Pontos para reflexão sobre o Estágio de Docência

Fonte:
Jornal da Ciencia (JC E-Mail)
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13 de maio/99 - No. 1277 - Noticias de C&T - Servico da SBPC
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2. Sobre o Estagio de Docencia para Bolsistas Capes: pontos para reflexao

Em reuniao realizada em Brasilia nos dias 28 e 29 de abril p.p. o Forum de Coordenadores de Programas de Pos-Graduacao em Educacao elaborou um documento sobre o estagio de docencia para bolsistas da Capes, o qual resume as posicoes dos 45 coordenadores que estavam presentes.

Convictos de que a pratica de docencia e’ um dos caminhos para a formacao do educador e pautados em experiencias ja’ realizadas em varias Universidades e programas de pos-graduacao em educacao, apresentamos algumas reflexoes sobre o Estagio de Bolsistas proposto pela Capes.

Considerando o significado pedagogico, profissional e politico do tema, questionamos seu carater de obrigatoriedade, uma vez que esta desconsidera o perfil de alunos com larga experiencia em docencia, podendo transformar o estagio em um mero ritual, em detrimento da producao cientifica do bolsista e a elaboracao de sua dissertacao/tese, nos prazos exigidos pela Capes.

Tambem e’ necessario que se esclareca o significado de docencia. Docencia nao se reduz a `dar aulas'.

Envolve planejamento de curso, observacao participante, elaboracao de material didatico, orientacao dos estudantes, organizacao e desenvolvimento de seminarios, registro/documentacao das aulas e atividades, elaboracao de relatorios dos cursos desenvolvidos, bem como sua analise, interpretacao e divulgacao de textos escritos e apresentacao em congressos.

Mais ainda, que esta atividade de docencia dos bolsistas seja, necessariamente, vinculada aos seus respectivos projetos de pesquisa.

O estagio de docencia nao deve, em hipotese alguma, significar substituicao do docente titular, senao que o acompanhamento deste em suas atividades.

Portanto, nao podera’ se constituir em saida `as eventuais dificuldades que as Universidades tenham para contratar profissionais conforme seus respectivos quadros de carreira.

A obrigatoriedade dessa proposta desconsidera, ainda, as condicoes de viabilidade para a sua implantacao e operacionalidade.

Ignora o movimento e as acoes que tal medida acarreta `a graduacao, impondo a presenca de professores, mestrandos e doutorandos, em suas atividades cotidianas.

Ainda, considere-se que fere o artigo 87 da Constituicao na medida em que interfere na autonomia didatica das Universidades brasileiras.

Brasilia, 29 de abril de 1999.

Forum Nacional dos Coordenadores dos Programas de Pos Graduacao em Educacao.
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Last modified: Wed Jun 30 13:18:42 EST 1999