Primeira rede local do IME-USP (1993)

A primeira rede local do IME-USP ligando estações de trabalho e micros 286 foi instalada em 1993, com financiamento através de um auxílio, coordenado por Siang Wun Song, concedido pela FAPESP. A tecnologia de então era cabo coaxial, com uma limitação de alcance de 180 metros.

A figura abaixo mostra quatro ramos de cabos coaxiais - preto, azul, vermelho e verde.

A figura seguinte mostra as anotações da época contendo as salas de docentes onde havia microcomputadores. O projeto era completamente ad hoc. O cabo coaxial somente entrava numa sala onde havia um microcomputador instalado, dificultando a expansão. Os funcionários de Serviços Gerais do IME-USP ajudaram na instalação dos cabos coaxiais. A conexão do cabo coaxial a cada microcomputador foi feita por Siang Wun Song e o Analista de Sistemas Airton. Note as anotações (entre parêntesis) indicando a posição do micro na sala, se no centro da sala, perto da porta ou perto da janela (isso mudava o comprimento dos cabos coaxiais necessários). Lembre-se do limite de 180 metros em cada ramo.

Os cálculos nas margins da primeira figura foram feitos para calcular o comprimento de cada ramo. A figura seguinte mostra os comprimentos totais de cada ramo (vermelho, verde, azul) que foram, respectivamente, 177,20 m, 179,10 m e 177,90 m.

Finalmente, a figura seguinte (feita em 1993) mostra os micros existentes nas salas dos docentes do segundo andar.

Em conclusão, foi um trabalho quick-and-dirty mas que funcionou. O projeto pouco estruturado foi um verdadeiro contra-exemplo do que o aluno não deve fazer num projeto. (Faça o que eu digo; não faça o que eu faço :-).


Last modified: Thu Sep 4 14:59:05 BRT 2014