Está disponível na página de MAC-212 uma versão multiusuário da ``solução incompleta'' do primeiro exercício programa. O código disponibilizado implementa um ``servidor de jogo'' bem simples, que recebe conexões de usuários que rodam telnet. Comece experimentando esse programa: compile as cinco arquivos fonte fornecidos e gere as classes GameServer, Session, EndOfSessionException, Game e Place, todas elas pertencentes ao pacote br.usp.ime.mac212.adventure. A seguir execute o servidor, com o comando
java br.usp.ime.mac212.adventure.GameServerAparecerá a mensagem
Servidor pronto para receber conexõesPara encerrar a execução do servidor basta digitar Ctrl-C. Não faça isso ainda. Com o servidor rodando, abra outra janela de comandos (prompt do MS-DOS ou shell do Linux) e diga
telnet localhost 4444Depois de fornecer um nome para seu personagem, você entrará num jogo praticamente igual ao ``solução incompleta'' do primeiro exercício programa. A diferença é que podem haver vários jogadores ao mesmo tempo. Abra mais uma janela e dê o mesmo comando telnet outra vez. Forneça outro nome de personagem. Note como um personagem pode ver o outro.
Caso o servidor de jogos esteja rodando na internet ou mesmo numa intranet, os usuários poderão se conectar com ele a partir de outras máquinas da rede. Basta trocar o ``localhost'' pelo nome da máquina onde está rodando o servidor. Por exemplo: com o servidor estiver rodando na máquina epicurus da rede Linux, de qualquer máquina da rede Linux alguém pode dizer
telnet epicurus.linux.ime.usp.br 4444e entrar no jogo.