Comitê Assessor de Ciência da Computação - CA-CC

Relatório da Reunião

8 e 9 de abril de 1997

O assunto principal da reunião foi o julgamento de solicitações de bolsas para realização de doutorado no exterior. Foram analisadas 51 solicitações. Os resultados da análise foram:

* 13 pareceres favoráveis

* 3 pareceres favoráveis condicionais

* 35 pareceres desfavoráveis

Como os próprios números indicam, o CA-CC foi extremamente criterioso e rigoroso na sua avaliação, seguindo as instruções da Diretoria de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. A orientação adotada pelo CA-CC neste julgamento foi a de recomendar apenas os casos nos quais houvesse a mais firme convicção e confiança da importância para o País da realização do doutorado no exterior do candidato sob exame. Tendo em vista esse objetivo, os critérios básicos utilizados pelo CA-CC foram:

* formação do solicitante

* potencial do solicitante

* qualidade da instituição de destino

* condições de realização do doutorado no país

O CA-CC levou em consideração as diferenças entre os sistemas de pós-graduação norte-americanos e europeus. No caso norte-americano (incluindo o canadense), foi dada ênfase ao preparo do candidato para ser submetido a um programa intensivo de cursos e exames; foi dada uma importância menor, neste caso, à indicação de um orientador e aos detalhes do plano de trabalho, uma vez que estes são normalmente definidos após os primeiros cursos e exames. No caso do sistema europeu, foi julgado imprescindível um contato prévio com o futuro orientador e a sua concordância com o plano de trabalho.

Finalmente, o CA-CC recomendou a concessão de bolsas mesmo em alguns raros casos em que haveria condição de realizar o doutorado no País, quando a excelência da instituição e do candidato fortemente o recomendavam. O Comitê considera importante que haja sempre uma renovação dos quadros de pesquisadores e a manutenção de colaboração intensa com centros de excelência em outros países.

Tendo em vista estes critérios e o rigor aplicado na sua análise, o CA-CC espera que não haja cortes na concessão das bolsas recomendadas.

Celso Carneiro Ribeiro

Flávio Rech Wagner

Tarcísio Cavalcante Pequeno

Tomasz Kowaltowski