Análise Descritiva –
Variáveis Qualitativas
Antes de realizar a análise descritiva de uma variável qualitativa é importante definir que ela é qualitativa, convertendo-a para um fator.
No nosso exemplo de dados de Atividade Física, por exemplo, a variável Instrução é qualitativa, mas está definida como números de 1 a 5.
Para definir a variável qualitativa como um fator,
usando o Rcmdr, basta clicar em:
Dados →
Modificação de variáveis nos conjunto dados →
convert numeric variables to factors
Aparecerá a janela:
Em Níveis dos fatores (Factor leves), há duas opções:
a) Defina os nomes do níveis
nome do nível. Essa opção só
pode ser usado se o usuário deseja atribuir os nomes as variáveis. No nosso
exemplo, temos que os níveis de instrução são:
1 = nenhuma
2 = ensino fundamental incompleto
3 = ensino fundamental completo
4 = ensino médio
5 = curso técnico
b) Use números. Mantém os números como níveis de
instrução.
Tabela de Frequências
Para obter informações sobre a frequência de um vetor de dados (exemplo: instrução, atividade, etc) é necessário ir em:
Estatísticas → Resumos →
Distribuições de frequência
Note que o Rcmdr apresenta os comandos que foram
utilizados na janela de comandos.
Os resultados estão na janela de saída.
Tabela de
frequências para duas variáveis
Para obter a tabela de contigência das variáveis Instrução e Fumante, podemos transformar a variável Fumante em fator digitando:
dados1$Fumante <- factor(dados1$Fumante, labels=c('não fuma','fuma'))
xtabs(~Fumante+Instrucao, data=dados1)
Usando o Rcmdr, obtenha a tabela de contingências:
O resultado obtido apresenta as freqüências segundo Fumante e Instrução:
Instrucao
Fumante nenhuma ensino fundamental incompleto
ensino fundamental completo ensino médio curso técnico
não fuma
16
17 12 8 10
fuma
9
15 12 1 0