Desempenho de discos


[Home] [Dissertação] [Biba] [Linux] [Conjugue] [br.ispell] [axw3] [uplink]

Pode-se ter uma idéia do desempenho de um disco no Linux através do comando hdparm, que serve também para muitas outras coisas. Por exemplo:

# hdparm -t /dev/hda

É comum em máquinas recentes (96,7) conseguir-se desempenho de 3 a 7 megabytes por segundo na leitura de discos IDE. O desempenho nesse caso depende tanto do disco quanto da controladora (e da sua configuração no CMOS), e do driver de software. Controladoras antigas SIDE ISA darão desempenho nitidamente inferior, entretanto existem no mercado controladoras ISA bem mais aprimoradas, se você precisar disso.

Considerando que o velho Quantum 52AT que mantenho em operação contínua apresenta desempenho de 0.7 megabytes por segundo, vê-se que nos últimos seis anos os winchesters do mercado melhoraram cerca de dez vezes o desempenho.

Controladoras IDE onboard, mesmo que sejam ISA, conseguem resultados bons. Por vezes são implementadas com chipsets com suporte específico no Linux, como o ali14xx ou o Triton. O efeito mais notável disso é a diminuição da taxa com que a CPU é interrompida pela controladora, melhorando significativamente o desempenho overall e evitando problemas na comunicação serial, crítica por exemplo num servidor ppp.

Controladoras IDE embutidas em placas de som via de regra possuem limitações inesperadas, como a incapacidade de controlar drivers mais rápidos que o original. Também nunca consegui usá-las para controlar winchesters.

Os melhores resultados que já obtive pessoalmente com discos scsi estão em torno de 4 megabytes por segundo, com controladoras PCI. Controladoras ISA apresentam desempenho proporcional ao clock externo da CPU (por exemplo 0.7 mb/s num 486 contra 1.4 mb/s num Pentium, clocks externos respectivamente 33 e 66 MHZ), fenômeno cuja explicação desconheço.

Usando a porta paralela (zip drive), nunca consegui taxas melhores que 130 kb/s, o que corresponde a pouco menos de um cdrom single-speed (150 kb/s). Aparentemente entretanto deve ser possível obter taxas mais altas. A HP vende CD-Writers com um cabo parallel-to-scsi. Um CD-Writer operando em single speed necessita ser alimentado com pelo menos 150 kb/s, e esse da HP talvez suporte até 2x mesmo com uma porta paralela bidirecional comum (que não suporte modos EPP ou ECP).

NOTA: os drivers mais recentes de ppa para o linux conseguem algo em torno de 300 kbytes/s.