UM SISTEMA PARA GESTÃO DE COMPETÊNCIAS: OS CASOS PROMON E PRODESP
UMA APLICAÇÃO DA GESTÃO DE CONHECIMENTOS

Valdemar Setzer
vwsetzer@ime.usp.br - www.ime.usp.br/~vwsetzer

Nesta palestra definimos o que vem a ser Dado e caracterizamos Informação, Conhecimento e Competência. Mostramos que Competência refere-se à confluência de uma Área de Conhecimento com uma Habilidade. Isso leva a uma representação matricial das competências de profissionais, bem como das requeridas por equipes de projetos e por cargos. Nas células dessa Matriz de Competências são representados graus de Informação, Conhecimento e de Competência. Apresentamos a matriz que está em uso na PROMON, que contém cerca de 150 áreas de conhecimento em T.I., bem como as matrizes que projetamos para a PRODESP, que além de T.I envolvem áreas gerais (como conhecimentos jurídicos), sistemas e formação.

É feita a demonstração de um sistema simples desenvolvido na PROMON em Excel com macros em VB e VBA, que possibilita o levantamento e atualização das competências de profissionais, bem como a seleção dos que preenchem requisitos de competência de sub-equipes ou cargos. O sistema também permite que se faça um levantamento de quais competências não são detidas pelos profissionais, e quantos detêm uma competência, em cada área e habilidade, acima de um nível especificado. Relatamos a experiência de levantar as competências de profissionais de T.I. da PROMON, mostrando exemplos de matrizes. Demonstramos também algumas das características do sistema, bem mais amplo e flexível, que estamos implementando na PRODESP, usando Delphi sobre Oracle.

Finalmente, discorremos sobre as características de um Centro de Competências e os problemas sociais que podem advir de sua organização.


Material necessário: retroprojetor ou, idealmente, micro com Excel, Power Point e projetor de vídeo.

Referência: Ver artigo em www.ime.usp.br/~vwsetzer/datagrama.html

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