidade

  x^y = exp(y ln x),

valida para x > 0.

 > Obrigado. Ah, tem mais uma coisa: como eu posso ficar sabendo quais são as
 > funções suportadas pela biblioteca math.h?

Voce pode usar o sistema de ajuda do lcc.  Outra forma é
olhar em um livro, como o Kernighan & Ritchie (veja o
apendice apropriado).  Ademais, voce pode olhar o arquivo
math.h (disponivel na pagina de nossa disciplina, na entrada
"Material didático").

Boa sorte!  Yoshi