MAC 337/5900 - Computação Musical
Aula 4 - 16/8/7
Na última aula terminamos com: o "esgotamento" do
tonalismo
- Richard Wagner (1813-1883)
- cromatismo
- modulação constante
- Claude Debussy (1862-1918)
- acordes formados pela sobreposição
de 3, 4, 5 terças
- cromatismo
Transição para o experimentalismo do
século XX
- Igor Stravinsky (1882-1971)
- revolução rítmica
- exploração de novos coloridos na
orquestra
- presença massiva de percussão
- exemplos: Sagração da Primavera,
Petrushka, O Pássaro de Fogo, etc.
- A Sagração da Primavera é uma das obras
orquestrais mais sensacionais já compostas; vale a pena dar uma
lida neste artigo da Wikipedia que descreve inclusive o escândulo da estréia.
- Edgard Varèse (1883-1965)
- Ionisation (1929-1931) para 13 percussionistas, talvez a
1a peça ocidental para grupo de percussão; a 1a
audição no Carnegie-Hall em 1933 foi definida por
um crítico como um "soco no queixo"
- folclore: a peça que inspirou Frank Zappa a se
tornar um músico
- Olivier Messiaen (1908-1992)
- viajou muito pelo mundo e foi influenciado pela
música japonesa, indiana, da Indonésia, etc.
- fez música ritmicamente complexa, usou modos
criados por ele mesmo, serialismo integral, etc.
- considerava-se um ornitologista, viajava pelo mundo
transcrevendo cantos de pássaros e incorporou cantos de
pássaros em boa parte de suas
composições.
- Composição com Ondes Martenot:
- Darius Milhaud (1892-1974)
- bitonalismo
- politonalismo
- concerto para percussão solo e orquestra
Instrumentos eletrônicos
- Maurice Martenot: Ondes Martenot (1928)
- Léon Theremin: Theremin (1919)
- fime: Theremin: An Electronic Odyssey
de Steve Martin (1995).
- livro: Theremin:
Ether Music and Espionage. Glinsky, Albert (2000).
- Anthony Ptak, o Jimmiy Hendrix do theremin :-)
Atonalismo
- Arnold Schoemberg (1874-1951)
- atonalismo livre. exemplo musical com canto falado: Mondestrunken de Pierrot Lunaire
(1912)
- dodecafonismo
- série de 12 tons
(permutação das 12 notas)
- inversa
- retrógrada
- inversa da retrógrada
- serialismo
- fundador da "1a escola de Viena" que ainda incluiu seus
dois alunos:
- Anton Webern (1883-1945)
- até 1925: atonalismo livre
- exemplo: 5 peças para orquestra Op. 10
começando com Sehr
ruhig und zart de 1911-13
- após 1925: dodecafonismo
- exemplo: Concerto for flute, oboe, clarinet, horn,
trumpet, violin, viola and piano, Sehr
schwungvoll Op. 24 de 1934
- Alban Berg
Música Concreta
- Pierre Schaeffer (1910-1995)
- fundou a música concreta nos anos 40 e 50
- uso de gravadores magnéticos (inventados em
1939) para gravar sons do mundo real
- sons eram manipulados com tesoura e fita adesiva, o som
podia ser pego na mão, daí o nome do movimento
- além de recortar e colar, podia-se trocar a
rotação, tocar de trás para frente,
sobrepor sons, criar laços (loops), etc.
- criou o conceito de que qualquer som pode ser inserido e
manipulado num contexto musical
- exemplo musical: Étude aux Sons
Animés (1958)
Música Eletrônica
- Karlheinz Stockhausen (1928-)
- serialismo não dodecafônico
- exemplo: Kontakte:
a partir do Struktur XIIIC: Page 30 (1958-1960)
- nesta peça, busca o isomorfismo dos 4
parâmetros: altura, duração,
dinâmica e timbre
- Ligeti
- exemplo musical: Glissandi (1957)
Música Mista Concreta+Eletrônica
- A partir de um determinado momento, boa parte dos
compositores começaram a mesclar em suas
composições as duas técnicas
- exemplo musical brasileiro: José
Augusto Mannis: Cyclone
(1983). Música mista (concreta+eletrônica)
composta com sons extraídos do próprio
estúdio de gravação onde foi realizada.
Minimalismo
- considerado um tipo de música
pós-moderna
- retorno a um centro tonal, mas de forma diferente do
tonalismo do passado
- Steve Reich (1936-)
- Piano phase (1967)
- Pendulum Music (1968)
- Clapping Music (1972)
- Music for 18 musicians (1974-1976)
- exemplo musical: Nagoya
Marimbas (1994) e City
Life (1994)
- John Adams (1947-)
- exemplo: Harmonielehre
- 3. Meister Eckhardt & Quackie (1984)
- exemplo: Short
Ride In A Fast Machine (1986)
- Phillip Glass (1937-)
- o mais popular dos minimalistas
- compos muito para teatro
- exemplo: Meetings
Along The Edge (1990)
- David Bedford (1937)
- exemplo musical: Fridiof
Kennings com Appolo Saxophone Quartet