UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA
RELATÓRIO DE GESTÃO
1998 - 2001
1. APRESENTAÇÃO
2. PESQUISA
3. PUBLICAÇÕES
4. ENSINO
6. EVENTOS
8. ORÇAMENTO
Cumpre-me o dever de, ao terminar o mandato como diretor desta unidade, prestar contas das principais realizações ocorridas nestes quatro anos. O relatório consolida as ações realizadas e seu registro não somente é importante para a história da instituição, como também para facilitar a transmissão do conhecimento acumulado.
Trata-se naturalmente de uma obra coletiva, realizada com o apoio dos professores, funcionários e estudantes desta unidade. A todos desejo externar a minha gratidão.
São Paulo, 24 de fevereiro de 2002
Siang Wun Song
Diretor
40 grupos de pesquisa em atividade produzem pesquisa de qualidade internacional. Destacamos, entre outros, 5 projetos do Programa de Apoio a Núcleos de Excelência do Ministério da Ciência e Tecnologia (Pronex), 2 projetos NSF/CNPq, 9 projetos temáticos da FAPESP, 2 projetos de cooperação tecnológica (Olivetti do Brasil e Secretaria da Fazenda) e 3 projetos aprovados no Edital 01/2000 do CNPq. Foram criados o Núcleo de Pesquisa em Bioinformática (BIOINFO-USP) e o Núcleo de Apoio à Pesquisa em Modelagem Estocástica e Complexidade (NUMEC-USP).
Além de diversos seminários e conferências, foram realizados eventos científicos, tais como
Tivemos vários docentes premiados: o Prof. Paulo Domingos Cordaro e o Prof. Yoshiharu Kohayakawa tomaram posse como membros titulares da Academia Brasileira de Ciências; o Prof. Chaim Samuel Hönig e o Prof. Paulo Domingos Cordaro foram admitidos na Ordem Nacional do Mérito Científico na categoria de Comendador - Área de Ciências Matemáticas, juntando-se ao Prof. Jorge Manuel Sotomayor Tello e o Prof. Imre Simon, ambos na categoria de Grã-Cruz, que já estavam na Ordem; o Prof. Pablo Augusto Ferrari, Professor Titular do Departamento de Estatística, recebeu o Prêmio Guggenhein Latin American and Caribbean Felowship awards 1999 concedido pela John Simon Guggenhein Memorial Foudation a trinta e quatro dos mais destacados artistas, educadores e cientistas da América Latina e do Caribe; os Professores Pablo Augusto Ferrari, Antonio Galves, Daniel Bauman Henry, Jorge Manuel Sotomayor Tello, Wagner de Souza Borges, Imre Simon, foram citados respectivamente em 4o, 16o, 23o, 24o, 25o e 30o lugares na área de Matemática e professor Frank Michael Forger em 113o lugar na área de Física, no levantamento do Jornal "Folha de São Paulo", publicado em 12.09.1999, que apontou os 494 cientistas do Brasil com maior influência na pesquisa mundial. De acordo com essa pesquisa, o IME está em segundo lugar em número de pesquisadores de destaque em Matemática; o Prof. Siang W. Song recebeu o Prêmio Newton Faller da Sociedade Brasileira de Computação em reconhecimento ao trabalho junto à comunidade brasileira da área de computação; durante a 9a Escola de Séries Temporais e Econometria, o Prof. Pedro A. Morettin foi homenageado por suas contribuições a Estatística no Brasil, em especial à área de Series Temporais.
Foi aprovado no Programa FapLivro o projeto do IME com a concessão de US$ 54.000 para a importação de livros.
1998 |
1999 |
2000 |
2001 |
|
Artigos Publicados/Livros/Cap. de Livros |
116 |
119 |
85 |
160 |
Artigos em Atas de Reuniões Científicas |
115 |
54 |
70 |
55 |
Relatórios Técnicos |
83 |
83 |
63 |
59 |
Outros (Teses) |
13 |
14 |
14 |
18 |
O IME, uma Unidade de porte médio, considerando-se o número de alunos de graduação matriculados em seus diversos cursos, é, no entanto, uma das maiores Unidades de serviço da USP. Atende a cerca de 14500 alunos-disciplina, o que corresponde a uma unidade com cerca de 3000 alunos de graduação.
Destacamos a participação de vários docentes nos projetos da Pró-Reitoria de Graduação; de alunos no projeto piloto de matrícula via Web e a apresentação de projetos visando a melhoria da qualidade das disciplinas.
Alunos de graduação e pós-graduação do Dep. de Ciência da Computação são bicampeões Latino-americanos no 25o Concurso de Programação da ACM e receberam medalha de bronze na competição final realizada no Canadá onde participaram 64 equipes escolhidas de um total de 2.700 equipes participantes.
Em 2001 foi aprovada a criação do Bacharelado em Matemática Aplicada e Computacional - Noturno, que terá início em 2002.
O seguinte ponto merece tambem destaque. Notou-se um aumento de 50% no número de formandos em nossos cursos.
Em reconhecimento ao seu desempenho didático, o Prof. Pedro Luiz Fagundes do Departamento de Matemática do IME, recebeu a medalha "Paula Souza" da Escola Politécnica e o Prof. Henrique Panzarelli foi eleito o melhor docente da turma 2 do Curso de Adminstração da FEA em 2001.
Foi criado o Mestrado Profissionalizante Modelagem Matematica em Financas, de responsabilidade conjunta IME/FEA.
Foram elaborados pela Comissão de Pós-Graduação o Regimento de Pós-Graduação do IME e o catálogo de Pós-Graduação.
Na avaliação trienal de cursos feita em 2001 pela CAPES nossos cursos receberam os seguintes conceitos: Ciência da Computação e Matemática Aplicada - conceito 5; Matemática - conceito 6 e Estatística conceito 7.
GRADUAÇÃO
Alunos Matriculados
CURSO |
1998 |
1999 |
2000 |
2001 |
||||
1o. S |
2o. S |
1o. S |
2o. S |
1o. S |
2o. S |
1o. S |
2o. S |
|
Ciclo Básico |
73 |
63 |
56 |
42 |
75 |
68 |
121 |
106 |
Licenciatura Diurno |
679 |
610 |
205 |
211 |
207 |
195 |
219 |
207 |
Licenciatura Noturno |
427 |
442 |
425 |
383 |
439 |
414 |
||
Bach. Matemática |
67 |
61 |
56 |
59 |
48 |
46 |
46 |
46 |
Bach. Matemática Aplicada<= /FONT> |
37 |
33 |
30 |
27 |
28 |
26 |
31 |
30 |
Bach. Estatística |
64 |
59 |
68 |
68 |
76 |
75 |
88 |
84 |
Bach. Ciência da Computa&cc= edil;ão |
291 |
277 |
279 |
281 |
280 |
276 |
282 |
280 |
Alunos-Disciplinas do IME
1998 |
1999 |
2000 |
2001 |
||||
1o. S |
2o. S |
1o. S |
2o. S |
1o. S |
2o. S |
1o. S |
2o. S |
4057 |
2944 |
3146 |
3896 |
4049 |
5279 |
4369 |
4061 |
ALUNOS-DISCIPLINAS DE OUTRAS UNIDADES
DEPARTAMENTO |
1998 |
1999 |
2000 |
2001 |
||||
1o. S |
2o. S |
1o. S |
2o. S |
1o. S |
2o. S |
1o. S |
2o. S |
|
MAT |
5601 |
3701 |
5807 |
4715 |
6422 |
5324 |
7315 |
6014 |
MAP |
453 |
840 |
426 |
1034 |
325 |
1429 |
390 |
1007 |
MAE |
1499 |
1300 |
1623 |
1396 |
1533 |
1358 |
1359 |
1209 |
MAC |
1713 |
490 |
1573 |
597 |
1927 |
593 |
1806 |
547 |
ALUNOS FORMADOS
CURSO |
1998 |
1999 |
2000 |
2001 |
||||
1o. S |
2o. S |
1o. S |
2o. S |
1o. S |
2o. S |
1o. S |
2o. S |
|
Licenciatura |
6 |
98 |
22 |
76 |
17 |
53 |
15 |
58 |
Bach. Matemática |
4 |
7 |
3 |
5 |
5 |
4 |
1 |
5 |
Bach. Matemática Aplicada |
1 |
2 |
0 |
2 |
1 |
0 |
0 |
2 |
Bach. Estatística |
4 |
15 |
2 |
12 |
2 |
8 |
3 |
6 |
Bach. C. Computação |
3 |
60 |
15 |
47 |
16 |
37 |
17 |
45 |
PÓS-GRADUAÇÃO
PROGRAMA DE MESTRADO
1998 |
1999 |
2000 |
2001 |
|||||
MATRÍCULAS |
1o. S |
2o. S |
1o. S |
2o. S |
1o. S |
2o. S |
1o. S |
2o. S |
Alunos matriculados |
117 |
125 |
211 |
206 |
214 |
199 |
209 |
193 |
Alunos Integrados |
39 |
20 |
55 |
15 |
62 |
18 |
53 |
21 |
EXAMES DE QUALIFICAÇÃO |
||||||||
Alunos inscritos |
6 |
5 |
07 |
03 |
8 |
6 |
12 |
7 |
Alunos aprovados |
6 |
5 |
07 |
03 |
8 |
6 |
12 |
7 |
MESTRADOS REALIZADOS |
18 |
16 |
13 |
04 |
17 |
17 |
24 |
4 |
DISCIPLINAS MINISTRADAS |
35 |
33 |
47 |
45 |
52 |
52 |
52 |
48 |
NÚMERO DE DOCENTES |
146 |
168 |
172 |
167 |
166 |
166 |
166 |
166 |
PROGRAMA DE DOUTORADO
1998 |
1999 |
2000 |
2001 |
|||||
MATRÍCULAS |
1o. S |
2o. S |
1o. S |
2o. S |
1o. S |
2o. S |
1o. S |
2o. S |
Alunos matriculados |
90 |
111 |
144 |
144 |
148 |
151 |
153 |
155 |
Alunos Integrados |
10 |
06 |
20 |
10 |
30 |
10 |
26 |
11 |
EXAMES DE QUALIFICAÇÃO |
||||||||
Alunos inscritos |
15 |
08 |
7 |
10 |
10 |
4 |
8 |
5 |
Alunos aprovados |
15 |
08 |
7 |
10 |
10 |
4 |
8 |
5 |
DOUTORADOS REALIZADOS |
05 |
07 |
7 |
7 |
8 |
11 |
7 |
3 |
DISCIPLINAS MINISTRADAS |
12 |
15 |
47 |
45 |
52 |
52 |
52 |
48 |
SEMINÁRIOS |
33 |
34 |
37 |
40 |
36 |
36 |
49 |
38 |
CURSOS DE APERFEIÇOMENTO/ ESPECIALIZAÇÃO
1998 |
1999 |
2000 |
2001 |
|||||
1o. S |
2o. S |
1o. S |
2o. S |
1o. S |
2o. S |
1o. S |
2o. S |
|
Matrículas |
32 |
19 |
39 |
54 |
36 |
32 |
5 |
3 |
Disciplinas Ministradas |
11 |
08 |
10 |
7 |
11 |
11 |
3 |
2 |
O Programa de Verão continuou em vigor, recebendo apoio do CNPq e oferecendo disciplinas de divulgação, aperfeiçoamento, especialização e pós-graduação em matemática, estatística e computação, nas quais matricularam-se universitários do Brasil e do exterior, principalmente da América Latina, alunos do 2o grau, profissionais de várias especialidades, professores da rede pública e do 3o grau.
1998 27o |
1999 28o |
2000 29o |
2001 30o |
|
Disciplinas ministradas |
22 |
13 |
21 |
30 |
Docentes envolvidos |
20 |
15 |
23 |
28 |
Alunos matriculados |
714 |
964 |
1238 |
1216 |
Três programas regulares de extensão universitária atendem a dezenas de alunos por semestre:
1998 |
1999 |
2000 |
2001 |
|||||
1o. S |
2o. S |
1o. S |
2o. S |
1o. S |
2o. S |
1o. S |
2o. S |
|
Aperfeiçoamento e Especialização em Matemática |
161 |
104 |
117 |
105 |
105 |
85 |
78 |
84 |
Aperfeiçoamento em Estatística |
24 |
22 |
43 |
53 |
49 |
67 |
65 |
74 |
Universidade aberta à 3a. Idade |
9 |
6 |
11 |
13 |
36 |
31 |
10 |
11 |
Tivemos várias apresentações musicais e ciclos de palestras no Projeto "Quartas Culturais". Participamos do "Seminário de Cultura e Extensão 2001 - Diálogo com a Sociedade" e dos Projetos Universidade e as Profissões e Universidade Solidária.
Destaca-se ainda a formação do Grupo Teatral QuIMEra liderado pela Professora Yolanda Gentileza com várias apresentações realizadas.
O IME prestou os seguintes serviços através de seus 4 Centros:
CAEM
1998 |
1999 |
2000 |
2001 |
|
OFICINAS |
||||
Disciplinas ministradas |
45 |
28 |
40 |
56 |
Docentes envolvidos |
18 |
10 |
02 |
66 |
Professores matriculados |
1147 |
840 |
815 |
1291 |
CURSOS DE APERFEIÇOAMENTO |
||||
Disciplinas ministradas |
15 |
- |
10 |
|
Monitores envolvidos |
16 |
- |
8 |
|
Alunos matriculados |
450 |
- |
372 |
|
CURSOS DE EXTENSÃO |
||||
Disciplinas ministradas |
- |
11 |
11 |
- |
Docentes envolvidos |
- |
8 |
8 |
- |
Alunos matriculados |
- |
211 |
211 |
- |
ATENDIMENTO PARA CONSULTA DE MATERIAIS |
740 |
584 |
1480 |
CEA
1998 |
1999 |
2000 |
2001 |
|
PESSOAL |
||||
Docentes envolvidos |
16 |
29 |
30 |
29 |
Alunos |
- |
23 |
26 |
21 |
Auxiliares: |
1 |
2 |
- |
- |
CONSULTAS/ASSESSORIAS ESTATÍSTICAS |
||||
Monografias (Mestrado) |
||||
Consultas |
18 |
17 |
7 |
10 |
Projetos |
11 |
5 |
7 |
|
Teses de Doutorado |
||||
Consultas |
5 |
4 |
12 |
14 |
Projetos |
5 |
8 |
10 |
|
Teses de Livre-Docência |
||||
Consultas |
1 |
- |
- |
- |
Projetos |
- |
- |
- |
|
Pesquisas científicas |
||||
Consultas |
1 |
- |
3 |
2 |
Projetos |
- |
5 |
1 |
|
Publicações |
||||
Consultas |
4 |
7 |
9 |
4 |
Projetos |
7 |
6 |
3 |
|
RELATÓRIOS DE ANÁLISE ESTATÍSTICA |
16 |
23 |
24 |
21 |
ENTREVISTAS DE PLANEJAMENTO E ANÁLISE DE DADOS |
- |
28 |
31 |
30 |
Conferências |
6 |
1 |
6 |
5 |
CEC
Além das atividades usuais do Centro de Ensino de Computaçao (CEC), um ponto que merece destaque é a participação do CEC no Programa Avizinhar da USP. Vários cursos foram realizados dentro do Projeto Avizinhar e do Projeto Capacitaçao Solidária para atender a população mais carente. Estes cursos foram co-coordenados pela CECAE e visam a capacitaçao em informática, digitaçao e técnicas de escritório. Os participantes eram na sua maioria adolescentes e adultos carentes, das comunidades São Remo e São Patrício.
1998 |
1999 |
2000 |
2001 |
|
CURSOS |
||||
Disciplinas ministradas |
10 |
17 |
17 |
14 |
Docentes envolvidos |
2 |
2 |
2 |
2 |
Alunos matriculados |
3689 |
1474 |
1376 |
1325 |
Horas/aula ministradas |
3960 |
1829 |
1829 |
1800 |
PARTICIPAÇÃO EM PROJETOS |
||||
1) Avizinhar |
||||
Carga horária total: |
90 |
300 |
300 |
- |
Quantidade de Turmas: |
1 |
3 |
3 |
- |
Alunos matriculados |
43 |
115 |
105 |
- |
2) Capacitação Solidária |
- |
|||
Carga horária total |
600 |
600 |
- |
|
Quantidade de Turmas |
1 |
1 |
- |
|
Alunos matriculados |
30 |
30 |
- |
|
3) PEC-USP |
||||
Carga horária total |
2370 |
- |
420 |
- |
Alunos matriculados |
1185 |
- |
443 |
- |
CEMCAP
Este Centro concluiu diversos projetos, trabalhando junto a empresas e entidades interessadas em matemática e computação aplicadas, e já tem vários outros em andamento.
Foram realizados, durante estes quatro anos, vários eventos.
Homenagem póstuma ao Prof. Seiji Hariki seguida de plantação de uma árvore no jardim entre os Blocos A e B do IME; Homenagem póstuma à Profa. Carmen Silvia Cardassi, com a presença de vários docentes e da família. Com o patrocínio dos cursos de Verão, foi adquirida uma obra de arte, a estátua intitulada Pássaro Rebelde, que foi colocada no Auditório "L.H. Jacy Monteiro", para lembrar a tão querida professora.
Registramos tambem com pesar o falecimento do Assistente Tecnico para Assuntos Academicos, Sr. Jose Hugo Bussab.Em 20 de março de 2001, foi realizado um Café Acadêmico, para comemorar a aprovação, pelo Conselho de Graduação, da criação de nosso novo curso, o Bacharelado em Matemática Aplicada e Computacional Noturno, contando com a presença da Pró-Reitora de Graduação, de Diretores das Unidades participantes do curso e de Docentes do IME.
Uma sessão especial da Academia Brasileira de Ciências, realizada no período de 7 a 9 de maio de 2001, homenageou o Professor Maurício Peixoto, por seu octagésimo aniversário.
No dia 10 de maio de 2001, tivemos um coquetel em homenagem aos 70 anos da Professora Iracema Martin Bund, que, como os Professores Chaim Samuel Hönig e Elza Furtado Gomide, aposentou-se pela Compulsória.
Inauguramos a sala Prof. Benedito Castrucci, em 26 de setembro, na Biblioteca Carlos Benjamin de Lyra, onde ficarão obras doadas pela família Castrucci e obras raras pertencentes ao IME.
Dando continuidade as atividades do Programa Permanente de Qualidade e Produtividade, tivemos um café da manhã de integração entre docentes e funcionários e um ciclo de palestras que abordou temas como stress, saúde, atividade física e qualidade de vida, relações interpessoais no trabalho, registrando a presença de um grande número de membros da comunidade IME.
No encerramento das atividades do Programa de Qualidade, em 2001, inauguramos mais uma sala Pró-Aluno, com a realização de um café da manhã, registrando a presença da Pró-Reitora de Graduação, de membros do Conselho Diretor do Programa Pró-Aluno, palestrantes, docentes, funcionários e alunos.
Incrementamos programas de treinamento e aperfeiçoamento do pessoal com a ministração de diversos cursos para funcionários, incluindo cursos de inglês, espanhol e francês.
Esforço considerável foi despendido nos serviços de manutenção e reformas de instalações civis, hidráulicas, elétricas e de equipamento, tais como
Destaca-se ainda a construção do Bloco C, em fase de conclusão, com verba da USP, e aprovação de sua expansão, com verba concedida pela Pró-Reitoria de Pesquisa e por Núcleos de Excelência sediados no IME, para utilização pelo "Núcleo de Modelagem Estocástica e Complexidade", constituído junto à Pró-Reitoria de Pesquisa e composto por docentes deste Instituto.
No que diz respeito à Informática, destacamos
A Comissão de Informática participou da elaboração, assim como da execução, de uma política científica e administrativa para as instalações computacionais de que o Instituto dispõe. Organizou e submeteu diversos projetos de pesquisa em que equipamentos computacionais foram requeridos. Nossa rede conta com 12 servidores, 120 estações de trabalho, 40 X-terminais, e 280 micro computadores. O número de usuários da rede é de aproximadamente 240 docentes, 300 alunos de pós-graduação, 80 alunos de graduação incluídos em projetos especiais, 90 funcionários, e um número variado de pesquisadores.
No início de 2001, criou-se a lista denominada ouvidor at ime. usp. br, usada para relato de problemas no IME. O email enviado ao ouvidor é automaticamente distribuído ao diretor, à secretária do diretor e aos assistentes técnicos (administrativo e acadêmico). A lista mostrou-se útli e vem servindo como canal de comunicacao direto e agil entre os usuarios do IME e a sua Administracao.
Uma página da diretoria na Internet, instalada no início da gestão, mostrou-se de extrema valia para a ágil divulgação de informações de interesse. Um total de 14.064acessos foram registrados desde 5/fevereiro/1998 a 24/fevereiro/2002.
Foram preparados e submetidos dois projetos dentro do Programa Infra-Estrutura IV da FAPESP, um no módulo Infraestrutura Geral e outro no módulo Biblioteca. Infelizmente nenhum dos dois projetos obteve prioridade suficiente para ser atendido.
Várias sindicâncias foram realizadas e concluídas nesses 4 anos, para apurar indício de fraude em uma prova de graduação, furtos de equipamentos do patrimonio do IME, como câmera digital de vídeo, aparelho de vídeo cassete, tela de projeção, notebbok e retirada não autorizada e um datashow. Os relatórios de sindicância dos dois últimos (notebook e datashow) estão na Consultoria Jurídica. As medidas adotadas incluem a instalação de câmeras de segurança no térreo do Bloco A, na entrada do Bloco B, na parte próxima à tesouraria do Bloco A, instalação de alarme na sala de áudio-visual e CEC, instalação e/ou reforço de grades em janelas de várias salas.
Dois processos de sindicância encontram-se em andamento, um referente ao furto de um notebook e outro relativo a apuração de eventuais irregularidades administrativas.
A pedido do IME foi realizada em 2000 uma auditoria externa. O relatório registra várias irregularidades tanto na parte organizacional (estrutura acadêmica do Instituto) como na parte administrativa. Em vista das recomendações dessa auditoria foram adotadas medidas visando melhorar os procedimentos administrativos. Um relatório foi entregue no final da gestão ao Gabinete do Reitor, como resposta e esclarecimentos sobre as medidas adotadas.
O orçamento do IME é constituído de uma dotação básica mais vários itens de recursos adicionais como desempenho acadêmico (ver abaixo), treinamento, manutenção predial, segurança, informática. A soma da dotação básica mais os itens diversos constitui-se o orçamento do IME. A tabela seguinte mostra os orçamentos do IME ao longo desses 4 anos.
Ano | Orçamento IME |
1998 | R$ 518.848 |
1999 | R$ 476.709 |
2000 | R$ 597.735 |
2001 | R$ 772.596 |
Além dessa dotação básica e os itens de recursos específicos mencionados acima, o IME ainda dispõe de recursos provenientes de projetos especiais obtidos por docentes junto a órgão da USP, como por exemplo Pró-Reitoria de Pesquisa (Projeto 1). Esses recursos são repassados ao IME mas a sua utilização destina-se ao atendidmento de projetos específicos. O IME conta com recursos provenientes da CAPES (Programa PROAP) para gastos de custeio em atividades ligadas à pós-graduação. Nos dois primeiros anos (1998 e 1999) o IME contava ainda com recursos de um projeto instituicional FINEP que se encerrou no final de 1999.
Docentes e grupos de pesquisa do IME vêm trazendo recursos adicionais extra-orçamentários provenientes de FAPESP, CNPq, CAPES, Pronex, etc. Não é preciso dizer que tais recursos são cruciais para a atual infraestrutura de pesquisa desta Unidade.
Um dos itens adicionais à dotação básica no orçamento de uma unidade de ensino da USP é denominado desempenho acadêmico, calculado com base no desempenho acadêmico da unidade, levando-se em conta vários indicadores como número de alunos formados, número de teses e dissertações, aulas ministradas, publicações de docentes etc.
Registramos com satisfação que a parcela de orçamento devido ao desempenho no orçamento do IME vem aumentando de forma regular e contante nestes 4 últimos anos, conforme mostra a tabela seguinte.
Orçamento | Desempenho Acadêmico | % da dotação básica |
1998 | R$ 30.476,00 | 9% |
1999 | R$ 40.779,00 | 12% |
2000 | R$ 59.621,00 | 15% |
2001 | R$ 85.799,00 | 18% |