11 de fevereiro de 1998

Prof. Dr. José Galizia Tundisi

DD. Presidente do CNPq

O Comitê Assessor de Ciência da Computação (CA-CC) tem acompanhado, juntamente com toda a comunidade científica do País, as modificações na estrutura e no modus operandi que estão em andamento no CNPq. Algumas das medidas propostas trouxeram várias críticas da comunidade e a direção do CNPq mostrou-se sensível a estas críticas, alterando algumas das suas decisões.

Em novembro de 1997, o CA-CC foi convocado para, entre outras, julgar as solicitações de bolsas de doutorado. Como sempre, o Comitê procurou realizar um trabalho criterioso, baseado exclusivamente na qualidade das solicitações. Entretanto, os membros do CA-CC, bem como toda a comunidade acadêmica de Computação, ficaram estarrecidos quando foram divulgadas as quotas de bolsas distribuídas para os programas na área da Computação, resumidas na tabela a seguir:



Programa Bolsas   Orientadores
  Novas Renovações Habilitados
INPE 1 0 1
PUC/RJ 0 30 19
UFMG 2 4 10
UFPE 14 6 14
UFRGS 2 7 26
UFRJ 6 18 22
UNICAMP 3 2 26
USP 1% latex2html id marker 86
\setcounter{mpfootnote}{1}\fnsymbol{mpfootnote} 1 14
Total 29 68 132


% latex2html id marker 86
\setcounter{mpfootnote}{1}\fnsymbol{mpfootnote} Para ser compartilhada com o programa de Matemática Aplicada.


O CA-CC entende que a distribuição de quotas de bolsas não pode seguir critérios puramente numéricos e que podem existir outras considerações como o histórico de cada programa, a sua efetividade na formação de pós-graduandos, ou mesmo considerações regionais. O CA-CC entende também que, diante das dificuldades orçamentárias pelas quais passa o CNPq, as quotas concedidas à maioria dos programas estejam aquém das suas necessidades. Entretanto, é totalmente incompreensível o fato de que o programa da UFPE, um dos oito programas de doutorado que foram contemplados, tenha recebido quase 50 % das bolsas novas concedidas.

Deve-se acrescentar a estes o fato de que, em 30/12/97, muito antes de serem conhecidos os resultados da distribuição das quotas de bolsas, o programa de pós-graduação da UFPE divulgou na rede eletrônica da Sociedade Brasileira de Computação uma chamada para novas inscrições no seu programa de doutorado citando uma ampliação no número de vagas/bolsas de doutorado para 1998. Em outras palavras, o programa em questão não tinha candidatos suficientes para utilizar a quota que lhe foi concedida e da qual ele foi informado, de alguma maneira, com antecedência.

O CA-CC espera um esclarecimento destes fatos que trouxeram um profundo mal-estar para os seus membros e que certamente provocarão uma reação muito negativa na comunidade de Computação.

Atenciosamente,

Tomasz Kowaltowski
Coordenador do CA-CC


cc:

Profa. Dra. Marisa Barbar Cassim
Diretora de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Nelson Prugner
Coordenador de Informática e Engenharia I