Análise Descritiva – Variáveis Qualitativas

 

Antes de realizar a análise descritiva de uma variável qualitativa é importante definir que ela é qualitativa, convertendo-a para um fator.

No nosso exemplo de dados de Atividade Física, por exemplo, a variável Instrução é qualitativa, mas está definida como números de 1 a 5.

Para definir a variável qualitativa como um fator, usando o Rcmdr, basta clicar em:

 

Dados Modificação de variáveis nos conjunto dados convert numeric variables to factors

 

 

Aparecerá a janela:

 

Em Níveis dos fatores (Factor leves), há duas opções:

a) Defina os nomes do níveis nome do nível. Essa opção só pode ser usado se o usuário deseja atribuir os nomes as variáveis. No nosso exemplo, temos que os níveis de instrução são:

1 = nenhuma

2 = ensino fundamental incompleto

3 = ensino fundamental completo

4 = ensino médio

5 = curso técnico

 

b)  Use números. Mantém os números como níveis de instrução.

 

 

Tabela de Frequências

 

Para obter informações sobre a frequência de um vetor de dados (exemplo: instrução, atividade, etc) é necessário ir em:

Estatísticas Resumos Distribuições de frequência

 

Note que o Rcmdr apresenta os comandos que foram utilizados na janela de comandos.

Os resultados estão na janela de saída.

 

Tabela de frequências para duas variáveis

 

Para obter a tabela de contigência das variáveis Instrução e Fumante, podemos transformar a variável Fumante em fator digitando:

dados1$Fumante <- factor(dados1$Fumante, labels=c('não fuma','fuma'))

xtabs(~Fumante+Instrucao, data=dados1)

 

Usando o Rcmdr, obtenha a tabela de contingências:

 

O resultado obtido apresenta as freqüências segundo Fumante e Instrução:

Instrucao

Fumante    nenhuma ensino fundamental incompleto ensino fundamental completo ensino médio curso técnico

  não fuma      16                            17                          12            8            10

  fuma           9                            15                          12            1             0