Sonia Setzer
PARSIFAL: UM PRECURSOR DO SER HUMANO MODERNO
São Paulo: Editora Antroposófica, 2008, 349 pp, R$ 46,60

 

 

TEXTOS DA CAPA

CONTRA-CAPA

Relacionar a trajetória de um personagem literário da Idade Média com a vida do ser humano moderno pode parecer, à primeira vista, algo inverossímil; contudo, num metódico e detalhado estudo da famosa narrativa Parsifal, de Wolfram von Eschenbach -- que inspirou Richard Wagner em sua ópera homônima --, Sonia Setzer nos convida aqui a uma inusitada viagem pelos tortuosos caminhos evolutivos do cavaleiro cuja história traduz, com muitos séculos de antecedência, os obstáculos a serem necessariamente vencidos ao se empreender a conquista da plena consciência humana.

ORELHA 1

Escrever sobre o tema 'Parsifal', nome de um personagem singular da literatura medieval cavalheiresca, é um desafio que implica não apenas expor dados de exaustiva pesquisa literária: inclui ainda tecer considerações que auxiliem o leitor no desvendamento de intrigantes metáforas narrativas, bem como de misteriosas correlações entre personagens, lugares e acontecimentos. Entusiasmada pelo assunto -- objeto de suas aulas em escolas Waldorf, que adotam o tema como um destaque diferenciado no currículo do ensino médio --, Sonia Setzer apresenta aqui um minucioso estudo baseado na obra Parsifal, de Wolfram von Eschenbach, indicada por Rudolf Steiner (o fundador da Pedagogia Waldorf) como base para as mencionadas aulas. Destinado a adultos, o livro oferece ao leitor um resumo da obra medieval para, em seguida, passar à análise de sua estrutura -- que, segundo concluiu a autora, reflete fielmente sete fases da vida do personagem principal, além de uma fase inicial relacionada com ascendentes e outra, final, ligada aos descendentes. Para essa marcante trajetória biográfica contribuem personagens decisivos, dentre os quais especialmente Galvão, o cavaleiro que exerce importante papel no caminho evolutivo de Parsifal, trilhando contudo, ele próprio, um caminho diverso. Nessa diferença reside grande parte das considerações aqui expostas: Galvão, o cavaleiro da corte de Artur; Parsifal, o cavaleiro da Comunidade do Graal, escopo ideal da humanidade moderna.

ORELHA 2

Nascida em São Paulo, Sonia Setzer formou--se em Medicina pela USP, especializando--se posteriormente em Medicina Antroposófica em Arlesheim, Suíça. Atuando na área de Clínica Médica, de 1972 a 1999 exerceu atividade como médica escolar na Escola Waldorf Rudolf Steiner de São Paulo. De 1991 a 1999 foi presidente da Associação Brasileira de Medicina Antroposófica (ABMA). Nos últimos anos vem atuando principalmente como docente nas áreas de Medicina Antroposófica e Pedagogia Waldorf. No âmbito literário, há longo tempo vem realizando traduções da obra de Rudolf Steiner e de outros autores antroposóficos. Em 1990 Sonia Setzer foi convidada a assumir o tema 'Parsifal' em aulas para os alunos da escola acima citada. Desde então tem-se aprofundado nesse tema e ministrado muitos outros cursos a respeito, tanto em escolas congêneres quanto em seminários para formação de professores Waldorf, e também junto a outros grupos interessados.

 

ILUSTRAÇÕES

A capa e mais 7 ilustrações coloridas são fotos de quadros de Luzius Zaeslin, que acompanhou a autora em inúmeros cursos, dando a intensa parte artística.


Veja também o capítulo Introdução