Trabalho de Formatura - BCC (IME / USP)

Prof. responsável: Nina S. T. Hirata
Última atualização: Fevereiro/2024


2024: Atividades e cronograma / Propostas de temas / Controle (alunos e atividades)

2023: Atividades e cronograma / Propostas de temas / Controle (alunos e atividades)

( Edições anteriores da disciplina / Depósito de TCCs )

Objetivos

O Trabalho de Formatura Supervisionado (MAC0499) é uma disciplina que visa proporcionar ao aluno que está prestes a finalizar o BCC a oportunidade de aprofundar, integrar, expandir, e/ou aplicar os diversos conhecimentos que adquiriu ao longo do curso. Ao final dessa disciplina, o aluno deverá:

  1. ter desenvolvido um trabalho de grande porte sobre um tema que envolve computação, podendo este ser um trabalho acadêmico ou científico, ou o desenvolvimento de um software;
  2. mostrar capacidade de documentação do trabalho desenvolvido, por meio da produção de uma monografia sobre o trabalho realizado;
  3. mostrar desenvoltura para apresentar seu trabalho em público na forma oral (palestra) e/ou na forma de pôster.
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O que é o Trabalho de Formatura?

▶ O trabalho de formatura, sobre um tema relacionado com computação, deve ser desenvolvido individualmente ou em grupo, sob a supervisão de um ou mais orientadores.

▶ Espera-se que cada estudante dedique pelo menos um total de 480 horas ao trabalho de formatura (algo em torno de 10h por semana).

▶ O orientador costuma ser um docente do Departamento de Ciência da Computação do IME. No entanto, supervisão por professores de outros departamentos da USP ou mesmo de fora da USP poderão ser consideradas. Espera-se que o(s) orientadores auxiliem o(s) etudante(s) na escolha do tema, na definição do escopo do trabalho, no planejamento do trabalho e etruturação da monografia. A maneira como a dinâmica de orientação ocorrerá deve ser conversada/combinada com o orientador. Ao final do ano, é esperado que cada orientador emita um parecer de avaliação sobre o(s) trabalho(s) que supervisionou.

▶ O tema do trabalho é de livre escolha, desde que exista relação com computação. É importante que a definição do escopo a ser explorado seja feita de comum acordo entre estudante e orientador. O trabalho pode ser baseado em uma Iniciação Científica realizada anteriormente ou em andamento, desde que a mesma já não tenha ou esteja sendo utilizada para obtenção de créditos em outras disciplinas.

▶ Trabalhos de anos anteriores podem ser consultados no Depósito de TCCS.

Como funciona

e-Disciplinas: Todos os alunos matriculados serão inscritos na disciplina na plataforma e-Disciplinas e mensagens importantes serão enviados via quadro de avisos da plataforma. O professor responsável pode ser consultado por email para esclarecer dúvidas.

Atividades: Há um conjunto de atividades planejadas para serem realizadas ao longo do ano. A lista de atividades e sua descrição podem ser acessadas a partir de link em destaque no topo desta página.

Tabela de controle: Uma tabela com o controle das atividades realizadas/entregues está diponível a partir do link em destaque no topo desta página.

Avaliação: é baseada na qualidade do Trabalho Final e no desempenho do aluno (grupo) nas atividades da disciplina ao longo do ano, segundo avaliação dos orientadores e também pela responsável pela disciplina.

    (new) Trabalhos eventualmente supervisionados pelo responsável pela disciplina serão avaliados por uma comissão especial, formada pelo responsável anterior pela disciplina e/ou outros membros indicados pelo mesmo.

    Observação para trabalhos em grupo: Em trabalhos em grupo, todos os membros devem estar igualmente comprometidos com o trabalho. Portanto, cada membro poderá ser avaliado individualmente (no que diz respeito ao desempenho) e essas avaliações serão consideradas na nota final do trabalho bem como nas notas individuais. Trabalhos em grupo são muito bem-vindos!

    O aluno poderá ser aprovado, reprovado ou mesmo ficar de recuperação na disciplina. Os alunos que ficarem em recuperação deverão entregar uma versão melhorada do Trabalho Final, conforme sugestões do professor responsável e do orientador, até data estipulada pelo professor responsável.

Plágios de partes do trabalho não serão tolerados e acarretarão na reprovação do aluno na disciplina e poderão ser levados a instâncias superiores para outras consequências. Se você ficou na dúvida sobre isto, leia este texto ou converse com o responsável pela disciplina.

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Informações adicionais

Trabalho final

O Trabalho Final deverá ser disponibilizado na rede linux em linux.ime.usp.br/~seulogin/mac0499/. TODO o conteúdo deve ficar sob essa pasta, e a página de entrada deve incluir, obrigatoriamente, os seguintes itens:

  • nome d@ alun@/integrantes do grupo
  • nome do(s) orientador(es)
  • título do trabalho
  • resumo do trabalho
  • link para a monografia (em formato PDF)

Adicionalmente, a página do trabalho poderá conter:

  • apreciação pessoal e crítica (parte subjetiva de cada integrante)
  • pôster
  • slides da apresentação ou um vídeo de apresentação
  • Outros documentos elaborados ao longo do ano tais como propostas, cronogramas, relatórios parciais, entre outros.
  • material suplementar Ao se desenvolver o trabalho, podem ser gerados produtos que não cabem em uma monografia tais como código de software, vídeos de demonstração, manuais, exemplos de uso, conjunto de dados, etc. Estes produtos podem ser adicionados ao Trabalho Final, na forma de material suplementar. Apenas verifique restrições quanto à disponibilização pública desses materiais (alguns podem requerer a inclusão dos termos de licença apropriada, outros simplesmente não podem ser disponibilizados).

Observação: Nos trabalhos em grupo, um membro representante deve criar a página do trabalho (linux.ime.usp.br/~seulogin/mac0499/) e incluir o nome de todos os membros. As páginas serão posteriormente copiadas para o Depósito de TCCS (por isso é importante que sejam auto-contidas)

(NOVO) A partir de 2020 as monografias poderão ser submetidas para publicação na Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos (BDTA) da USP. Veja detalhes sobre como proceder aqui.

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Monografia

Template LaTeX: Um template LaTeX está disponível em https://gitlab.com/ccsl-usp/modelo-latex/. Este é um template usado na pós-graduação e foi recentemente alterado para também ser usado para as monografias do TCC.

Um um exemplo de como ficaria a "cara" da monografia (pdf).

Dicas (eventualmente úteis para a redação da monografia?)

  1. Não use a primeira pessoa do singular (EU).

  2. Antes de iniciar a escrita, organize as ideias (construção lógica). Crie uma sequência lógica das ideias, com começo, meio e fim. Se o discurso não estiver claro, refaça o processo tantas vezes quantas forem necessárias.

  3. Se sentir dificuldades na construção dessa lógica, pode ser que o trabalho não esteja pronto ainda ou você não tenha entendido partes importantes dele ... Similarmente, se está com dificuldades de escrever, reflita se realmente sabe o que quer escrever ...

  4. Na introdução contextualize o tema, apresente as motivações, os objetivos, enfatize a proposta/abordagem/elemento central trabalhado, liste as principais contribuições ou resultados (se houver), e descreva a organização do texto.

  5. Na parte de desenvolvimento, recomenda-se que sejam apresentados todos os elementos necessários para o entendimento do tema estudado. Por exemplo, definições, conceitos fundamentais, técnicas e métodos, algoritmos, entre outros. Esses elementos podem ser apresentados por meio da descrição explícita, ou por meio de citações bibliográficas. Além disso, quando for o caso, a monografia dever apresentar também os experimentos, os resultados e as discussões pertinentes.

  6. Procure não misturar a descrição de uma técnica, conceitos ou métodos com a parte experimental do trabalho. Por exemplo, em um trecho no qual é explicado uma técnica X que depende de parâmetros "a", "b" e "c", não escreva algo como "usamos 0.5 para o parâmetro $a$ e os valores default para os demais". Em vez disso, coloque os valores de parâmetros que foram efetivamente utilizados na parte de descrição dos experimentos: escreva algo como "Para resolver o problema, utilizamos a técnica X, descrita na seção ..., com valor $0.5$ para o parâmetro $a$ e valores \emph{default} para os demais. O parâmetro $a$ regula ... e o valor usado foi calculado experimentalmente.... "

  7. Na conclusão, deve-se "fechar" o trabalho. Para tanto, pode-se listar as conclusões do seu trabalho, levando-se em conta as motivações e objetivos listados na introdução. Pode-se também incluir possíveis desdobramentos do seu trabalho.

  8. Seja objetivo na escrita. Evite frases ou trechos vazios (aqueles que, quando removidos, não fazem a menor diferença para o entendimento ou a ênfase desejada).

  9. Uma frase deve conter apenas uma ideia. Evite frases loooooonnnngas, com várias ideias ao mesmo tempo.

  10. A sequência lógica é importante. Simplesmente listar aleatoriamente vários conceitos num capítulo não funciona em geral.

  11. Não incluir citação bibliográfica em resumos

  12. Não use siglas sem antes introduzir seu significado.

  13. Todas as figuras e tabelas incluídas no texto devem ser referenciadas no texto. Todos os itens listados na bibliografia devem ser citados no texto.

  14. Em fórmulas ou equações, não esqueça de definir cada um dos símbolos usados.

  15. Se um material externo for incluído, não esqueça de dar o devido crédito. Verificar também se o uso do material é permitido.

  16. Se fizer copy & paste, certifique-se que fez as alterações necessárias no paste ...

  17. O nome do curso é Bacharelado em Ciência da Computação (e não CiênciaS)

  18. Revise o texto: excessos de erros de digitação, ortografia e gramática não são aceitáveis.

NÃO subestime o trabalho de escrita!!

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Poster

O poster deve sintetizar, em uma página, todo o seu trabalho. Para tanto, pode fazer uso de recursos gráficos. Veja exemplos nas páginas dos trabalhos entregues nos anos anteriores que se encontram no Depósito de TCCs. Muitos deles disponibilizam o pôster.

Tamanho dos pôsteres:

  • A ser definido, dependendo da disponibilidade de painéis.

Dicas para confecção de pôsteres: os links abaixos apresentam algumas orientações, sugestões ou exemplos:

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Apresentação

Uma apresentação oral consiste em comunicar oralmente o trabalho. Podem ser usados recursos auxiliares como slides ou demonstrações. A apresentação oral do TCC deve levar, no máximo 15 minutos. Se você pretende usar slides, use como referência 1 slide por minuto (ou seja, 15 slides no máximo).

10 Tips for Making Beautiful Slideshow Presentations

Já uma apresentação em pôster ocorre em sessões de pôsteres (intervalos de horários fixos). O autor deve estar presente ao lado do pôster e explicar o trabalho aos visitantes que se interessarem pelo trabalho.

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