COMITÊ ASSESSOR DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Relatório da Reunião 10/97

1. Introdução

O CA-CC reuniu-se no período de 17 a 20 de novembro de 1997 (CA 10/97) com o objetivo de julgar:


2. Bolsas

As demandas e disponibilidades das bolsas nas diversas modalidades foram:

Demandas
Renovações
Novas
Total
Disponíveis
Produtividade
47
62
109
50
Iniciação
38
39
77
62
Aperfeiçoamento
3
9
12
2
Apoio técnico
4
4
8
1

As recomendações do CA-CC foram:

Recomendações
Renovações
Prioridade 1
Novas
Prioridade 1
Novas
Prioridade 2

Total

Produtividade
36
15
9
60
Iniciação
38
24
0
62
Aperfeiçoamento
3
0
0
3
Apoio técnico
3
0
0
3

Tendo em vista o contínuo aumento da qualidade das solicitações novas, o CA-CC tem, progressivamente, aumentado o nível de exigência para concessão e renovação de bolsas. Por exemplo, tem-se tornado cada vez mais importante a publicação em revistas científicas internacionais de boa qualidade. Isto está refletido no fato de que 11 renovações não foram recomendadas, tanto em nível 2 como em nível 1.




3. Auxílios integrados

Foram considerados como candidatos à concessão os solicitantes enquadrados (ou enquadráveis) como bolsistas. Em sua análise, o CA-CC levou em conta o nível do enquadramento de cada pesquisador, bem como o fato do mesmo já ter recebido auxílio no julgamento anterior. O CA-CC recomendou a concessão de cerca de R$ 272.000,00, distribuídos entre 20 solicitações de auxílio.

4. Bolsas de doutorado

187 pesquisadores candidataram-se a orientadores de doutorado. Vários deles, apesar de atuar em Computação, fazem parte de programas como Engenharia Elétrica ou Matemática Aplicada. Deste total, 157 foram recomendados como habilitados pelo CA-CC. A análise baseou-se na produção científica dos candidatos, tendo sido recomendados todos os bolsistas do CNPq e mais alguns que, mesmo não tendo bolsa, apresentam produção científica satisfatória. Foram recomendadas, também, todas as renovações das bolsas em curso.

RecomendaçõesDemanda Recomendado
Bolsas novas
265
214
Renovações
98
98
Total
363
312

5. Recomendações

Quando da última reunião, o CA-CC apresentou as seguintes recomendações operacionais:

  1. Indicação de consultores ad-hoc pelos CAs por meio da rede.
  2. Entrega eletrônica dos pareceres.
  3. Aperfeiçoamento dos formulários, com sua divisão em duas partes, uma delas confidencial para o Comitê e outra a ser enviada ao solicitante.
  4. Cobrança efetiva de boa qualidade dos pareceres.


O CA-CC tem a satisfação de registrar que algumas destas recomendações já foram levadas em consideração e as soluções estão sendo encaminhadas. Em particular, os consultores ad-hoc do CA-CC já estão sendo indicados pela rede. Houve também uma melhoria substancial no apoio técnico e na infraestrutura de trabalho durante a reunião. Além disto, melhorou muito a disponibilidade de informações necessárias ao julgamento dos processos.

Brasília, 20 de novembro de 1997



Tomasz Kowaltowski - Coordenador



Flávio Rech Wagner



Tarcísio Haroldo Cavalcante Pequeno



Valmir Carneiro Barbosa



Yoshiko Wakabayashi