Algumas Dicas sobre LaTeX

Coloquei algumas dicas de geração de textos em LaTeX nesta página. Comentários e outras dicas são bem-vindos. Crédito será dado para as contribuições.

Apresentações em Latex

Espero que estas breves notas sirvam para documentar (de maneira simplificada agora) o processo que tenho usado há alguns anos para criação de apresentações com o emprego exclusivo de Software Livre. De certo modo, elas são uma simplificação do que está em outros lugares, principalmente se a distribuição utilizada for a Debian sarge (ou posterior).

É possível gerar apresentações similares às do Power Point em Linux. O processo é executado em dois passos e envolve usar o pdflatex com o texto da apresentação (de forma semelhante a um texto qualquer) e, depois, para geração dos efeitos (cores, pausas etc), usar um pós-processador de arquivos PDF.

Sua apresentação final será um arquivo PDF, que pode ser exibido com qualquer leitor decente de arquivos PDF, como, por exemplo, o xpdf (ou derivados, como o kpdf e o gpdf) ou o Acrobat Reader, disponível para diversas plataformas (MacOS, MacOSX, Windows, Linux, Solaris etc), o que torna as apresentações geradas por este processo mais "portáveis" do que as geradas pelo Power Point. Além disso, para textos com boa dose de matemática, a facilidade de geração e a qualidade de saída são boas.

Instalação

A descrição do processo está aqui apenas em linhas gerais. Conforme dito anteriormente, suponho que que sua distribuição seja a Debian testing. Os passos descritos podem, naturalmente, serem modificados para outras distribuições, mas não serão tão indolores.

  1. O primeiro pré-requisito é ter o teTeX instalado. Ela é uma das distribuições mais populares do TeX e é a que vem na Debian. Pacotes tetex-base e tetex-bin, para uma instalação minimal. Pacote tetex-extra para "incrementos úteis". Pacote tetex-doc para documentação.
  2. Embora não seja estritamente necessário, instalar o FoilTeX ajuda um pouco a vida. Ele está está empacotado para a Debian, mas na seção non-free, sob o nome foiltex.
  3. Instale algum ambiente para Java, se você ainda não tiver um. A Debian testing já possui ambientes Java Livres de qualidade suficientemente boa para grande parte da escrita de programas que não usem APIs "estranhas". Pelo menos duas máquinas virtuais de Java merecem menção: a Kaffe e a SableVM. Recomendo instalar o pacote free-java-sdk da sarge, porque ele já vai instruir o seu APT sobre as dependências a fim de você ter um sistema "completo" (na medida do possível) de desenvolvimento em Java só com Software Livre.
  4. Finalmente, instale o pós-processador PPower4. Para simplificar esse passo, criei um pacote dele para a Debian testing que está em minha área.

    O pacote que eu criei pode vir a ser integrado na Debian no futuro se o autor do programa liberar o código-fonte (e não apenas o arquivo .jar). Você não quer mandar um e-mail para ele para incentivá-lo a colocar o código fonte à disposição (já que o código tem licença GPL?).

Pronto, processo de instalação concluído.

Gerando Apresentações

Com a parte chata concluída, o resto gera satisfação instantânea: pegue os fontes da minha apresentação aqui e edite-os à vontade.

Para fazer a apresentação, faça só o seguinte (supondo que seu arquivo fonte tenha nome de apres.tex):

pdflatex apres (quantas vezes forem necessárias)
ppower4 apres.pdf sai.pdf

Pronto, sua apresentação para o mundo chama-se sai.pdf. Renomeie a gosto e ponha na Web.


Mais recente modificação em 2004-11-09.
Valid XHTML 1.0!