MAT-0240: Geometria e Desenho Geométrico II

Diurno - Primeiro Semestre de 2020

de 17 de fevereiro a 04 de julho

Feriados e recessos:

  1. Fevereiro: 24, 25, 26 (carnaval).
  2. Abril: 6 a 10 (Semana Santa); 20 (Segunda-feira, recesso); 21 (Tiradentes).
  3. Maio: 1 (Sexta-Feira, Dia do Trabalho); 2 (recesso).
  4. Junho: 11 (Quinta-feira, Corpus christi), 12 e 13 (recesso).


AVISO

Devido à suspensão das aulas, vamos continuar a disciplina virtualmente. No dia 2 de abril vou disponibilizar a prova aqui e quero que entreguem as respostas via e-mail. Podem perguntar o que quiserem via e-mail. Matéria da P1: até a página 15 da apostila do curso (até o exercício 63). Evito comparecer na USP, pois considero-me dentro de um grupo de maior risco.

Lista de exercícios (reduzida) para a P1.

A P1 resolvida.

Alguns exercícios resolvidos (e algumas correções) para a P2 (dia 28/05/2020)


A P2 resolvida.


Entregar a P4 até as 22h do dia 03/07 (sexta-feira).

Use a apostila sobre poliedros platônicos e arquimedianos.


Avaliação:

A média final é composta por 70% da média de provas (as 3 melhores notas entre as 4 provas) e 30% do PCOC.

PROVAS: P1: 02/04/2020; P2: 28/05/2020; P3 25/06/2020; P4: 02/07/2020.

PCOC: Descreva os 5 níveis do modelo de Van Hiele. Qual (ou quais) níveis do modelo de Van Hiele se aplica(m) no ensino de geometria no ensino básico e no ensino médio? Use duas referências, sendo uma delas: Luciana Silva e Cláudia Cueva Candido, Modelo de aprendizagem de geometria do casal Van Hiele, pdf. IMPORTANTE: Use uma segunda referêcia sobre Metodologia de ensino de geometria. Entregar até 26/06/20.

Notas.


Objetivos: Desenvolver a capacidade de raciocinar sobre figuras geométricas no espaço. Destacar o papel da medida, através de uma construção axiomática das funçães área e volume. Desenvolver, ao longo do conteúdo do programa, o raciocínio geométrico envolvido nas construções geométricas com régua e compasso, bem como salientar o caráter restritivo dessas construções. Desenvolver atividades de Prática como Componente Curricular.


Programa:

  1. A função área: áreas de figuras geométricas planas.
  2. Diedros, triedros e poliedros. Poliedros regulares.
  3. Prismas, pirâmides. Cilindros, cones e esferas.
  4. A função volume: volumes de figuras geométricas no espaço.
  5. Secções cônicas.
  6. Estudo da solubilidade de construções com régua e compasso (problemas clássicos da antiguidade, ciclotomia).


Bibliografia:

  1. Apostila do curso aqui
  2. Apostila sobre cônicas
  3. Apostila sobre poliedros platônicos e arquimedianos.
  4. Apostila sobre a geometria da esferas.
  5. Livro: Wilbur Richard Knorr, The Ancient Tradition of Geometric Problems. Dover Publications, Inc., New York, 1986.
  6. Livro: Tatiana Roque, História da Matemática, Uma visão crítica, desfazendo mitos e lendas. Zahar, Rio de Janeiro, 2012.
  7. Outros a serem acrescentados (veja também o sistema Júpiter)