Comando for.
Problema 9.1: Dada uma seqüência com n números
inteiros, verificar se a seqüência está em ordem crescente. Problema 9.2: Dado um inteiro n >= 10, verificar se este
número contém dois dígitos adjacentes iguais. Problema 9.3: Dada uma seqüência com n >= 2 números
inteiros, verificar se a seqüência é uma progressão aritmética. Exercícios recomendados: 1.22, 1.23 e 1.25 do Caderno de
Exercícios.
Formato de impressão.
Problema 10.1: Dado um inteiro positivo k, calcule o
valor da soma Sk := 1/k + 2/(k-1) + 3/(k-2) + ... +
k/1 (exercício 2.11 do Caderno de Exercícios). Problema 10.2 Dados x e eps reais, eps > 0, calcular
uma aproximação para sen(x) através da seguinte série
infinita
sen(x) =
x
1!
-
x3
3!
+
x5
5!
- ...+ (-1)k
x2k+1
(2k + 1)!
+ ...
incluindo todos os termos até que
|x2k+1|
(2k+1)!
< eps
Exercícios recomendados: 2.1, 2.3, 2.4, 2.8 e 2.10 do
Caderno de Exercícios.
Semana da Pátria (7 a 12 de setembro)
Aula 11 (16 de setembro - quarta):
Variáveis reais (continuação):
Problema 11.1: Dado um número real x e um real eps
calcular uma aproximação da \sqrt{x} através da seqüência de números
abaixo. Tome r0 = x e
rn+1 = 1/2 (rn+ x/rn).
A aproximação será o primeiro valor rn+1 tal que
|rn+1-rn| < eps.
Explicação do EP2
Aula 12 (18 de setembro - sexta):
Recolher EP1.
Variáveis reais (continuação).
Repetições encaixadas.
Problema 12.1 Dados dois naturais m e n, entre todos os
pares de números naturais (x,y) tais que x <= m e y <= n, um
par para o qual o valor da expressão x2 - y2 - 2xy seja
máximo e calcular também esse máximo.
Aula 13 (23 de setembro - quarta):
Repetições encaixadas (continuação).
Problema 13.1: Dado um inteiro m, imprimir a
decomposição de m em fatores primos, com multiplicidade.
Ex: para m = 120 a saída desejada é
2 (3), 3 (1), 5 (1) (exercício 3.6 do Caderno de Exercícios). Exercícios recomendados: 2.6, 2.7, 2.12, 3.1-3.7 do Caderno
de Exercícios.
Aula 14 (25 de setembro - sexta):
Funções.
Introdução ao conceito de funções, exemplos e simulações.
Aula 15 (30 de setembro - quarta):
Funções (continuação).
Problema 15.1:
Escreva uma função que recebe n e calcula n!.
Faça uma função que dados m e n inteiros, usando a função
fatorial, calcula m!/(n!(m-n)!).
Faça um programa que lê um inteiro n > 1 e imprime os
coeficientes da expansão de (a+b)n.
Exercícios recomendados: 6.2 do Caderno de Exercícios.
Aula 16 (2 de outubro - sexta):
Funções (continuação).
Problema 16.1: Faça um programa que leia dois números
reais x e y e dois inteiros positivos a e b, calculando em
seguida o valor da expressão xa + yb +
(x-y)a+b. Exercícios recomendados: 6.2 do Caderno de Exercícios.