Perfil Desejado do Aluno de Doutorado

Além das características desejadas para o mestrado, um aluno de doutorado deve apresentar as seguintes qualidades:
  1. Ser capaz de redigir um plano coerente para a sua Pesquisa de Doutorado;
  2. mostrar que possui senso crítico com relação ao próprio trabalho e de outros;
  3. ter suficiente domínio da língua inglesa para ser capaz de publicar artigos em conferências internacionais, apresentá-los oralmente e participar de discussões com cientistas estrangeiros sem dificuldade;
  4. ser capaz de fazer um levantamento de trabalhos relacionados de forma independente;
  5. ter inciativa e capacidade de descobrir novos trabalhos relacionados e compará-los à própria abordagem;
  6. ser capaz de formular problemas e resultados de forma rigorosa (semi-formal);
  7. ter boa (de prefêrencia muita) experiência com programação;
  8. mostrar disposição para participar ativamente de projetos de pesquisa com outros alunos e professores e assumir responsabilidades nesses projetos;
  9. ter passado com conceito A em todas as disciplinas que tiver feito comigo;
  10. ser capaz de colaborar com outros alunos de mestrado e doutorado transmitindo-lhes as suas experiências e ajudando-os quando necessário.
  11. colaborar de forma pró-ativa com as atividades do grupo de pesquisa e extensão, assumindo um papel de liderança.

Dedicação Esperada

Espero dedicação integral ao doutorado. É permitido (e desejável) que o aluno desempenhe outras atividades artísticas, esportivas e culturais. Trabalho remunerado com computação ou área afim fora da universidade não é desejável.

Andamento do Trabalho

Quanto ao andamento do doutorado, no primeiro ano o aluno deve concluir a maioria das disciplinas e de preferência também as 2 obrigatórias (em teoria e sistemas) e trabalhar na definição do assunto de sua tese. Até o final do 2o ano, o candidato deverá ter feito o exame de qualificação de doutorado. Na qualificação, o candidato deve ser capaz de responder ao seguinte conjunto de questões-chave.
Até o final do 3o. ano, o candidato deverá ter desenvolvido a maior parte do seu trabalho de tese e deverá ter conseguido publicar um artigo sobre o seu trabalho em pelo menos uma conferência nacional e uma conferência internacional de bom nível. Por pressões de fora da área de sistemas, é também desejável a publicação de pelo menos um artigo em periódico de bom nível, o que pode ser feito no início do 4o ano do doutorado.

Portanto, se você se interessa pelas minhas linhas de pesquisa, acha que se enquadra no perfil esperado me mande uma mensagem dizendo quando você estaria disponível para uma conversa.