MAC 115 - Introdução à Computação
Instituto de Geociências - Segundo Semestre de 1998
Cronograma - terceira parte
Sujeito a alterações
- Aula 18 (14 de outubro - quarta):
- Tipo char.
Problema 18.1: Dado um inteiro n e um texto, ou seja, uma
seqüência com n caracteres, determinar a freqüência de vogais no
texto.
Exemplo: para n=21 e o texto "Maguila derruba Tyson" a freqüência
de vogais é 8/21.
Problema 18.2: Dada uma seqüência de caracteres terminada
por '.', imprima a seqüência sem as vogais, os brancos e os sinais de
pontuação.
Exemplo: Dada a seqüência "É muito bom estudar MAC115." a saída
deverá ser "mtbmstdrMC115".
Problema 18.3: Dada uma frase terminada por '.',
determinar o comprimento da palavra mais longa.
Exercícios recomendados: 2.9 do Caderno de Exercícios.
- Aula 19 (16 de outubro - sexta):
-
Problema 19.1:
- Escreva uma função de cabeçalho
int divide (int *m, int *n, int d)
que recebe três inteiros positivos como parâmetros e retorna 1
se d divide pelo menos um entre *m e *n, 0 caso contrário. Fora
isso, se d divide *m, divide *m por d, e o mesmo para o *n.
- Escreva um programa que lê dois inteiros positivos m e n e
calcula, usando a função acima, o mínimo múltiplo comum entre m
e n, ou seja, mmc(m,n).
Variante: calcula o mmc de n inteiros.
- Introduzir vetores (sem funções).
Problema 19.2: Dada uma seqüência de n inteiros,
imprimir esta seqüência na ordem inversa a da leitura.
Problema 19.3: Dados n lançamentos de uma roleta
(números entre 0 e 36), calcular a freqüência de cada número.
- Aula 20 (21 de outubro - quarta):
Problema 20.1: Dada uma seqüência
de números reais diferentes de zero, seguida por zero, imprimir a
seqüência eliminando os números repetidos.
- Vetores como parâmetros de função.
Problema 20.2: Escreva um programa que
leia ium inteiro positivo m, os coeficientes de um polinômio real
p0 de grau n, três reais x0, x1 e
x2 e calcule p0(x0),
p1(x1) e p2(x2), onde
p1 e p2 são respectivamente a primeira e a
segunda derivada do polinômio p0.
Problema Extra: Exercício 6.5 do Caderno de Exercícios.
- Aula 21 (23 outubro - sexta):
- Falar em strings
Problema 21.1:
- Faça uma função tiraletra que recebe uma string s e um
caractere c e remove de s todas as ocorrências deste caractere
(enfatizar o '\0').
- Faça uma função inverte que recebe uma string s e inverte
todos os caracteres da string.
- Faça um programa para codificar uma mensagem, que lê uma
string, remove todas as vogais e inverte a string resultante.
Problema 21.2:
- Faça uma função procura que recebe uma string palavra e uma
string frase e devolve 1 se a string palavra aparece na string
frase, 0 caso contrário.
- Escreva um programa que lê uma frase e uma palavra e
imprime se a palavra aparece ou não na frase, bem como se a
palavra de trás para frente aparece ou não na frase. (Use a
função inverte do Problema 21.1 acima.)
- Aula 22 (28 de outubro - quarta):
- Algoritmos de busca em vetores
Problema 22.1: Dado um inteiro positivo n, uma seqüência
com n números reais e um real x, verifique se x ocorre na seqüência,
e, neste caso, imprima em que posição.
- Introduzir conceito de "sentinela"
Problema 22.2: Mesmo problema para vetor ordenado.
- Busca binária
- Aula 23 (30 de outubro - sexta):
- Ordenação de vetores
Problema 23.1: Dado um inteiro positivo n e uma
seqüência com n números reais, ordenar esta seqüência em ordem
crescente.
- Algoritmo de ordenação por seleção (vai colocando os maiores no
fim ou os menores no começo)
- Algoritmo Bubblesort
- Algoritmo Bubblesort com aviso de troca
- Prova 2 (4 de novembro - quarta):
- Aula 24 (6 de novembro - sexta):
- Ordenação de vetores - continuação
Problema 24.1 Dado um inteiro positivo
n e uma seqüência com n números reais, ordenar esta seqüência em
ordem crescente.
- Algoritmo de ordenação por inserção (para cada i a
seqüência está ordenada no intervalo [0,i-1]. Então insere o
elemento v[i] na posição correta).
- Aula 25 (11 de novembro - quarta):
- Introduzir matrizes
Problema 25.1: Faça um programa que leia m, n e os
elementos de uma matriz real Am x n e verifica se a
matriz A tem uma linha, coluna ou diagonal composta apenas por
zeros.
Problema 25.2: Dada uma matriz real An x n
verificar se A é simétrica.
Problema Extra: Dada uma matriz
inteira An x n verificar se A é um quadrado mágico.
- Aula 26 (13 de novembro - sexta):
Problema 26.1: Dadas matrizes Am x n e Bn
x p calcular a matriz produto Cm x p.
Problema Extra: Exercício 5.9 do Caderno de Exercícios.
- Aula 27 (18 de novembro - quarta):
- Matrizes como parâmetros de função
Problema 27.1: Exercício 6.6 do Caderno de
Exercícios.
Problema 27.2: Exercício 6.11 do Caderno de
Exercícios.
Problema 27.3: Exercício 6.16 do Caderno de
Exercícios.
- Aula 28 (25 de novembro - quarta):
- Aula 29 (27 de novembro - sexta):
- Aula 30 (2 de dezembro - quarta):
- Aula 31 (4 de dezembro - sexta):
- Prova 3 (9 de dezembro - quarta):
- Prova de reavaliação (3 de fevereiro de 1999,
quarta, das 10 às 12 horas):
Last modified: Thu Oct 1 10:32:03 EST 1998