Plágio++

O termo plágio++ é usado no contexto deste curso para indicar uma série de comportamentos ligados à apresentação de trabalho individual com indicação falsa de individualidade ou autoria.

Existem várias definições do termo plágio em dicionários e em textos legais.  Plágio++ é uma versão incrementada desse conceito que é usada nos cursos de introdução, no contexto dos trabalhos ou provas apresentados no curso. Isto quer dizer que: tudo que for plágio pela definição legal, é plágio++, mas plágio++ engloba algumas ações que podem não ser consideradas plágio no sentido legal, e aqui são tratadas severamente. 

A principal diferença entre plágio++ e simples plágio, é que quando são detectados trabalhos ou provas em que houve cópia, ambos são tratados como plágio++; a autoria real é irrelevante.  Além disso, "cópia disfarçada" também é cópia.

Existem algumas razões para o tratamento rigoroso do plágio++, entre as quais:

O que dá para fazer?

Pela descrição acima pode parecer  que queremos que cada um se enfie em seu cubículo, sem se comunicar com os colegas.  Não é bem assim.

O trabalho em grupo e a cooperação entre colegas é em geral benéfico e útil ao aprendizado. Para ajudar um colega você pode lhe explicar como resolveu um ou outro problema. Por exemplo, pode explicar que para fazer as contas pedidas no enunciado é preciso usar dois loops ou que para representar os dados basta usar algumas variáveis etc... O que você não deve fazer é mostrar o seu código!  Você pode achar que a amizade é mais importante do que as considerações éticas acima, mas mostrar código pode prejudicar o aprendizado do seu colega:
Além disso, um colega que tenha visto a sua solução pode eventualmente divulgá-la a outros colegas, deixando você numa situação muito complicada, por tabela.

Esses problemas ocorrem em muitos lugares, as políticas e recomendações não variam muito.  Algumas recomendações da Universidade de Lisboa valem também aqui e foram reproduzidas no texto acima.

Perguntas frequentes