Comitê Assessor de Ciência da Computação do CNPq

Relatório da Reunião CA-05/03

Brasília, 23 a 26 de junho de 2003

 

 

1.      Introdução

 

O CA-CC reuniu-se no período de 23 a 26 de junho de 2003 com o objetivo de julgar bolsas de produtividade em pesquisa, apoio técnico, iniciação científica e DCR, e pedidos de apoio a eventos para o segundo semestre de 2003 (chamada 01/2003).

 

2.      Bolsas

 

·         No processo de avaliação das publicações dos pesquisadores, o CA-CC tem procurado privilegiar a qualidade, valorizando de maneira especial a publicação em periódicos indexados no JCR/ISI e em conferências de qualidade e impacto internacionais, com processo rigoroso de arbitragem. Além disto, outro fator extremamente importante é a acuidade do preenchimento do currículo Lattes, em que as publicações devem ser classificadas corretamente e com todos os detalhes, inclusive ISSN e número de páginas. O pesquisador deve diferenciar artigos aceitos dos já publicados e não deve incluir artigos meramente submetidos.

 

·         Foram disponibilizadas 58 bolsas de produtividade em pesquisa (PQ) para o CA 05/2003. Destas, 14 foram concedidas adicionalmente pelo CNPq, visando um melhor equilíbrio na distribuição entre as áreas. A demanda de bolsas PQ foi de 132 pedidos, sendo 41 para renovações e 91 para bolsas novas. Foram renovadas 37 bolsas, sendo assim concedidas 21 bolsas novas dentre as 91 novas solicitações. Da demanda não atendida, o CACC selecionou ainda 10 candidatos de boa qualidade, com publicações em revistas e congressos de qualidade na área de computação, que também teriam perfil para concessão.

 

·         Além dos critérios adotados pelo CA-CC para enquadramento dos pesquisadores, o julgamento utilizou as seguintes novas regras adicionais do CNPq:

·         Possibilidade de rebaixamento de nível sem perda de bolsa – foram rebaixados um pesquisador do nível 2A para o nível 2B e outro do nível 1B para o nível 1C;

·         Quotas fixas para os níveis 1B e 1A (cada entrada em um destes níveis depende da saída de um pesquisador). Para a reunião, a quota foi definida como sendo o número de pesquisadores nestes níveis cujas bolsas estavam sendo consideradas.

·         Possibilidade de permanecer nos níveis 2C e 2B além dos limites de tempo anteriormente existentes;

·         Impossibilidade de conceder bolsa a um pesquisador com menos de dois anos de doutorado.

 

·         Outra novidade é que todas as bolsas de pesquisa concedidas a partir desta reunião terão a duração de três anos.

 

·         As principais características do perfil de todos os novos candidatos selecionados são:  publicação científica relevante em periódicos internacionais indexados e vários artigos em conferências internacionais de reconhecida qualidade. 

 

·         A disponibilidade de outros tipos de bolsa foi de 32 bolsas de iniciação científica (IC) e 2 bolsas de auxílio técnico (AT). A demanda qualificada para estas mesmas bolsas foi a seguinte:

 

·         Bolsas IC: 88 pedidos (sendo 32 para renovações e 56 para bolsas novas). As 32 bolsas disponíveis foram distribuídas independentemente de serem ou não renovações.

·         Bolsas AT: 18 pedidos (sendo 2 para renovações). As duas renovações foram concedidas.

 

·         Foram avaliados 34 pedidos de apoio à organização de eventos, dos quais 17 foram aprovados. Os pedidos não aprovados correspondem a eventos de caráter excessivamente local ou que dupliquem outros eventos já consolidados.

 

3.      Comentários para o CNPq

 

·         Consideramos muito positivo o início de implantação do sistema de concessão de grants (adicional de bancada). Esperamos que ele seja estendido para os demais níveis.

 

·         A área de Ciência da Computação tem uma fração relativamente pequena de pesquisadores nível 1. Desta forma, está especialmente prejudicada com o atual congelamento dos níveis 1A e 1B. Na reunião 05/03 dois pesquisadores foram considerados aptos à progressão para o nível 1B, mas apenas uma vaga pôde ser disponibilizada. O CA-CC gostaria que fosse concedida a progressão também para o pesquisador que ficou extra-quota.

 

·         O número de bolsas para doutorado no exterior está muito baixo. Para a área de Ciência da Computação, ainda é extremamente importante poder qualificar pesquisadores em universidades de excelência no exterior.

 

·         O valor das bolsas de mestrado e doutorado está muito baixo, especialmente quando consideradas as possibilidades existentes no mercado de trabalho em Computação. Isto tem dificultado imensamente a manutenção de estudantes de pós-graduação em tempo integral.

 

·         Consideramos também positiva a criação de um edital semestral para tratar do apoio a eventos, permitindo a comparação entre solicitações e que os recursos alocados sejam distribuídos da melhor forma possível. Foi igualmente positiva a proposta de implantação de um programa de bolsas sanduíche no País.

 

·         Consideramos importante conservar um sistema misto de concessão de bolsas de IC através do PIBIC e, ao mesmo tempo, manter a concessão de bolsas diretamente aos pesquisadores PQ, seja através de auxílios integrados, seja através de quota por pesquisador, incluindo neste caso também quotas AT.

 

·         Recomendamos que o CNPq envide esforços para organizar os projetos de cooperação internacional e que os comitês assessores tenham participação ativa no processo.

-                    

 

 

 

 

 

 

Brasília, 26 de junho de 2003

 

 

Claudia Bauzer Medeiros 

 

 

Ricardo Augusto da Luz Reis

 

 

Siang Wun Song

 

 

Valmir Carneiro Barbosa