COMITÊ ASSESSOR DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃOCOMITÊ ASSESSOR DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Relatório da Reunião 10/96

1. Introdução

O CA-CC reuniu-se no período de 18 a 20 de novembro de 1996 (CA 10/96) com o objetivo de julgar:

* Auxílios integrados de pesquisa (apenas bolsas)

* Bolsas de produtividade em pesquisa

* Fluxo contínuo

* Cooperação internacional

As disponibilidades e demandas das bolsas nas diversas modalidades foram:

* Produtividade em pesquisa: 74 disponíveis para demanda de 138

* Iniciação científica: 90 disponíveis para demanda de 135

* Aperfeiçoamento: 7 disponíveis para demanda de 21

* Apoio técnico: 6 disponíveis para demanda de 10

2. Recomendações

1. Até há poucos anos, havia apenas dois programas de doutorado no país, na área de Computação. Recentemente, este número aumentou com a criação de quatro novos programas. Em paralelo, a demanda de alunos interessados em realizar doutorado no país tem aumentado significativamente, inclusive tendo em vista diretrizes dos órgãos de fomento. Contudo, este enorme aumento da demanda, motivado pelos dois fatos acima, não está sendo traduzido no aumento correspondente de bolsas de doutorado no país. Além disto, observa-se uma enorme retração de bolsas de mestrado concedidas na área de Computação, apesar do aumento da demanda qualificada. Por outro lado, o número de orientadores com potencial cresceu também nos últimos anos. Conclui-se que urge aumentar o número de bolsas no país, tanto para mestrado quanto para doutorado, nesta área.

2. O CA-CC considera imprescindível a regularização imediata da situação das taxas de bancada, de fundamental importância para o funcionamento dos programas de pós-graduação.

3. O CA-CC reitera a recomendação de revisão da sistemática de encaminhamento de processos para os consultores ad-hoc, de modo a torná-lo mais eficaz. Em especial, consideramos desejável que os membros do Comitê tenham uma participação mais ativa e direta na indicação dos consultores ad-hoc. O CA-CC propõe-se a fazer uma experiência piloto neste sentido. Caberia à CEIN I enviar por correio eletrônico, através da rede, um resumo de cada processo, incluindo nome e instituição do solicitante, título e resumo dos objetivos do projeto, transcritos diretamente a partir do formulário. Os membros do CA-CC responderiam a esta consulta, recomendando os nomes de dois consultores ad-hoc para quem deveria ser encaminhado cada processo. Além disto, caberia também à CEIN I distribuir periodicamente aos membros do CA-CC uma lista atualizada dos bolsistas de pesquisa na área de Computação, incluindo pelo menos o nome, instituição, nível, período de vigência da bolsa e a área de atuação principal de cada um. Esta lista seria utilizada pelos membros do CA-CC para proceder à recomendação dos nomes dos consultores ad-hoc.

4. Persiste uma grande desproporção entre o número de bolsas de pesquisa demandadas e as disponíveis. Como trata-se a Computação de uma área nova e em expansão, é fundamental o aumento de quotas de bolsas de pesquisa de forma a atender a demanda nacional e o disposto na Política Nacional de Informática.

5. O CA-CC reitera a recomendação para que seja aprimorado o formato do formulário 168 (Curriculum Vitae). Além disto, deve ser solicitado aos pesquisadores que anexem aos seus pedidos um CV em formato livre, com uma discriminação adequada dos vários tipos de publicações.

6. O programa de bolsas de recém-doutor tem sido de capital importância para o desenvolvimento científico e tecnológico nacional. O CA-CC entende que o CNPq deveria efetuar uma articulação com os demais órgãos do governo para que sejam concedidas às universidades vagas adicionais de docentes, especificamente para áreas estratégicas como a Computação.

Brasília, 20 de novembro de 1996

Jayme Szwarcfiter

Coordenador do CA-CC

Celso da Cruz Carneiro Ribeiro

Flávio Rech Wagner

Tarcisio Haroldo Cavalcante Pequeno

Tomasz Kowaltowski


Este documento foi transformado de formato RTF para HTML pelo programa `rtftohtml-SunOS-5.3'