Comitê Assessor de Ciência da Computação do CNPq

Relatório da Reunião CA-10/03

Brasília, 3 a 6 de novembro de 2003

 

 

1.      Introdução

 

O CA-CC reuniu-se no período de 3 a 6 de novembro de 2003 com o objetivo de julgar bolsas de produtividade em pesquisa, auxílios à realização de eventos e bolsas especiais.

 

2.      Bolsas

 

·         No processo de avaliação das publicações dos pesquisadores, o CA-CC tem procurado privilegiar a qualidade, valorizando de maneira especial a publicação em periódicos indexados no JCR/ISI e em conferências de qualidade e impacto internacionais, com processo rigoroso de arbitragem. Além disto, outro fator extremamente importante é a acuidade do preenchimento do currículo Lattes, em que as publicações devem ser classificadas corretamente e com todos os detalhes, inclusive ISSN e número de páginas. O pesquisador deve diferenciar artigos aceitos dos já publicados e não deve incluir artigos meramente submetidos.

 

·         Foram disponibilizadas 52 bolsas de produtividade em pesquisa (PQ) para o CA 10/2003. Destas, 6 foram concedidas adicionalmente pelo CNPq. A demanda de bolsas PQ foi de 127 pedidos, sendo 44 para renovações e 83 para bolsas novas. Foram renovadas 43 bolsas, sendo assim concedidas 9 bolsas novas dentre as 83 novas solicitações. Da demanda não atendida, o CACC selecionou ainda 9 candidatos de boa qualidade, com publicações em revistas e congressos de qualidade na área de Computação, que também teriam perfil para concessão.

 

·         Em função do pagamento de "grants", o CNPq fixou o número de bolsas para os níveis 2A a 1A (cada entrada em um destes níveis depende da saída de um pesquisador). Nesta reunião, dois pesquisadores progrediram para o nível 1B, dois para o nível 1C e três para o nível 2A.

 

·         As principais características do perfil de todos os novos candidatos selecionados são:  publicação científica relevante em periódicos internacionais indexados e vários artigos em conferências internacionais de reconhecida qualidade. 

 

·         Foram avaliados 9 pedidos de apoio à realização de eventos (ARC), dos quais 5 foram recomendados. Os pedidos não recomendados correspondem a eventos de caráter excessivamente local ou que dupliquem outros eventos já consolidados.

 

·         Foram avaliados 11 pedidos de auxílio-viagem (AVG), dos quais 4 foram recomendados. Os pedidos não recomendados correspondem a eventos pouco expressivos, ou a proponentes com currículos insatisfatórios, ou ainda à pequena ênfase da modalidade de apresentação ou publicação.

 

·         Foram avaliados 3 pedidos de auxílio a pesquisador visitante (APV), dos quais 1 foi recomendado. Os demais não foram recomendados devido aos currículos dos convidados.

 

·         Foram avaliados 3 pedidos de doutorado sanduíche no exterior (SWE), dos quais 2 foram recomendados.

 

·         Foram avaliados 2 pedidos de pós-doutorado no exterior (PDE), dos quais 1 foi recomendado.

 

·         Foram avaliados 7 pedidos de pós-doutorado no país (PD), dos quais 5 foram recomendados.

 

·         Foram avaliados 2 pedidos de bolsa de desenvolvimento científico regional (DCR), tendo sido ambos recomendados.

 

·         Foram avaliados 2 pedidos de pesquisador visitante (PV), dois quais 1 foi recomendado.

 

3.      Comentários para o CNPq

 

·         Consideramos muito positiva a extensão do sistema de concessão de "grants" (adicional de bancada) aos níveis 1C e 2A. Esperamos que ele seja estendido para os demais níveis.

 

·         Considerando a pequena diferença entre os valores das bolsas PQ e dos "grants" entre os diferentes níveis, não vemos razão para o congelamento das quotas por nível. No caso especial da Ciência da Computação, este congelamento tem dificultado promoções meritórias. Além disso, essa regra tende a perpetuar a baixa percentagem de pesquisadores de nível 1 na área, que é de menos de 18%, portanto muito inferior à de cerca de 40% no sistema geral do CNPq.

 

·         Ainda com relação a esse congelamento, ocorreu a seguinte situação nesta reunião. Um pesquisador 1A não solicitou a renovação de sua bolsa e o comitê entendeu que nesta reunião não havia candidatos para este nível. Como conseqüência, o número de pesquisadores 1A foi reduzido irreversivelmente.

 

·         Todos os processos envolvendo membros do CA-CC têm sido julgados pelo comitê na ausência dos interessados. Ainda assim, o CA-CC concorda com a política do CNPq de prorrogar a vigência das bolsas PQ dos membros do comitê até o final de seus mandatos.

 

·         O CA-CC entende ser estratégica para o desenvolvimento da área a reativação de programas especiais como o ProTeM-CC.

 

·         O valor das bolsas de mestrado e doutorado está muito baixo, especialmente quando consideradas as possibilidades existentes no mercado de trabalho em Computação. Isto tem dificultado imensamente a manutenção de estudantes de pós-graduação em tempo integral.

 

 

 

Brasília, 6 de novembro de 2003

 

 

Nelson Delfino d'Ávila Mascarenhas

 

Paulo Roberto Freire Cunha

 

Ricardo Augusto da Luz Reis

 

Siang Wun Song

 

Valmir Carneiro Barbosa