O propósito do Trabalho PCoC é fazer uma ligação entre o que você aprende na disciplina e sua futura prática como professor de Matemática na escola básica. Idealmente, o trabalho deve conter uma parte com argumentos com o grau de rigor e profundidade usados na disciplina e uma parte com reflexões sobre como o assunto deve ser ensinado na escola básica, ou mesmo algo mais específico, como por exemplo, um plano de aula ou uma proposta de atividade didática.

O trabalho pode ser entregue em papel ou em vídeo.

O trabalho deve ser apresentado em aula, com a participação de todos os membros da equipe. Cada apresentação deve durar pelo menos 15 minutos. Havendo disponibilidade de tempo, ela pode durar mais. Caso não seja possível fazer todas as apresentaçães durante as aulas, poderemos marcar aulas extras, até mesmo após o final do semestre letivo, se for necessáo e se a equipe toda concordar.

Sugestões de tópicos

1) O ensino de congruência de triângulos na escola básica e como ele relaciona com o conteúdo programático desta disciplina.

2) Como as definições e proposições do Livro I dos Elementos ainda influenciam, ou poderiam influenciar, o ensino de matemática na escola básica.

3) A ``demonstração'' de Legendre do Quinto Postulado (sugestão de leitura: Ávila, RPM).

4) O professor Francisco Rui compilou uma lista (veja aqui) de artigos da Revista do Professor de Matemática que podem embasar trabalhos de prática como componente curricular desta disciplina.