http://www.ime.usp.br/~song/diretor/predio4.html

Reinício da obra para concluir o Bloco C do IME

Um histórico

Numa reportagem do Jornal da USP - Ano XIV no. 484 de 30 de agosto a 05 de setembro de 1999, anunciava-se a prioridade dada para a conclusão da obra do Bloco C do IME. Mencionava-se uma contrapartida do IME para essa etapa derradeira, através de uma verba de um Projeto Pronex.

Em outubro de 1999 a Reitoria aprovou o reinício da obra do Bloco C do IME, repassando ao FUNDUSP uma parcela de verba para essa finalidade. O uso da verba do Projeto Pronex, entretanto, não prosperou, após discussão em duas reuniões do CTA, com a retirada da proposta pelo grupo.

O IME irá então viabilizar a conclusão da obra com seus recursos próprios e, ao mesmo tempo, procurará obter recursos da universidade no próximo ano.

Busca de mais recursos

Um documento está sendo preparado para ser apreciado pela Congregação e enviado ao M. Reitor, com justificativas principalmente para concluir o Bloco C e se possível também para iniciar um novo bloco.

Licitação iniciada

A licitação para a construção das duas torres do Bloco C foi iniciada em meados de outubro, com a abertura dos envelopes em 4/novembro/1999. (A obra será reiniciada em 24 de janeiro de 2000.)

Uma segunda licitação

Serão feitas duas licitações para a conclusão do Bloco C. A segunda licitação dependerá da viabilização de recursos (próprios do IME ou da universidade). O prazo otimista para a conclusão da obra será no final de 2000.

O projeto do Bloco C

O Bloco C terá o seguinte aspecto (fonte: FUNDUSP):

Torres

Serão duas torres, uma em cada lado do bloco. Uma das torres (a da direira na figura acima) conterá a escadaria e espaço para elevador (não incluído na licitação). A outra torre conterá, em cada pavimento, os sanitários e duas salas pequenas (para copa, depósito, etc).

Está prevista, mas não será ainda licitada, uma passarela ligando os dois pavimentos superiores do Bloco C e do Bloco B. (A passarela pode ser vista na figura acima, no fundo.)

Pavimento térreo

Serão três pavimentos, cada um com uma área útil de 300 metros quadrados, sem contar a área das duas torres.

O pavimento térreo conterá um anfiteatro de 60 lugares, distribuídos em 3 degraus, e quatro salas de tamanho 3,60 x 3,60 cada. As duas figuras abaixo foram preparadas por Siang procurando guardar as proporções corretas.

Os dois pavimentos superiores

Cada um dos pavimentos superiores terá 12 salas de tamanho 3,60 x 3,60.

O 2.o pavimento é idêntico ao 1.o pavimento.

Siang W. Song
9 de novembro de 1999


Retorne à homepage da diretoria do IME/USP

Last modified: Wed Oct 18 11:17:27 BRDT 2000