A Compra de um Notebook via Internet

No final de julho de 2005 decidi adquirir um notebook da loja virtual HollandExport. Eu precisava do notebook com certa urgência. O prazo de entrega de 23 dias úteis, divulgado no site da loja virtual, era adequado às minhas necessidades e foi um dos fatores que me levou a decidir pela HollandExport.

Fiz o pedido no dia 27 de julho de 2005, via internet. No dia seguinte fiz o pagamento, através de uma transferência eletrônica (TED) para a conta da empresa WTS Comercial Ltda. no banco Bradesco, conforme as instruções que recebi na ocasião do pedido.

Ao final de agosto, quando o prazo de 23 dias úteis estava se esgotando, contatei a HollandExport, pois uma consulta ao site da empresa informava que o meu pedido ainda estava "aguardando liberação". Meu diálogo através de emails com a HollandExport está resumido abaixo. (A íntegra de cada email está disponível e pode ser lida clicando-se sobre a respectiva data.)

. Eu, em 26/08/2005 Encomendei um laptop ... no dia 27 de julho. O prazo de entrega era de 23 dias úteis. O laptop já deveria estar chegando, pois já fazem 22 dias úteis que fiz o pedido. O laptop vai ser entregue no prazo?
. HollandExport, em 27/08/2005 Lamentamos, porém o seu pedido está atrazado devido a problemas de logistica e atrazo na liberação de produtos na alfândega.
. Eu, em 28/08/2005 Qual é a nova previsão de entrega? Preciso do laptop e fiz o pedido porque o prazo de 23 dias úteis me servia. Se for demorar muito mais, é melhor eu cancelar o pedido e comprar um laptop aqui no Brasil mesmo.
. HollandExport, em 28/08/2005 A entrega será feita em 10-12 dias. Lamentamos porém como o produto já foi enviado não há cancelamento da compra.
. Eu, em 29/08/2005 Esta resposta não é aceitável. 10-12 dias é mais da metade do prazo de entrega em www.hollandexport.net. ... Quanto à impossibilidade de cancelar a compra, é um absurdo. E se vocês também não cumprirem o prazo dilatado de 10-12 dias? Vou ficar esperando indefinidamente por um produto já pago e que já devia ter sido entregue? Peço uma garantia formal de entrega num prazo razoável ou de devolução do valor pago, também num prazo razoável.
. HollandExport, em 29/08/2005 Informamos no email aterior que estaremos entregando seu produto dentro 12 12 dias úteis.
. Eu, em 15/09/2005 O prazo de 12 dias úteis esgotou hoje e não recebi nem o laptop nem notícias por parte de vocês. O pedido foi feito há 35 dias úteis (quase dois meses), em 27 de julho.
. HollandExport, em 16/09/2005 Pedimos a gentileza que aguarde um pouco mais e estaremos informando sobre o redespacho do mesmo essa segunda feira.
. Eu, em 20/09/2005 A segunda-feira passou e não recebi nenhuma informação sobre a entrega do laptop que encomendei há 37 dias úteis.
. HollandExport, em 20/09/2005 Nova data para redespacho 23 de Setembro 2005.
. Eu, em 20/09/2005 No dia 27 de julho de 2005 encomendei um laptop da loja virtual HollandExport. ... O laptop, que deveria ter sido entegue no final de agosto, não chegou até agora. ... (Reclamação postada no site www.reclameaqui.net)
. HollandExport, em 20/09/2005 Infelizmente contamos com fatores como Receita Federal, Logistica para a entrega de seu produto. Postaremos aqui o sedex do envio assim que o produto for redespachado pelos correios Brasileiros. (Resposta postada no site www.reclameaqui.net)
. Eu, em 27/09/2005 A "nova data para redespacho" (23 de setembro) que vocês deram foi há quatro dias atrás, mas não recebi nem notícia do laptop encomendado há 43 dias úteis. Hoje, 27 de setembro, fazem dois meses que encomendei um laptop da HollandExport.
. HollandExport, em 27/09/2005 Seus emails, e número de sedex serão informados pelo website reclameaqui.com.br já que foi feito por sua parte uma reclamação da empresa no mesmo e reservamos o direito de responder por lá suas dúvidas.
. Eu, em 28/09/2005 Dois meses de espera e a HollandExport não entregou meu pedido! (Reclamação postada no site www.reclameaqui.net)
. HollandExport, em 10/10/2005 Conforme informamos estaremos passando o número do sedex aqui no reclameaqui. (Resposta postada no site www.reclameaqui.net)
. HollandExport, em 19/10/2005 Continuamos no aguardo da liberação de seu produto uma vez que a RECEITA FEDERAL está em GREVE. (Resposta postada no site www.reclameaqui.net)
. HollandExport, em 26/10/2005 Conforme combinamos estamos aqui postando o número de seu sedex SR086710716BR. Para que possa rastrear o produto acesse o site do correios www.correios.com.br e selecione "Rastreamento/Tracking." Lamentamos a demora causada porém sugerimos que o senhor faça uma busca na internet sobre "Greve da Receita Federal" e verá que a mesma tinha sido extendida até o dia 22 de Outubro 2005. Esperamos que em seu link de "Experiencia com a Holland Export" relate exatamente o que escrevemos aqui também.
. HollandExport, em 26/10/2005 (Mesmo texto da mensagem acima, seguido das duas frases abaixo.)
Como todos os clientes podem ver os atrazos são causados por terceiros e não por nossa empresa. Qualquer outro cliente que já comprou do exterior verá que isso é um fato que acontece com diversas outras empresas. (Resposta postada no site www.reclameaqui.net)
. Eu, em 27/10/2005 Estou consultando o site do correio, mas ele não reconhece esse número. Este é o resultado de uma consulta feita agora:
O nosso sistema não possui dados sobre o objeto informado. Se o objeto foi postado recentemente, é natural que seus rastros não tenham ingressado no sistema, nesse caso, por favor, tente novamente mais tarde. Adicionalmente, verifique se o código digitado está correto: SR086710716BR
Essa consulta foi feita mais de 24 horas depois que vocês postaram o número do SEDEX. Imagino que o correio não leve tanto tempo para colocar na Internet informações de restreamento. Vocês poderiam por favor confirmar o número do SEDEX?
. HollandExport, em 27/10/2005 Estaremos verificando o número. Pode ser que um dos dígitos estejam errados.
. HollandExport, em 27/10/2005 O número de rastreio SR086710716BR está correto. Sugerimos ao senhor que entre em contato com os correios para maiores informações. É provável que o mesmo não tenha sido cadastrado no sistema dos Correios.

O notebook foi entregue no dia 28 de outubro, três meses e um dia depois que fiz o pedido. Segundo a HollandExport, o atraso foi causado por uma greve da Receita Federal. Uma busca na Internet confirma que tal greve de fato ocorreu. Várias notícias sobre a greve mencionaram atrasos na liberação de produtos retidos na alfândega. Não tenho condições de avaliar se a Receita Federal pode ser responsabilizada por todo o atraso (que foi de mais de dois meses) ou se apenas por parte dele.

Íntegra de minha troca de emails com a HollandExport sobre a entrega do laptop

. email enviado à HollandExport em 26/08/2005:
Return-Path: <reverbel@ime.usp.br>
Delivered-To: reverbel@ime.usp.br
Received: (qmail 21389 invoked from network); 26 Aug 2005 16:16:18 -0000
Received: from kevlar.ime.usp.br (143.107.45.34)
  by birosca.ime.usp.br with QMQP; 26 Aug 2005 16:16:18 -0000
Date: Fri, 26 Aug 2005 13:16:20 -0300
From: Francisco Reverbel <reverbel@ime.usp.br>
To: "Vendas :: HollandExport.net" <vendas@hollandexport.net>
Subject: Pedido numero 296
Message-ID: <20050826161619.GA9063@ime.usp.br>
References: <565d681a425bf38e20637867553f9e15@www.hollandexport.net>
Mime-Version: 1.0
Content-Type: text/plain; charset=iso-8859-1
Content-Disposition: inline
Content-Transfer-Encoding: 8bit
In-Reply-To: <565d681a425bf38e20637867553f9e15@www.hollandexport.net>
User-Agent: Mutt/1.3.28i
Content-Length: 618

Encomendei um laptop HP zd8060us com 2GB de RAM no dia 27 de julho.
O prazo de entrega era de 23 dias úteis. O laptop já deveria estar 
chegando, pois já fazem 22 dias úteis que fiz o pedido. 

No site www.hollandexport.net consta a informação de que o pedido 
ainda está aguardando liberação:

  Nš do pedido: 296 (Aguardando Liberação)
  Data do pedido:  Wednesday, 27. July 2005

O laptop vai ser entregue no prazo?

Obrigado,

--
Francisco Reverbel, Assistant Professor
Department of Computer Science                      reverbel@ime.usp.br
University of Sao Paulo, Brazil        http://www.ime.usp.br/~reverbel/
. email recebido da HollandExport em 28/08/2005 (com data 27/08/2005):
Return-Path: <vendas@hollandexport.net>
Delivered-To: reverbel@ime.usp.br
Received: (qmail 23439 invoked from network); 28 Aug 2005 07:13:00 -0000
Received: from host.nocbrasil.com (70.84.192.82)
  by birosca.ime.usp.br with SMTP; 28 Aug 2005 07:13:00 -0000
Received: from 138.111.33.65.cfl.res.rr.com ([65.33.111.138] helo=[192.168.0.101])
	by host.nocbrasil.com with esmtp (Exim 4.52)
	id 1E94uu-0005Ru-NL
	for reverbel@ime.usp.br; Sat, 27 Aug 2005 14:56:32 -0300
User-Agent: Microsoft-Entourage/11.1.0.040913
Date: Sat, 27 Aug 2005 13:56:18 -0400
Subject: Re: Pedido numero 296
From: "Vendas :: HollandExport.net" <vendas@hollandexport.net>
To: Francisco Reverbel <reverbel@ime.usp.br>
Message-ID: <BF362182.5249%vendas@hollandexport.net>
In-Reply-To: <20050826161619.GA9063@ime.usp.br>
Mime-version: 1.0
Content-type: text/plain;
	charset="ISO-8859-1"
Content-transfer-encoding: quoted-printable
Content-Length: 965

> ...  (omitida a citação integral da mensagem anterior)

Prezado Cliente,

Lamentamos, porém o seu pedido está atrazado devido a problemas de logistica
e atrazo na liberação de produtos na alfândega.

Atenciosamente,

Equipe Holland
. email enviado à HollandExport em 28/08/2005:
Return-Path: <reverbel@ime.usp.br>
Delivered-To: reverbel@ime.usp.br
Received: (qmail 13702 invoked from network); 28 Aug 2005 21:07:59 -0000
Received: from kevlar.ime.usp.br (143.107.45.34)
  by birosca.ime.usp.br with QMQP; 28 Aug 2005 21:07:59 -0000
Date: Sun, 28 Aug 2005 18:08:35 -0300
From: Francisco Reverbel <reverbel@ime.usp.br>
To: "Vendas :: HollandExport.net" <vendas@hollandexport.net>
Subject: Re: Pedido numero 296
Message-ID: <20050828210834.GB30239@ime.usp.br>
References: <20050826161619.GA9063@ime.usp.br> <BF362182.5249%vendas@hollandexpo
rt.net>
Mime-Version: 1.0
Content-Type: text/plain; charset=iso-8859-1
Content-Disposition: inline
Content-Transfer-Encoding: 8bit
In-Reply-To: <BF362182.5249%vendas@hollandexport.net>
User-Agent: Mutt/1.3.28i
Content-Length: 1458

> ...  (omitida a citação integral das duas mensagens anteriores)

Qual é a nova previsão de entrega?

Preciso do laptop e fiz o pedido porque o prazo de 23 dias úteis me 
servia. Se for demorar muito mais, é melhor eu cancelar o pedido e 
comprar um laptop aqui no Brasil mesmo.

Obrigado,

--
Francisco Reverbel, Assistant Professor
Department of Computer Science                      reverbel@ime.usp.br
University of Sao Paulo, Brazil        http://www.ime.usp.br/~reverbel/
. email recebido da HollandExport em 29/08/2005 (com data 28/08/2005):
Return-Path: <vendas@hollandexport.net>
Delivered-To: reverbel@ime.usp.br
Received: (qmail 24284 invoked from network); 29 Aug 2005 00:31:29 -0000
Received: from host.nocbrasil.com (70.84.192.82)
  by birosca.ime.usp.br with SMTP; 29 Aug 2005 00:31:28 -0000
Received: from 138.111.33.65.cfl.res.rr.com ([65.33.111.138] helo=[192.168.0.101
])
        by host.nocbrasil.com with esmtp (Exim 4.52)
        id 1E9XZa-0000eM-9x
        for reverbel@ime.usp.br; Sun, 28 Aug 2005 21:32:26 -0300
User-Agent: Microsoft-Entourage/11.1.0.040913
Date: Sun, 28 Aug 2005 20:32:04 -0400
Subject: Re: Pedido numero 296
From: "Vendas :: HollandExport.net" <vendas@hollandexport.net>
To: Francisco Reverbel <reverbel@ime.usp.br>
Message-ID: <BF37CFC4.5293%vendas@hollandexport.net>
In-Reply-To: <20050828210834.GB30239@ime.usp.br>
Mime-version: 1.0
Content-type: text/plain;
        charset="ISO-8859-1"
Content-transfer-encoding: quoted-printable
Content-Length: 1840

> ...  (omitida a citação integral de todas as mensagens anteriores)

Prezado Cliente,

A entrega será feita em 10-12 dias.

Lamentamos porém como o produto já foi enviado não há cancelamento da
compra.

Atenciosamente,

Equipe Holland
. email enviado à HollandExport em 29/08/2005:
Return-Path: <reverbel@ime.usp.br>
Delivered-To: reverbel@ime.usp.br
Received: (qmail 16163 invoked from network); 29 Aug 2005 14:29:22 -0000
Received: from kevlar.ime.usp.br (143.107.45.34)
  by birosca.ime.usp.br with QMQP; 29 Aug 2005 14:29:22 -0000
Date: Mon, 29 Aug 2005 11:30:08 -0300
From: Francisco Reverbel <reverbel@ime.usp.br>
To: "Vendas :: HollandExport.net" <vendas@hollandexport.net>
Subject: Re: Pedido numero 296
Message-ID: <20050829143008.GA14603@ime.usp.br>
References: <20050828210834.GB30239@ime.usp.br> <BF37CFC4.5293%vendas@hollandexp
ort.net>
Mime-Version: 1.0
Content-Type: text/plain; charset=iso-8859-1
Content-Disposition: inline
Content-Transfer-Encoding: 8bit
In-Reply-To: <BF37CFC4.5293%vendas@hollandexport.net>
User-Agent: Mutt/1.3.28i
Content-Length: 3093

> ...  (omitida a citação integral de todas as mensagens anteriores)

Esta resposta não é aceitável.

10-12 dias é mais da metade do prazo de entrega em www.hollandexport.net.
Verifiquei o site agora e vi que vocês continuam dando um prazo de 20 
dias úteis para vários modelos de notebooks, inclusive o que encomendei. 
Se vocês estão tendo problemas e não podem mais entregar nesse prazo, 
então deveriam informar o prazo verdadeiro no site. O prazo de entrega é 
uma informação tão importante quanto as características técnicas dos 
produtos. A permanência de prazos incorretos ou desatualizados no site da 
HollandExport me faz ter sérias dúvidas sobre a idoneidade da empresa.

Quanto à impossibilidade de cancelar a compra, é um absurdo. E se vocês 
também não cumprirem o prazo dilatado de 10-12 dias? Vou ficar esperando
indefinidamente por um produto já pago e que já devia ter sido entregue? 

Peço uma garantia formal de entrega num prazo razoável ou de devolução
do valor pago, também num prazo razoável.

Atenciosamente,

--
Francisco Reverbel, Assistant Professor
Department of Computer Science                      reverbel@ime.usp.br
University of Sao Paulo, Brazil        http://www.ime.usp.br/~reverbel/
. email recebido da HollandExport em 29/08/2005:
Return-Path: <vendas@hollandexport.net>
Delivered-To: reverbel@ime.usp.br
Received: (qmail 17575 invoked from network); 29 Aug 2005 22:42:01 -0000
Received: from host.nocbrasil.com (70.84.192.82)
  by birosca.ime.usp.br with SMTP; 29 Aug 2005 22:42:01 -0000
Received: from 138.111.33.65.cfl.res.rr.com ([65.33.111.138] helo=[192.168.0.101
])
        by host.nocbrasil.com with esmtp (Exim 4.52)
        id 1E9sLR-0004P3-M4
        for reverbel@ime.usp.br; Mon, 29 Aug 2005 19:43:14 -0300
User-Agent: Microsoft-Entourage/11.1.0.040913
Date: Mon, 29 Aug 2005 18:42:42 -0400
Subject: Re: Pedido numero 296
From: "Vendas :: HollandExport.net" <vendas@hollandexport.net>
To: Francisco Reverbel <reverbel@ime.usp.br>
Message-ID: <BF3907A2.52DE%vendas@hollandexport.net>
In-Reply-To: <20050829143008.GA14603@ime.usp.br>
Mime-version: 1.0
Content-type: text/plain;
        charset="ISO-8859-1"
Content-transfer-encoding: quoted-printable
Content-Length: 3578

> ...  (omitida a citação integral de todas as mensagens anteriores)

Prezado Cliente,

Informamos no email aterior que estaremos entregando seu produto dentro 12
12 dias úteis.

Atenciosamente,

Equipe Holland
. email enviado à HollandExport em 15/09/2005:
Return-Path: <reverbel@ime.usp.br>
Delivered-To: reverbel@ime.usp.br
Received: (qmail 8502 invoked from network); 16 Sep 2005 00:51:07 -0000
Received: from kevlar.ime.usp.br (143.107.45.34)
  by birosca.ime.usp.br with QMQP; 16 Sep 2005 00:51:07 -0000
Date: Thu, 15 Sep 2005 21:52:58 -0300
From: Francisco Reverbel <reverbel@ime.usp.br>
To: "Vendas :: HollandExport.net" <vendas@hollandexport.net>
Subject: Re: Pedido numero 296
Message-ID: <20050916005257.GA26052@ime.usp.br>
References: <20050829143008.GA14603@ime.usp.br> <BF3907A2.52DE%vendas@hollandexp
ort.net>
Mime-Version: 1.0
Content-Type: text/plain; charset=iso-8859-1
Content-Disposition: inline
Content-Transfer-Encoding: 8bit
In-Reply-To: <BF3907A2.52DE%vendas@hollandexport.net>
User-Agent: Mutt/1.3.28i
Content-Length: 4047

> ...  (omitida a citação integral de todas as mensagens anteriores)

O prazo de 12 dias úteis esgotou hoje e não recebi nem o laptop nem
notícias por parte de vocês. O pedido foi feito há 35 dias úteis (quase 
dois meses), em 27 de julho. 

Vocês têm algo a dizer?

--
Francisco Reverbel, Assistant Professor
Department of Computer Science                      reverbel@ime.usp.br
University of Sao Paulo, Brazil        http://www.ime.usp.br/~reverbel/
. email recebido da HollandExport em 16/09/2005:
Return-Path: <vendas@hollandexport.net>
Delivered-To: reverbel@ime.usp.br
Received: (qmail 17193 invoked from network); 16 Sep 2005 14:47:01 -0000
Received: from host.nocbrasil.com (70.84.192.82)
  by birosca.ime.usp.br with SMTP; 16 Sep 2005 14:47:00 -0000
Received: from holland by host.nocbrasil.com with local (Exim 4.52)
        id 1EGHWV-000210-6l
        for reverbel@ime.usp.br; Fri, 16 Sep 2005 11:49:07 -0300
From: "Vendas :: HollandExport.net" <vendas@hollandexport.net>
To: Francisco Reverbel <reverbel@ime.usp.br>
Reply-To: vendas@hollandexport.net
Subject: Re: Pedido numero 296
X-Mailer: NeoMail 1.27
MIME-Version: 1.0
Content-Type: text/plain; charset=iso-8859-1
Message-Id: <E1EGHWV-000210-6l@host.nocbrasil.com>
Date: Fri, 16 Sep 2005 11:49:07 -0300
Content-Length: 4468

> ...  (omitida a citação integral de todas as mensagens anteriores)

Prezado Cliente,

Pedimos a gentileza que aguarde um pouco mais e estaremos informando
sobre o redespacho do mesmo essa segunda feira.

-- 

Atenciosamente,

Equipe Holland
. email enviado à HollandExport em 20/09/2005:
Return-Path: <reverbel@ime.usp.br>
Delivered-To: reverbel@ime.usp.br
Received: (qmail 22162 invoked from network); 20 Sep 2005 03:11:33 -0000
Received: from jaca.ime.usp.br (143.107.45.56)
  by birosca.ime.usp.br with SMTP; 20 Sep 2005 03:11:33 -0000
Received: (qmail 5889 invoked by uid 906); 20 Sep 2005 03:14:29 -0000
Date: Tue, 20 Sep 2005 00:14:29 -0300
From: Francisco Reverbel <reverbel@ime.usp.br>
To: "Vendas :: HollandExport.net" <vendas@hollandexport.net>
Subject: Re: Pedido numero 296
Message-ID: <20050920031429.GA5782@ime.usp.br>
References: <E1EGHWV-000210-6l@host.nocbrasil.com>
Mime-Version: 1.0
Content-Type: text/plain; charset=iso-8859-1
Content-Disposition: inline
Content-Transfer-Encoding: 8bit
In-Reply-To: <E1EGHWV-000210-6l@host.nocbrasil.com>
User-Agent: Mutt/1.3.28i
Content-Length: 5086

> ...  (omitida a citação integral de todas as mensagens anteriores)

A segunda-feira passou e não recebi nenhuma informação sobre a entrega
do laptop que encomendei há 37 dias úteis.

--
Francisco Reverbel, Assistant Professor
Department of Computer Science                      reverbel@ime.usp.br
University of Sao Paulo, Brazil        http://www.ime.usp.br/~reverbel/
. email recebido da HollandExport em 20/09/2005:
Return-Path: <vendas@hollandexport.net>
Delivered-To: reverbel@ime.usp.br
Received: (qmail 8054 invoked from network); 20 Sep 2005 15:23:45 -0000
Received: from host.nocbrasil.com (70.84.192.82)
  by birosca.ime.usp.br with SMTP; 20 Sep 2005 15:23:43 -0000
Received: from holland by host.nocbrasil.com with local (Exim 4.52)
        id 1EHk1f-0007ZQ-Ow
        for reverbel@ime.usp.br; Tue, 20 Sep 2005 12:27:19 -0300
From: "Vendas :: HollandExport.net" <vendas@hollandexport.net>
To: Francisco Reverbel <reverbel@ime.usp.br>
Reply-To: vendas@hollandexport.net
Subject: Re: Pedido numero 296
X-Mailer: NeoMail 1.27
MIME-Version: 1.0
Content-Type: text/plain; charset=iso-8859-1
Message-Id: <E1EHk1f-0007ZQ-Ow@host.nocbrasil.com>
Date: Tue, 20 Sep 2005 12:27:19 -0300
Content-Length: 5536

> ...  (omitida a citação integral de todas as mensagens anteriores)

Prezado Cliente,

Nova data para redespacho 23 de Setembro 2005.

-- 

Atenciosamente,

Equipe Holland
. email enviado à HollandExport em 27/09/2005:
Return-Path: <reverbel@ime.usp.br>
Delivered-To: reverbel@ime.usp.br
Received: (qmail 14216 invoked from network); 28 Sep 2005 01:48:58 -0000
Received: from kevlar.ime.usp.br (143.107.45.34)
  by birosca.ime.usp.br with QMQP; 28 Sep 2005 01:48:58 -0000
Date: Tue, 27 Sep 2005 22:53:57 -0300
From: Francisco Reverbel <reverbel@ime.usp.br>
To: "Vendas :: HollandExport.net" <vendas@hollandexport.net>
Subject: Re: Pedido numero 296
Message-ID: <20050928015357.GA12866@ime.usp.br>
References: <E1EHk1f-0007ZQ-Ow@host.nocbrasil.com>
Mime-Version: 1.0
Content-Type: text/plain; charset=iso-8859-1
Content-Disposition: inline
Content-Transfer-Encoding: 8bit
In-Reply-To: <E1EHk1f-0007ZQ-Ow@host.nocbrasil.com>
User-Agent: Mutt/1.3.28i
Content-Length: 6617

> ...  (omitida a citação integral de todas as mensagens anteriores)

A "nova data para redespacho" (23 de setembro) que vocês deram 
foi há quatro dias atrás, mas não recebi nem notícia do laptop 
encomendado há 43 dias úteis. Hoje, 27 de setembro, fazem dois
meses que encomendei um laptop da HollandExport.

--
Francisco Reverbel, Assistant Professor
Department of Computer Science                      reverbel@ime.usp.br
University of Sao Paulo, Brazil        http://www.ime.usp.br/~reverbel/

    Não entre numa fria!!! 
    Antes de comprar numa loja virtual, visite a página 
    http://www.ime.usp.br/~reverbel/hollandexport/ 
    ("A Compra de Um Laptop via Internet").
. email recebido da HollandExport em 28/09/2005 (com data 27/09/2005):
Return-Path: <vendas@hollandexport.net>
Delivered-To: reverbel@ime.usp.br
Received: (qmail 14346 invoked from network); 28 Sep 2005 02:54:07 -0000
Received: from host.nocbrasil.com (70.84.192.82)
  by birosca.ime.usp.br with SMTP; 28 Sep 2005 02:54:06 -0000
Received: from 149.109.33.65.cfl.res.rr.com ([65.33.109.149]:61474 helo=[192.168.0.105])
	by host.nocbrasil.com with esmtp (Exim 4.52)
	id 1EKSBO-0005Bp-R1
	for reverbel@ime.usp.br; Wed, 28 Sep 2005 00:00:35 -0300
User-Agent: Microsoft-Entourage/11.2.0.050811
Date: Tue, 27 Sep 2005 22:59:04 -0400
Subject: Re: Pedido numero 296
From: "Vendas :: HollandExport.net" <vendas@hollandexport.net>
To: Francisco Reverbel <reverbel@ime.usp.br>
Message-ID: <BF5F7F38.585D%vendas@hollandexport.net>
Thread-Topic: Pedido numero 296
Thread-Index: AcXD2JWX1CHl8S/LEdqw8wAKla4t7A==
In-Reply-To: <20050928015357.GA12866@ime.usp.br>
Mime-version: 1.0
Content-type: text/plain;
	charset="ISO-8859-1"
Content-transfer-encoding: quoted-printable
Content-Length: 6723

> ...  (omitida a citação integral de todas as mensagens anteriores)

Prezado Cliente,

Seus emails, e número de sedex serão informados pelo website
reclameaqui.com.br já que foi feito por sua parte uma reclamação da empresa
no mesmo e reservamos o direito de responder por lá suas dúvidas.

Atenciosamente,

Equipe Holland
. email recebido da HollandExport em 26/10/2005:
Return-Path: <vendas@hollandexport.net>
Delivered-To: reverbel@ime.usp.br
Received: (qmail 19434 invoked from network); 26 Oct 2005 19:45:19 -0000
Received: from host.nocbrasil.com (70.84.192.82)
  by birosca.ime.usp.br with SMTP; 26 Oct 2005 19:45:18 -0000
Received: from nobody by host.nocbrasil.com with local (Exim 4.52)
	id 1EUr4P-0005Wv-5U
	for reverbel@ime.usp.br; Wed, 26 Oct 2005 17:36:21 -0200
To: reverbel@ime.usp.br
Subject: Vendas :: HollandExport.net
Received: from phpmailer ([65.33.109.149]) 
	by www.hollandexport.net with HTTP (PHPMailer);
	Wed, 26 Oct 2005 17:36:21 -0200
Date: Wed, 26 Oct 2005 17:36:21 -0200
From: "Vendas :: HollandExport.net" <vendas@hollandexport.net>
Reply-to: "Vendas :: HollandExport.net" <vendas@hollandexport.net>
Message-ID: <015f8ea2e22c60c8cfd4fd964d2e2eb5@www.hollandexport.net>
X-Priority: 3
X-Mailer: PHPMailer [version 1.71]
MIME-Version: 1.0
Content-Type: multipart/alternative;

Dear Customer ,

The status of your order changed.

Comments:Prezado Cliente,

REF: Pedido 296

Conforme combinamos estamos aqui postando o número
de seu sedex SR086710716BR.

Para que possa rastrear o produto acesse o site do
correios www.correios.com.br  e selecione
"Rastreamento/Tracking."  Lamentamos a demora
causada porém sugerimos que o senhor faça uma
busca na internet sobre "Greve da Receita Federal"
e verá que a mesma tinha sido extendida até o dia
22 de Outubro 2005.

Esperamos que em seu link de "Experiencia com a
Holland Export" relate exatamente o que escrevemos
aqui também.

Atenciosamente,

Equipe Holland


New status: Redespachado

For questions, feel free to anwser to this mail.

... (omitida a repetição do corpo da mensagem em formato html)
. email enviado à HollandExport em 27/10/2005:
Return-Path: <reverbel@ime.usp.br>
Delivered-To: reverbel@ime.usp.br
Received: (qmail 31062 invoked from network); 27 Oct 2005 19:52:40 -0000
Received: from kevlar.ime.usp.br (143.107.45.34)
  by birosca.ime.usp.br with QMQP; 27 Oct 2005 19:52:40 -0000
Date: Thu, 27 Oct 2005 17:59:58 -0200
From: Francisco Reverbel <reverbel@ime.usp.br>
To: "Vendas :: HollandExport.net" <vendas@hollandexport.net>
Subject: Re: Vendas :: HollandExport.net
Message-ID: <20051027195958.GA22593@ime.usp.br>
References: <015f8ea2e22c60c8cfd4fd964d2e2eb5@www.hollandexport.net>
Mime-Version: 1.0
Content-Type: text/plain; charset=iso-8859-1
Content-Disposition: inline
Content-Transfer-Encoding: 8bit
In-Reply-To: <015f8ea2e22c60c8cfd4fd964d2e2eb5@www.hollandexport.net>
User-Agent: Mutt/1.3.28i

On Wed, Oct 26, 2005 at 05:36:21PM -0200, Vendas :: HollandExport.net wrote:

>     Comments: Prezado Cliente, REF: Pedido 296 Conforme combinamos estamos
>     aqui postando o número de seu sedex SR086710716BR. 

Obrigado. Estou consultando o site do correio, mas ele não reconhece
esse número. Este é o resultado de uma consulta feita agora:

  O nosso sistema não possui dados sobre o objeto informado. Se o 
  objeto foi postado recentemente, é natural que seus rastros não
  tenham ingressado no sistema, nesse caso, por favor, tente 
  novamente mais tarde. Adicionalmente, verifique se o código
  digitado está correto: SR086710716BR

Essa consulta foi feita mais de 24 horas depois que vocês postaram o 
número do SEDEX. Imagino que o correio não leve tanto tempo para
colocar na Internet informações de restreamento. Vocês poderiam por 
favor confirmar o número do SEDEX?  

>                   Esperamos que em seu link de "Experiencia com a Holland
>     Export" relate exatamente o que escrevemos aqui também.

A página http://www.ime.usp.br/~reverbel/hollandexport/ foi atualizada
e já contém as últimas mensagens da HollandExport. Ao final desta novela
ela informará objetivamente o desfecho do caso.

--
Francisco Reverbel, Assistant Professor
Department of Computer Science                      reverbel@ime.usp.br
University of Sao Paulo, Brazil        http://www.ime.usp.br/~reverbel/
. email recebido da HollandExport em 27/10/2005:
Return-Path: <vendas@hollandexport.net>
Delivered-To: reverbel@ime.usp.br
Received: (qmail 19935 invoked from network); 27 Oct 2005 20:18:41 -0000
Received: from host.nocbrasil.com (70.84.192.82)
  by birosca.ime.usp.br with SMTP; 27 Oct 2005 20:18:40 -0000
Received: from 149.109.33.65.cfl.res.rr.com ([65.33.109.149]:62814 helo=[192.168.0.105])
	by host.nocbrasil.com with esmtp (Exim 4.52)
	id 1EVEKC-0006Jg-MT
	for reverbel@ime.usp.br; Thu, 27 Oct 2005 18:26:12 -0200
User-Agent: Microsoft-Entourage/11.2.0.050811
Date: Thu, 27 Oct 2005 16:25:51 -0400
Subject: Re: Vendas :: HollandExport.net
From: "Vendas :: HollandExport.net" <vendas@hollandexport.net>
To: Francisco Reverbel <reverbel@ime.usp.br>
Message-ID: <BF86B00F.64BE%vendas@hollandexport.net>
Thread-Topic: Vendas :: HollandExport.net
Thread-Index: AcXbNJ913fHKekcnEdqu6AAKla4t7A==
In-Reply-To: <20051027195958.GA22593@ime.usp.br>
Mime-version: 1.0
Content-type: text/plain;
	charset="ISO-8859-1"
Content-transfer-encoding: quoted-printable

On 10/27/05 3:59 PM, "Francisco Reverbel" <reverbel@ime.usp.br> wrote:

> ...  (omitida a citação integral da mensagem anterior)

Prezado Cliente,

Estaremos verificando o número. Pode ser que um dos dígitos estejam errados.

Atenciosamente,

Equipe Holland
. email recebido da HollandExport em 27/10/2005:
Return-Path: <vendas@hollandexport.net>
Delivered-To: reverbel@ime.usp.br
Received: (qmail 1049 invoked from network); 27 Oct 2005 20:40:54 -0000
Received: from host.nocbrasil.com (70.84.192.82)
  by birosca.ime.usp.br with SMTP; 27 Oct 2005 20:40:53 -0000
Received: from nobody by host.nocbrasil.com with local (Exim 4.52)
	id 1EVEfj-0007gG-V1
	for reverbel@ime.usp.br; Thu, 27 Oct 2005 18:48:27 -0200
To: reverbel@ime.usp.br
Subject: Vendas :: HollandExport.net
Received: from phpmailer ([65.33.109.149]) 
	by www.hollandexport.net with HTTP (PHPMailer);
	Thu, 27 Oct 2005 18:48:27 -0200
Date: Thu, 27 Oct 2005 18:48:27 -0200
From: "Vendas :: HollandExport.net" <vendas@hollandexport.net>
Reply-to: "Vendas :: HollandExport.net" <vendas@hollandexport.net>
Message-ID: <b4484befacb1e5cd224dc059a2bb08dc@www.hollandexport.net>
X-Priority: 3
X-Mailer: PHPMailer [version 1.71]
MIME-Version: 1.0
Content-Type: multipart/alternative;

Dear Customer ,

The status of your order changed.

Comments:Prezado Cliente,

O número de rastreio SR086710716BR está correto.
Sugerimos ao senhor que entre em contato com os
correios para maiores informações. É provável que
o mesmo não tenha sido cadastrado no sistema dos
Correios.

Atenciosamente,

Equipe Holland


New status: Redespachado

For questions, feel free to anwser to this mail.

... (omitida a repetição do corpo da mensagem em formato html)


Valid CSS! Valid XHTML 1.0! Last modified: Tue Nov 1 23:13:40 EDT 2005
Francisco Reverbel
reverbel at ime.usp.br